08 receitas para uma Ceia de Natal simples e gostosa

A Ceia de Natal está chegando e esta data pede pratos especiais, não é mesmo? Neste post, você confere 08 receitas simples para deixar a sua Ceia de Natal ainda mais gostosa.

Churrasco e Grelhados

Atualizado em 26/11/2021

Receitas para a Ceia de Natal

A Ceia de Natal se aproxima, e você já sabe quais pratos irá preparar para esta noite mais que especial? 

Neste post, você confere 08 receitas simples para deixar a sua Ceia de Natal ainda mais gostosa. 

Quase todas as receitas deste post são salgadas, mas se você deseja encontrar receitas para deixar a sua Ceia de Natal ainda mais doce, como belas sobremesas ou quem sabe preparar deliciosos panetones e chocotones para presentear quem você ama, nós temos dois posts especiais que vão te ajudar:

Leia mais: 08 receitas de panetone e chocotone para adoçar o seu Natal

Leia mais: Sobremesas de Natal: 10 receitas práticas e irresistíveis

Vamos às receitas para a Ceia de Natal?

Salpicão

A primeira receita deste post é o salpicão. Este prato delicioso está sempre presente na Ceia de Natal e leva ingredientes, como frango, cenoura, azeitona, milho, ervilha, batata palha e maionese. Se preferir, você pode acrescentar outros ingredientes para deixar o salpicão ainda mais gostoso, como uva passa e maçã, por exemplo.

Frango assado 

Você é do time que ama frango assado? Na Ceia de Natal, o frango assado costuma ser o prato principal, não é mesmo? Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar um delicioso frango assado recheado com uma belíssima farofa, que leva bacon e muitos temperos. Se preferir, você pode colocar batatas para assar junto com o frango. Fica uma delícia!

Arroz à grega

O arroz é um prato que está sempre presente na mesa dos brasileiros. Na Ceia de Natal, ele é um acompanhamento que traz ainda mais sabor para esta noite especial. Neste vídeo, você aprenderá como preparar um arroz à grega colorido e delicioso, que leva ingredientes, como cenoura, uva passa, pimentão vermelho, pimentão amarelo, cheiro verde e muito mais.

Lombo assado

Se você pretende variar na escolha da proteína nesta Ceia de Natal, o lombo suíno pode ser uma opção de prato principal para deixar este jantar ainda mais gostoso. Neste vídeo do Canal Receitas de Pai, você confere o passo a passo para preparar um delicioso lombo assado com  molho de laranja e farofa, que é de dar água na boca.

Rabanada 

O quinto prato deste post é a rabanada. A rabanada é um prato feito à base de pão que é tradicionalmente servido na Ceia de Natal no Brasil e em Portugal. Neste vídeo, você vai aprender a preparar uma rabanada feita com pão baguete amanhecido, que fica úmida por dentro e sequinha por fora.

Chester

Você sabe qual a diferença entre o frango e o chester? O chester tem uma concentração maior de carne no peito e nas coxas, diferente do frango, que possui menos carne no peito e nas coxas. Depois deste fato curioso, é hora de conhecer uma receita de chester super suculento e saboroso para deixar a sua Ceia ainda mais gostosa. 

Petiscos com frutas 

Que tal preparar uma mesa bem colorida e nutritiva para a sua Ceia de Natal? Essa receita de petiscos com frutas é o prato ideal para deixar a sua mesa mais colorida. Você pode servir este prato como entrada ou acompanhamento. Neste vídeo, você aprenderá como cortar e decorar as frutas para a Ceia de Natal.

Tender

A carne suína é uma das proteínas que mais combina com ingredientes cítricos e levemente adocicados. Esta combinação de temperos causa uma verdadeira explosão de sabores. Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar um tender com molho agridoce, que leva mel e suco de laranja no preparo.

Ao longo deste artigo, você pôde conferir uma série de receitas que vão deixar a sua Ceia de Natal irresistível. São pratos salgados e simples de preparar que podem ser feitos ao longo do ano para comemorar outras datas especiais ou variar o cardápio do dia a dia. 

O salpicão, por exemplo, pode ser feito com sobras de frango desfiado, assim você consegue criar um novo prato saboroso reaproveitando ao máximo os alimentos.

Já os petiscos com frutas também podem ser feitos ao longo do ano para estimular as crianças a consumirem frutas ao longo do dia, tornando o seu dia a dia mais saudável.

Mas agora, nós queremos saber de você: qual prato não pode faltar na sua Ceia de Natal? Deixe sua opinião nos comentários!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta