Ingredientes
- 20 g de porcini ou shitake seco (usei o segundo)
- 60 ml de Marsala (vinho doce e licoroso produzido na região da Sicília, na Itália), vinho do Porto ou outro vinho doce licoroso de sabor forte.
- 60 ml água
- 125 g de creme de ricota
- Noz moscada
- 3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
- 200 g de fettuccine, talharim ou tagliatelle
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 fio de azeite
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha adicional para decorar
Modo de preparo
Em uma panela pequena, cubra o cogumelo com o vinho doce e a água e leve ao fogo até levantar fervura. Em uma panela grande, prepare o macarrão de acordo com as instruções da embalagem, deixando no ponto al dente. Reserve 1 xícara da água do cozimento para finalizar o molho.
Despeje o creme de ricota em uma tigelinha à parte e acrescente pimenta e uma generosa pitada de noz moscada. Passado o tempo do molho do cogumelo, coe-o sobre essa tigela, aproveitando todo o líquido do molho (esprema bem os cogumelos). Misture a pasta de queijo de ricota ao caldo do molho até que fique homogêneo.
Em uma tábua, pique bem os cogumelos e reserve. Em uma wok ou frigideira grande, aqueça a manteiga com um fio de azeite e frite o alho até começar a dourar. Acrescente o cogumelo e a salsinha e refogue por alguns minutos, com cuidado para não deixar o alho queimar. Despeje a mistura com o creme de ricota e mexa até começar a ferver. Desligue o fogo. Acrescente a massa ao molho e um pouco da água do cozimento. Acerte o sal e os temperos e sirva imediatamente com queijo parmesão e salsinha fresca.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado