O Brasil é o maior exportador de carne do mundo e nós brasileiros estamos entre os maiores consumidores de carne bovina, então não é à toa que amamos um churrasco.
Quando o assunto é juntar família e amigos, um “churras” é sempre uma boa opção, e temos alguns cortes famosos quando o assunto é juntar o pessoal ao redor da churrasqueira, como a fraldinha, contrafilé, alcatra e costela, mas nosso olho brilha mesmo é quando vemos aquela picanha deliciosa.
Mas esse corte que é tão adorado hoje pelos brasileiros, já foi pouco desejado.
A picanha começou a ficar mais famosa só nos anos 70, antes ela era vendida junto com a alcatra ou coxão duro e por ter uma camada grossa de gordura, às vezes era até descartada.
Porém foi em São Paulo e graças a um argentino que a picanha ganhou fama. Baby Pignatari, neto do conde Matarazzo e um amante de churrasco, pede um pedaço de alcatra e o churrasqueiro apresenta um novo corte, que ele acaba adorando e pergunta de que parte do animal vinha aquela carne e o churrasqueiro responde em espanhol “picanã” que é o nome do objeto que era usado para cutucar os bois na altura anca do animal, região da onde vem a picanha.
Mas, mesmo a história sendo interessante, o que queremos mesmo é aproveitar esse corte maravilhoso e preparar ele da forma mais deliciosa possível. Por isso, neste post, você vai conferir 06 receitas de picanha super suculentas para preparar no seu almoço de domingo ou em ocasiões especiais.
Vamos para as receitas?
Picanha assada com sal grosso
Ingredientes
- 1 peça de picanha de até 1,2 kg
- 4 claras de ovos
- 1 kg de sal grosso
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ramos de tomilho fresco a gosto
Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
2. Numa tigela, coloque o sal grosso, as claras e a farinha de trigo. Misture com uma espátula até ficar uniforme – com aspecto de areia grossa molhada.
3. Numa assadeira grande, coloque ⅓ da mistura de sal grosso e espalhe, pressionando com as mãos, para obter uma camada fina do tamanho da peça de picanha. Disponha os ramos de tomilho sobre o sal grosso.
4. Com um pano de prato limpo, seque a peça de picanha e coloque sobre a camada de sal, com a gordura para cima. Envolva toda a picanha com o restante da mistura de sal grosso, formando uma capa – pressione com as mãos para que fique bem firme.
5. Leve a picanha ao forno e diminua a temperatura para 200 °C (temperatura média). Deixe assar por 45 minutos para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora. Para a carne mal passada, 35 minutos são suficientes.
6. Retire a picanha do forno. A camada de sal grosso, depois de assada, torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca grande – utilize o lado contrário ao fio -, bata por toda a lateral da picanha para quebrar a crosta. Retire a placa de sal e reserve para a hora de servir.
7. Raspe o excesso de sal da carne e transfira a picanha para uma tábua. Corte metade da peça em fatias finas. Cubra a picanha com a placa de sal grosso reservada – além de decorar, ela mantém o calor. Sirva a seguir.
Fonte: Panelinha
Picanha com molho de alho
Ingredientes
- Azeite
- 4 bifes de picanha
- Sal
- Pimenta-do-reino
- 1 colher de sopa manteiga
- 20 dentes de alho descascados
- ½ xícara de cachaça
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 500g de creme de leite fresco
- Salsinha a gosto
Modo de preparo
- Em uma frigideira quente, adicionar um fio de azeite e selar os bifes.
- Temperar com sal e pimenta do reino dos dois lados. Reservar.
- Dispor a manteiga e, quando derreter, acrescentar os dentes de alho e dourá-los rapidamente.
- Em seguida, adicionar a cachaça e flambar os alhos.
- Quando o álcool evaporar, adicionar o creme de leite e cozinhar por, aproximadamente, 15 minutos, ou até que o molho engrosse e os alhos fiquem macios.
- Temperar com sal, pimenta do reino e acrescentar a salsinha.
- Servir a picanha com o molho de alho e com arroz branco.
Fonte: Tastemade
Picanha invertida
Ingredientes
- 1 peça de picanha
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 150g de queijo muçarela ralado
- 100g de bacon picado
- 100g de gorgonzola picado
Modo de preparo
- Cortar a picanha no sentido longitudinal sem atravessar a peça.
- Virar a picanha do avesso.
- Rechear com o queijo muçarela, bacon e gorgonzola.
- Fechar a picanha com auxílio de uma agulha de lardear e barbante.
- Untar com azeite de oliva e temperar com sal e pimenta.
- Levar ao forno preaquecido a 200 graus 30 minutos de um lado, virar e assar mais 30 minutos do outro.
Fonte: Tastemade
Hambúrguer de picanha com salada de manjericão
Ingredientes
- 200 gramas de picanha moída na hora
- 2 folhas de rúcula
- 3 bolinhas de mussarela de búfala (fatiadas)
- 5 rodelas de tomate fresco
- 5 folhas de manjericão
Molho vinagrete
- ½ tomate picado em cubos pequenos
- ¼ de cebola picada em cubos pequenos
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Com ajuda das mãos, moldar a carne de forma que fique arrendondada, como um hambúrguer ou usar um aparelho específicos para esta finalidade.
- Após dar o formato, bater levemente para que a carne se firme ainda mais.
- Colocar o hambúrguer na grelha já quente e adiciona-se sal e pimenta a gosto.
- Deixar grelhar por cerca de 5 minutos cada lado.
Molho vinagrete
- Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture.
- Leve à geladeira antes de servir.
Montagem
- Monte o hambúrguer no meio de um prato. Coloque a salada de rúcula, tomate, manjericão e mussarela de búfala ao redor.
- Sirva o vinagrete à parte.
Fonte: Ana Maria Braga
Ah! Se você prefere aprender receitas vendo vídeo do que lendo! Você vai ver dois vídeos para te ajudar a preparar uma picanha bem suculenta.
Picanha na frigideira e no forno
Neste vídeo, Mohamad Hindi vai te mostrar que é possível fazer uma picanha saborosa e bem suculenta utilizando utensílios que você geralmente tem em casa, como a frigideira e o forno. Além de ser fácil e prática de preparar, o resultado é uma carne douradinha e extremamente deliciosa!
Picanha com molho de pimenta
Neste vídeo, o ex-participante do MasterChef Mohamad Hindi recebe o José Almiro do Canal Churrasqueadas! Juntos, eles irão preparar uma deliciosa picanha com molho de pimenta na brasa.
Conclusão
Não é só de churrasco que se vive a picanha! Agora você pode aproveitar esse corte delicioso em outras ocasiões, sem precisar esperar o “churras” de domingo. Mas se você é do time que ama preparar um bom churrasco no domingo, aproveite para conferir a categoria de Churrasco e Grelhados. Neste espaço, você vai encontrar uma série de receitas que vai deixar o seu churrasco ainda mais saboroso!
E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais, afinal a picanha é uma carne que a gente sempre quer arrumar ocasiões para comer.
Até a próxima!
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.