Ícone do site Cooky Receitas

5 receitas para um jantar especial com até 100 reais

Jantar especial com até 100 reais

Quando pensamos em um jantar especial é muito comum vir em nossas mentes aquela cena de filme: Uma mesa em um restaurante iluminado à luz de velas, onde os garçons passam oferecendo a carta de vinhos, pode ter ou não ter música ao vivo, mas o cenário é sempre de elegância.

Por conta dessa imaginação, muitas vezes ficamos com a sensação de que para fazer um jantar comemorativo realmente precisamos ir em algum restaurante do tipo, juntar aquela grana porque sabemos que a conta vai ser cara e por conta dessa sensação, esses momentos especiais acabam sendo raros dentro da programação do ano.

Mas será que não dá para planejar um jantar especial de outro jeito?

Claro que dá!

Nesse post vamos dar a receita de como fazer um jantar especial com até 100 reais!

Fico interessado? Então continue lendo o post.

Jantar especial com até 100 reais: montando o ambiente

Como falado anteriormente, quando pensamos em um jantar especial imaginamos um tipo de ambiente, que não necessariamente, só será encontrado em restaurantes. Lógico que você não vai contratar um grupo de músicos para tocar na sua sala de jantar, mas existem alguns detalhes que são simples e fáceis, mas podem fazer toda a diferença na hora de montar o clima do seu jantar especial:

Velas: As velas trazem um clima íntimo para o ambiente, uma luz baixa faz com que o foco da noite seja a outra pessoa, fazendo o local ficar super charmoso.

Flores: Dar flores para a pessoa amada é muito clássico, então um pequeno arranjo de flores traz a sensação que aquele ambiente foi montado para trazer um clima romântico.

Música: A música dita o clima do ambiente, monte uma playlist com músicas que sejam do gosto dos dois e mantenha em um volume que não atrapalhe a conversa.

E para completar o momento, monte um cardápio especial e para isso selecionamos algumas receitas que vão transformar sua noite, sem precisar gastar muito dinheiro.

Risoto de ervilha e hortelã tradicional

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes para o caldo

Ingredientes para o risoto

Modo de preparo do caldo

  1. Lave bem todos os legumes.
  2. Descasque a cebola e corte na metade. Na parte externa de cada pedaço, pregue uma folha de louro com dois cravos da índia. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm.
  3. Numa panela, junte todos os ingredientes. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

Modo de preparo do risoto

  1. Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino.
  2. Na panela grande, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem.
  3. Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem.
  4. Aumente o fogo para alto, regue com o vinho branco e mexa até secar.
  5. Adicione uma concha do caldo de legumes (e comece a contar o tempo). Mexa bem até secar. Coloque outra concha e repita o procedimento. Vá temperando com sal e pimenta-do-reino durante o processo. (Lembre-se de que o caldo não leva sal.)
  6. Após 12 minutos, junte as ervilhas congeladas e misture bem.
  7. Junte mais uma concha, misture bem sem deixar secar completamente, e verifique o ponto: o risoto deve ficar úmido, com o grão cozido, mas ainda durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Se estiver, desligue o fogo.
  8. Adicione metade das folhas de hortelã, o parmesão e misture bem. Junte a manteiga e mexa até derreter. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  9. Divida o risoto nos pratos que irá servir. Se quiser, decore com mais folhas de hortelã, tempere com sal e pimenta-do-reino e regue tudo com o azeite. Sirva imediatamente.

Fonte: Panelinha

Espaguete à Carbonara

Foto: Divulgação/Ana Maria Braga

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher de sopa de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.
  2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas; você pode reservar as claras na geladeira por dois dias ou, melhor ainda, congelar para usar depois). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, doure o bacon por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.
  4. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara de chá da água do cozimento. 
  5. Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.

Fonte: Panelinha

Lasanha com creme bechamel

Foto: Divulgação/Ana Maria Braga

Ingredientes para a lasanha

Ingredientes para o creme bechamel

Ingrediente para o recheio

Modo de preparo do recheio

  1. Em uma panela com o azeite, doure a cebola e o alho, vá adicionando a carne aos poucos, refogue até secar bem.
  2. Quando começar a dourar, junte a cenoura e doure também. Coloque a pimenta, acerte o sal, deixe cozinhar por 10 minutos aproximadamente.
  3. Adicione o vinho tinto, o extrato de tomate diluído em água, o molho pronto, os tomates batidos, os cravos, a canela, a noz-moscada e deixe por mais 10 minutos.
  4. Coloque metade do leite, mexendo sempre, vá colocando o restante aos poucos, deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora.

Modo de preparo do creme bechamel

  1. Em uma panela, dissolva a manteiga e a farinha de trigo. Quando levantar fervura, adicione lentamente o leite.
  2. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, reserve.
  3. Misture a metade do creme na carne e a outra metade reserve para cobrir a lasanha

Modo de preparo da montagem

  1. Em um refratário, monte na seguinte ordem: molho/massa/queijo/massa/molho/queijo.
  2. Repita a operação, até terminar com molho e queijo ralado.
  3. Leve ao forno para gratinar por 25 a 30 minutos.

Fonte: Ana Maria Braga

Frango ao molho de champignon

Foto: Divulgação/Revista Corpo a Corpo

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Reúna todos os ingredientes;
  2. Corte os peitos de frango ao meio, no sentido do comprimento;
  3. Leve uma frigideira ao fogo, e esquente a manteiga e o óleo;
  4. Coloque 2 pedaços de frango para fritar, e tempere-os com sal e pimenta;
  5. Quando os filés estiverem dourados, vire-os e salpique mais um pouco de sal e pimenta. Reserve-os, e frite os outros filés;
  6. Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho;
  7. Junte o champignon, o creme de leite, misture, e deixe o molho cozinhar por alguns minutos, sem ferver;
  8. Disponha os filés de frango em um refratário, coloque o molho por cima, e sirva!

Fonte: Receiteria

Torta de Frango

Foto: Divulgação/Tastemade

Ingredientes para a massa

Ingrediente para o recheio

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo, a manteiga, a água e o sal, e sove até obter uma massa lisa e homogênea. 
  2. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos, coberta com filme plástico. 
  3. Prepare o recheio: em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. 
  4. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente o tomate, o Tempero SAZÓN® e o sal, e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, por 2 minutos, ou até que o tomate desmanche parcialmente. 
  5. Adicione o frango, as azeitonas, a ervilha, o milho e o requeijão culinário, misture bem e retire do fogo. Reserve até esfriar. 
  6. Enquanto isso, com o auxílio de um rolo, abra a massa entre 2 pedaços de filme-plástico, deixando-a bem fina (0,5 cm de espessura). 
  7. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda de fundo removível (25 cm de diâmetro) com parte da massa, reservando o restante para cobrir. 
  8. Disponha o recheio e cubra com a massa restante, fechando bem as laterais. 
  9. Pincele a superfície com a gema e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 40 minutos, ou até dourar. Sirva em seguida ou fria.

Fonte: Guia da Semana

Conclusão

Com essas cinco receitas deliciosas você vai conseguir planejar um jantar especial sem precisar gastar uma fortuna. Além disso, a pessoa convidada vai se sentir ainda mais especial, já que você escolheu colocar a mão na massa e preparar tudo!

E se você assim como a gente gosta de economizar, aproveita para conferir 5 receitas fáceis e gostosas de até 30 reais.

Agora, conta pra gente para a gente nos comentários: Qual das receitas você gostou mais?

Não esqueça de compartilhar com os amigos e nas redes sociais, tenho certeza que tem muita gente aí querendo fazer um jantar especial sem saber como.

Até a próxima!

Sair da versão mobile