10 receitas para quem é apaixonado por queijo

Dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Queijo. Neste post, você confere 10 receitas que levam queijo no preparo e terá acesso a dicas de como harmonizar queijos e frutas

Receitas Rápidas

Atualizado em 06/10/2021

Receitas com queijo

O dia 20 de janeiro é um dia mais que especial. Nesta data, é comemorado o Dia do Queijo. O queijo possui inúmeras variações de sabor, formato e textura.

O queijo está sempre presente no dia a dia da maioria dos brasileiros, seja no café da manhã, ou até mesmo em um jantar, onde ele pode ser estrela do prato ou o acompanhamento ideal.

Ele pode ser consumido puro ou combinado com outros ingredientes, que podem ser doces ou salgados. Um produto acessível e versátil merece um post especial, não é mesmo? 

Neste post, você vai conhecer os benefícios do queijo para a saúde do ser humano, como harmonizar o queijo com frutas, e claro, uma série de receitas, onde o queijo se torna o responsável por deixar o prato mais bonito e gostoso.

Benefícios do queijo para a sua saúde

O queijo é rico em cálcio, zinco e fósforo. Estes minerais encontrados no queijo trazem inúmeros benefícios à saúde. O cálcio, por exemplo, é importante para manter os ossos saudáveis. Já o zinco é responsável por aumentar a imunidade.

Além dos minerais, o queijo possui um alto índice de proteína. O consumo adequado de proteína auxilia na formação dos músculos e promove mais saciedade.

Rico em proteínas e sais minerais, o queijo também possui uma série de vitaminas, são elas: A, B2, B12, D e K2. 

União perfeita: queijos e frutas

A tábua de frios é uma excelente opção de prato para servir como entrada em um jantar ou até mesmo como prato principal quando você recebe uma visita inesperada, por exemplo.

Além dos queijos e embutidos, você também pode utilizar as frutas para deixar a sua tábua de frios mais bonita, colorida, saborosa e atraente.

Queijo gorgonzola: este queijo combina com frutas, como a pêra, o figo e a ameixa seca.

Queijo provolone: o queijo provolone combina com pêra e frutas secas, como uva e ameixa, por exemplo.

Queijo brie: o queijo brie combina com frutas vermelhas, maçãs e pêras. Ao invés de servir as frutas, você pode apostar em uma geleia de frutas vermelhas, por exemplo.

Queijo parmesão: este queijo combina com uvas sem semente. Outro acompanhamento para este queijo são as castanhas de cajú e do pará.

Receitas com muito queijo

Depois de conhecer mais sobre os benefícios do queijo e de como harmonizá-lo com frutas, é hora de conhecer as 10 receitas que levam muito queijo no preparo.

Bolinha de queijo

A bolinha de queijo pode ser servida com entrada ou petisco. Ela também pode estar presente em festas de aniversário, confraternizações ou coquetéis. Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar uma deliciosa bolinha recheada com queijo prato e empanada com farinha de rosca. 

Palito de queijo

Você ama queijo derretido? Neste vídeo, você aprenderá como preparar palitinhos de queijo recheados com mussarela que são de dar água na boca. Para preparar os palitinhos, você vai precisar de ingredientes, como farinha de rosca, orégano e farinha de trigo. Se preferir, você pode utilizar a farinha panko para empanar os palitos de queijo.

Pão de queijo

O pão de queijo pode estar presente no café da manhã ou no lanche da tarde. O café é o acompanhante ideal para este salgado que já conquistou o seu coração e paladar. Nesta receita, você verá como preparar um delicioso pão de queijo com polvilho azedo escaldado.

Pão de queijo com polvilho azedo escaldado

Nuvem de queijo

A quarta receita deste post vai te deixar nas nuvens. Brincadeiras à parte, essa nuvem de queijo é fácil de preparar e leva mais de um queijo no preparo, são eles: queijo minas, parmesão e requeijão. Para acompanhar estes petiscos saborosos, você pode apostar em ketchup e maionese.

Mac n’ cheese

O mac n’ chesse é uma combinação de massa com queijo. Esta é uma receita tipicamente americana que leva muito queijo e umas pitadas de pimenta para dar um toque especial a este prato que é ideal para ser servido em um belo jantar. Para acompanhar, você pode apostar em uma bela taça de vinho.

Mac n' cheese

Empadinha de queijo 

A empadinha faz sucesso por onde passa. Neste vídeo, você vai aprender como preparar empadinhas recheadas com muito queijo. Fácil de fazer, você também pode preparar essa receita para vender e faturar uma grana extra comercializando as empadinhas.

Risoto de queijo

O risoto é uma ótima preparação para quem deseja inovar no cardápio. Nesta receita, o queijo parmesão e o requeijão cremoso serão os responsáveis por deixar este risoto com um sabor incrível. Uma salada verde é uma ótima opção de acompanhamento para este prato.

Risoto de queijo

Pizza de quatro queijos

A oitava receita deste post é a pizza de quatro queijos. Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar a massa da pizza, que é feita no liquidificador e o recheio que leva quatro queijos, são eles: provolone, parmesão, mussarela e requeijão. Para acompanhar a pizza, nada melhor do que um copo de refrigerante bem gelado.

Creme de queijo no pão italiano

A nona receita deste post é pão italiano com queijo. Este prato é ideal para ser servido no inverno. Você encontra o pão italiano em padarias e supermercados. Para preparar o creme de queijo, você vai precisar de ingredientes deliciosos, como queijo gorgonzola, creme de leite, queijo mussarela e salsinha.

Fondue de queijo

O fondue é mais uma receita que combina bem com os dias de frio intenso. Portanto, é ideal que você salve este post para consultar todas as receitas sempre que precisar. Esse fondue é fácil de preparar e conta com ingredientes de preços acessíveis, como o queijo mussarela, prato e requeijão. Assista o vídeo e aprenda a preparar mais esta delícia.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conferir dicas para acertar na harmonização de queijos e frutas e 10 receitas para quem é verdadeiramente apaixonado por queijo. São receitas super saborosas para que você possa degustar um belo queijo o ano todo, seja nos dias frios ou nos dias mais quentes.

Mas, agora, nós queremos saber: qual é o seu queijo preferido? Deixe sua resposta nos comentários!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta