Uma cerveja gelada trincando no copo deixa o olho de qualquer cervejeiro brilhando, isso porque essa bebida é uma das mais consumidas no Brasil, atrás apenas da caipirinha e do refrigerante. A cerveja também acabou virando sinônimo de confraternização, já que até quem não gosta muito da bebida, acaba provando só para acompanhar os amigos de mesa.
O mundo da cerveja se ampliou muito, até mais que o mundo dos vinhos, já que encontramos diversas opções e a cada ano são criadas mais. Por conta da sua grande variedade, a cerveja acabou virando uma opção não só de bebida, como também de ingrediente e hoje podemos usá-la em diversos pratos, até naqueles que inicialmente eram feitos com vinho.
Mas como saber qual cerveja ideal para acompanhar uma receita?
- Cervejas claras vão combinar com pratos mais leves, como: peixes, frango, frutos do mar e molhos de saladas;
- Cervejas mais escuras vão combinar com pratos mais gordurosos e de sabor forte, como: carne bovina, carne de porco, alimentos condimentados e molhos para churrascos.
Mas como incluir de fato a cerveja no preparo de uma receita?
Bom, isso é fácil e separamos algumas opções para vocês saborearem uma deliciosa carne na cerveja.
Carne moída com molho de cerveja
Ingredientes
- 1 kg de patinho moído
- 1 lata de cerveja preta (350 ml)
- 1 pimentão vermelho
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 xícara (chá) de água
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- 6 talos de cebolinha
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Retire a carne moída da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Leve um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de cerca de 1 cm.
- Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente a carne – espalhe bem no fundo da panela para dourar melhor. Polvilhe com a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo de vez em quando com a espátula para soltar os pedaços de carne (se sua panela for pequena, doure a carne em duas etapas).
- Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o azeite restante, junte a cebola e o pimentão, tempere com uma pitada sal e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente o alho, o louro e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
- Adicione o extrato de tomate e misture bem. Regue com a cerveja preta aos poucos, raspando bem o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor extra ao molho. Junte 1 xícara (chá) da água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ferver.
- Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o molho encorpar – o álcool da cerveja vai evaporar. Enquanto isso, lave, seque e fatie fino a parte verde da cebolinha.
- Desligue o fogo, misture a cebolinha fatiada e sirva a seguir.
Fonte: Panelinha
Fraldinha assada na cerveja
Ingredientes
- 1 peça de fraldinha com cerca de 1 kg
- 350 ml de cerveja escura (1 lata)
- 2 cebolas
- 2 pimentões vermelhos
- 3 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 6 ramos de tomilho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Prepare a marinada: com a lateral da lâmina da faca amasse e descasque os dentes de alho. Numa tigela grande, coloque o alho, o extrato de tomate, o açúcar mascavo, o vinagre, a cerveja e misture bem.
- Com uma faca afiada faça cortes superficiais na gordura da carne – assim a carne absorve melhor a marinada e a gordura derrete ao assar deixando a carne suculenta. Coloque a fraldinha e os ramos de tomilho na tigela com a marinada, cubra com o filme mantenha na geladeira por no mínimo 2 horas (se preferir, marine a carne de um dia para o outro na geladeira).
- Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Retire a fraldinha da geladeira e transfira para uma peneira sobre uma tigela. Deixe por alguns minutos para escorrer o excesso da marinada e perder o gelo enquanto o forno preaquece. Reserve a marinada para assar a carne.
- Corte a cebola ao meio, descasque e corte as pontas. Corte cada metade em gomos de 1 cm, para formar pétalas. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte cada metade em tiras finas, de 0,5 cm, no sentido do comprimento.
- Numa assadeira grande, disponha as cebolas para formar uma cama para a carne. Tempere as cebolas com sal e pimenta a gosto. Disponha a carne sobre as cebolas, com a gordura para cima, tempere com sal e pimenta a gosto, regue com 1 colher (sopa) de azeite e espalhe com as mãos sobre toda a peça.
- Distribua as tiras de pimentão, os dentes de alho e os ramos de tomilho da marinada ao redor da fraldinha. Tempere os legumes com sal, pimenta e 1 colher (sopa) de azeite. Preencha a assadeira com o líquido da marinada, com o cuidado de não colocar sobre a carne – assim ela fica bem dourada ao assar.
- Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos até a carne ficar bem dourada, e os legumes macios. Retire a assadeira do forno e, com uma pinça, transfira a carne para uma tábua e os legumes para uma travessa. Deixe a carne descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de fatiar – nesse tempo os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado mais úmido e saboroso. Enquanto isso, prepare o molho com o líquido da assadeira.
- Na hora de servir: corte a parte mais fina da peça de fraldinha em 3 pedaços, no sentido da largura, e fatie cada pedaço no sentido do comprimento. Já a parte mais grossa (com a gordura), corte ao meio no sentido do comprimento e corte cada metade em fatias. Sirva a seguir com os legumes assados e o molho.
Fonte: Panelinha
Torta de carne com cerveja
Ingredientes
Massa
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 50 g de manteiga gelada em cubos
- ¼ de xícara (chá) de água gelada
- 1 pitada de sal
Recheio
- 500 g de coxão mole em peça
- 1 lata de cerveja preta (350 ml)
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 talo de salsão
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 louro
- 1 canela em rama
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 4 ramos de tomilho
- 1 ½ colher (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Assar
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de água
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo
Massa
- Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio e preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
Recheio
- Faça o pré-preparo: lave, descasque e corte a cenoura em meias-luas de 2 cm de espessura; lave, descarte as folhas e corte o salsão em cubinhos; descasque e pique fino a cebola; corte o coxão mole em cubos médios de cerca de 2 cm.
- Leve ao fogo médio uma frigideira média que possa ir ao forno (nós utilizamos uma de inox com 26 cm). Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e acrescente metade dos cubos de carne – se colocar todos de uma só vez a carne vai cozinhar no próprio líquido em vez de dourar. Deixe por cerca de 4 minutos até dourar. Com uma espátula ou pinça, vire os cubos para dourar por igual. Transfira para uma tigela e repita o processo com o restante da carne, regando a frigideira com azeite.
- Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com mais ½ colher de sopa de azeite. Acrescente a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte a cenoura, o salsão e refogue por cerca de 1 minuto.
- Volte a carne para a frigideira, polvilhe a farinha de trigo e misture por cerca de 2 minutos para a farinha cozinhar. Adicione a canela, a folha de louro e o tomilho.
- Regue com a cerveja e o molho inglês. Misture com a espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho – ele dá sabor ao recheio. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até o líquido reduzir e o recheio ficar encorpado. Desligue o fogo e reserve o recheio na frigideira enquanto abre a massa.
Assar
- Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Com o rolo de macarrão, abra a massa num círculo um pouco maior que o diâmetro da frigideira. Enrole a massa no rolo e transfira sobre a frigideira para cobrir o recheio. Com um garfo, pressione a borda da massa na lateral da frigideira para selar. Com a ponta de uma faca faça 4 cortes em cruz no centro da massa – eles servem de saída para o vapor do recheio.
- Numa tigela, misture bem o ovo com a água. Pincele essa mistura sobre toda a massa. Leve a frigideira ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva a seguir, direto da frigideira.
Fonte: Panelinha
Maminha na cerveja
Quando você ouve falar de maminha, aposto que você pensa logo em um churrasco feito na churrasqueira, não é mesmo? Com essa receita, você vai ver que é possível preparar uma deliciosa maminha com cebola e cerveja que desmancha na boca usando o forno convencional, que você tem em casa.
Iscas de Bacalhau com cerveja
Ingredientes
- 700 gramas de bacalhau fresco
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 100 ml de cerveja do tipo American Lager
- 1 ovo
- Sal e pimenta-do-reino em pó
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Bata a clara em neve. Misture a gema, a farinha e a cerveja, formando um creme homogêneo. Em seguida, adicione a clara em neve, incorporando-a devagar com um garfo;
- Tempere os filés com sal e pimenta, besunte-os em farinha de trigo e molhe com o creme de cerveja para fritar em óleo bem quente até dourar
- Sirva com purê de batatas ou legumes cozidos.
Fonte: Receitas IG
Conclusão
A cerveja não é só uma delícia gelada, ela também pode ficar muito boa quente, desde que esteja fazendo parte de alguma receita, além disso ela é uma ótima opção para deixar a carne bem macia, vale a pena experimentar essa combinação de carne na cerveja.
E caso você não queira preparar pratos que levem cerveja no preparo e apenas saborear esta bebida acompanhada de um belo petisco, confira 07 receitas de petiscos que são fáceis de preparar e combinam com cerveja.
Use e abuse dessas receitas e aproveite para compartilhar com aquele seu amigo(a) cervejeiro, certeza que ele vai adorar saber que a cerveja pode ser muito mais que uma bebida!