O nhoque é um prato de origem italiana, mas que pelo sabor e versatilidade, conquistou o mundo. Por ser versátil, o nhoque permite que você varie os ingredientes que serão utilizados no preparo do molho e também da massa.
Inclusive, há uma história de que o nhoque é o prato ideal para quem quer ter boas surpresas em sua vida financeira. Você sabia que muitas pessoas têm a prática de comer nhoque no dia 29 de cada mês, sempre com uma nota ou moeda de qualquer valor embaixo do prato para trazer fortuna para casa? Se a superstição realmente funciona, não sabemos, mas a verdade é que o nhoque é uma delícia e não custa nada provar.
Por isso, hoje, o Cooky preparou uma lista com 5 receitas para variar no preparo do nhoque.
Vamos às receitas?
1. Nhoque de abóbora e cenoura
Ingredientes
- 800g de abóbora cabotiã cozida e amassada
- 300g de batata cozida e amassada
- 1 cenoura cozida e amassada
- 1 gema
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de maisena
- Sal a gosto
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Queijo parmesão ralado e pimenta biquinho para decorar
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 600g de linguiça toscana esmigalhada
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 latas de tomate pelado picado
- 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
- 1/2 xícara (chá) de água
- Sal e manjericão a gosto
Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo médio com a abóbora, a batata, a cenoura, a gema, a manteiga, a farinha, a maisena e sal, mexendo até desgrudar do fundo da panela. Deixe amornar. Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com a massa e corte em pedaços de 2cm. Cozinhe, aos poucos, em água quente, até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em um refratário.
Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a linguiça por 3 minutos. Adicione a cebola, o alho e frite por 2 minutos. Adicione o tomate, o vinho, a água, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, manjericão e cozinhe por 5 minutos ou até encorpar. Cubra o nhoque, decore com parmesão, pimenta biquinho e sirva.
Fonte: Terra
2. Nhoque de espinafre recheado com ricota
Ingredientes
- 6 batatas descascadas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara (chá) de espinafre cozido e picado
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1/2 xícara (chá) de ricota amassada
- 1/3 de xícara (chá) de requeijão cremoso
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 5 tomates sem pele e sem sementes picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, em fogo médio, cozinhe as batatas em água fervente com sal por 20 minutos ou até ficarem macias. Escorra e passe ainda quente pelo espremedor. Bata no liquidificador o espinafre, o ovo e o azeite até ficar homogêneo. Despeje na batata amassada, acrescente sal, pimenta e misture. Adicione a farinha, aos poucos, amassando até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha.
Em uma tigela, misture a ricota, o requeijão, sal e pimenta. Abra pequenas porções de massa com as mãos, distribua o recheio e feche, modelando bolinhas. Reserve. Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, frite a cebola e o alho até dourar. Acrescente o tomate e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe os nhoques em água fervente com sal, aos poucos, até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque em um refratário. Regue com o molho, polvilhe com parmesão e sirva.
Fonte: Terra
3. Nhoque de batata
Ingredientes
- 6 batatas médias
- Água para cozinhar as batatas
- 1 xícara de farinha
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela média com água, cozinhe as batatas até que fiquem macias por dentro. Descasque as batatas e passe-as pelo espremedor ainda quente. Disponha as batatas amassadas em uma tigela e, aos poucos, vá adicionando a farinha. Enquanto isso, misture com as mãos. Tempere com sal e misture mais um pouco. Disponha a massa sobre uma mesa enfarinhada e comece a fazer rolinhos compridos. Corte os nhoques com mais ou menos 2 centímetros de largura. Em uma panela média com água fervente e temperada com sal, leve os nhoques para cozinhar. Quando subirem, é porque estão prontos. Retire-os da água quente e coloque-os em um escorredor. Passe os nhoques pela água fria para dar um choque térmico. Reserve para preparar o molho da sua preferência.
Fonte: Gaúcha ZH
4. Nhoque de mandioca com ragu de linguiça
Ingredientes
- 1kg de mandioca cozida e amassada
- 1 gema peneirada
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- Sal a gosto
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 600g de linguiça toscana triturada sem pele
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 latas de tomate pelado picado
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/2 pimenta dedo-de-moça picada
- 1 talo de salsão picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo médio com a mandioca, a gema, a margarina, a farinha, o amido e sal, mexendo até engrossar. Retire do fogo e deixe amornar. Faça rolinhos com a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte em pedaços de 2cm. Cozinhe, aos poucos, em água fervente até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em um refratário grande.
Para o molho, aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a linguiça por três minutos. Adicione a cebola e o alho e frite até dourar. Adicione o tomate pelado, a água, a pimenta, o salsão, abaixe o fogo e cozinhe por dez minutos, mexendo algumas vezes. Tempere com sal, misture e cozinhe por mais cinco minutos ou até formar um molho encorpado. Despeje o molho quente sobre os nhoques, polvilhe com parmesão e, se desejar, decore com uma folha de manjericão fresco para servir.
Fonte: Terra
5. Nhoque frito de mandioquinha
Ingredientes
- 800g de mandioquinha cozida e espremida
- 1 colher (sopa) de manteiga amolecida
- 2 gemas
- Farinha de trigo para enfarinhar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Pimenta biquinho em conserva para decorar
- 6 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (chá) de gengibre picado
- 500g de camarão médio limpo
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, misture a mandioquinha, a manteiga e as gemas. Em uma superfície enfarinhada, misture a massa de mandioquinha, aos poucos, com a farinha, até desgrudar das mãos e dar ponto de enrolar. Faça rolinhos e, com uma faca, corte os nhoques. Cozinhe em água fervente até subirem à superfície. Escorra e reserve.
Em uma frigideira antiaderente grande, em fogo médio, derreta metade da manteiga e doure os nhoques. Reserve à parte. Na mesma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga restante e refogue a cebola, o alho e o gengibre por 4 minutos. Junte o camarão e refogue por 4 minutos. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Volte o nhoque para a frigideira e misture delicadamente com o molho de camarões. Polvilhe com cheiro-verde, decore com pimenta biquinho e sirva em seguida.
Fonte: Terra
Ao longo deste artigo, você pôde conferir 5 receitas fáceis para você variar no preparo do nhoque. Com elas, você pode variar o cardápio das suas refeições gostosas e nutritivas.
Gostou das dicas? Você já conhecia alguma dessas receitas? Já provou? Deixe sua resposta nos comentários!
Aproveite este momento para compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais!