Aquela agitação do novo ano letivo já está iniciando e além da compra dos materiais escolares, é importante se preparar para esse momento tão esperado na vida dos pequenos.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de ouro de como disfarçar frutas e verduras no lanche das crianças para o volta às aulas e deixar o momento da alimentação ainda mais divertido e nutritivo como deve ser!
Animados? Então vamos às dicas, pois sabemos que você vai adorar todas.
Utilize verduras e legumes como ingrediente das massas
Essa dica é sensacional! Se seu filho não gosta de comer legumes, uma boa opção é incluir como ingrediente nas massas.
Um bom exemplo disso é a panqueca de beterraba, que além de ser deliciosa é também nutritiva. O principal diferencial é a cor da massa que fica em um tom rosinha que pode ser um sucesso com os pequenos, especialmente as meninas.
Aproveite para contar uma história sobre como a cor foi alterada e porquê, fale como as princesas e os guerreiros adoram panquecas coloridas. Temos certeza que eles vão adorar.
Essa é apenas uma das opções, afinal você optar por deixar as panquecas verdinhas igual o Huck. Para isso, basta incluir couve ou espinafre na preparação.
Neste caso, o mais importante é fazer com que a criança ache divertido e goste das mudanças de cores.
E para te auxiliar nesse primeiro passo, você confere agora uma receitinha da panqueca de beterraba para testar neste volta às aulas.
Panqueca de Beterraba
Ingredientes:
- 2 ovos;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 2 xícaras de leite;
- 1 beterraba pequena;
- Sal e temperos de sua preferência.
Modo de preparo:
- Bata a beterraba picadinha com os ovos no liquidificador.
- Acrescente a farinha de trigo, o leite e o tempero e bata novamente.
- Unte uma panquequeira ou frigideira antiaderente com azeite e coloque porções iguais da massa para dourar normalmente como qualquer panqueca.
- Depois é só colocar o recheio de sua preferência cobrir com molho e queijo ralado e levar ao forno por uns 15 minutos para gratinar.
Fonte: Tudo Gostoso.
Inclua frutas nas receitas que as crianças mais gostam
Essa é outra dica maravilhosa. Inclua frutas nas receitas que seus filhos mais gostam.
Um bom exemplo é o muffin de banana. Como eles já conhecem a receita e costumam gostar de comer, sua aceitação tende a ser mais efetiva. Teste com diferentes tipos de frutas, use para rechear, ou decorar as receitinhas.
Vale ressaltar que a imaginação e a criatividade são seus aliados no momento de servir, conte histórias, decore e principalmente dê o exemplo.
Se seus filhos virem você comendo e gostando, a possibilidade de gostarem também é maior, afinal de contas eles sempre se espelham nos adultos que admiram e convivem.
Para te auxiliar nesse segundo passo, confira a receitinha do muffin de banana. Sinta-se livre para testar outras combinações como substituir a banana por maçã. Fica perfeito!
Muffins de Banana com Canela
Ingredientes para o bolo:
- 2 bananas nanicas;
- 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga;
- 2 ovos;
- 1/2 xícara de chá de leite;
- 5 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de fermento em pó.
Ingredientes para polvilhar:
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1 colher de sopa de açúcar.
Ingredientes para untar:
- Margarina ou manteiga.
Modo de preparo:
- Unte e enfarinhe 6 formas de muffin. Reserve.
- Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
- Corte uma banana em cubos pequenos e reserve.
- Bata no liquidificador a banana restante, a margarina, os ovos, o leite, o açúcar e a canela em pó até ficar homogêneo. Reserve.
- Em uma tigela média, misture a farinha e o fermento.
- Acrescente a mistura batida e os cubos de banana reservados, mexendo delicadamente até obter uma massa homogênea.
- Coloque uma porção de massa nas formas, sem encher muito.
- Arrume-as em uma assadeira e leve ao forno por 25 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo. Desenforme, enquanto ainda estiverem mornos.
- Em uma tigela, misture a canela em pó e o açúcar e polvilhe sobre os muffins. Sirva morno ou frio.
- Dica incrível: se for servir em casa, experimente servir o bolo acompanhado de sorvete de banana ou creme.
Fonte: Kitano.
Inclua verduras ou legumes no suco natural
Outra boa forma de como disfarçar frutas e verduras no lanche das crianças é usá-las como ingredientes para os sucos naturais.
Para aproveitar essa dica, o mais importante é dosar a quantidade de verduras ou legumes inseridos iniciando com pequenas quantidades para que as crianças se adaptem melhor ao sabor e não recusem de primeira.
Como a cor é algo que chama muita atenção das crianças, tente servir em garrafinhas ou copos que não sejam transparentes ou prefira sucos que tenham frutas de cores predominantes como melancia ou morango, assim a mudança no tom é mais sutil e não chamará tanta atenção do pequeno para a mudança.
Aproveite esta opção nutritiva, colorida e super gostosa:
Suco de cenoura, maçã e laranja
Ingredientes:
- 2 cenouras;
- 1 maçã;
- 2 laranjas;
- 1 colher de sopa de açúcar (Se as frutas estiverem bem docinhas, experimente reduzir ou não utilizar o açúcar).
Modo de preparo:
- Primeiramente, lavamos e retiramos a casca da cenoura.
- No caso da maçã, pode-se deixar a casca (pois tem maior concentração de vitaminas) ou retirá-la.
- Em seguida, cortamos os ingredientes em cubos pequenos, esprememos o suco de laranja e despejamos em um liquidificador junto com as cenouras e a maçã. Depois, é só bater tudo.
- Se ficar muito grosso, podemos acrescentar mais suco de laranja.
Fonte: Sou Mamãe.
Conclusão
Essas são apenas algumas dicas de como disfarçar frutas e verduras no lanche das crianças para te auxiliar na volta às aulas. Mas a maior dica de todas que gostaríamos de compartilhar e reforçar com vocês é a paciência e a criatividade na hora de incluir novos alimentos na rotina das crianças.
Crianças são seres inteligentes, alegres e divertidos, tenha isso em mente sempre que for sugerir algo novo, conte uma história, mostre o quanto você gosta daquele alimento e incentive sempre que as crianças demonstrarem interesse em experimentar algo novo.
Torne a experiência em uma jornada de descobrimento e diversão, e aos poucos você verá a evolução no cardápio que seu pequeno prefere, cada pequeno passo é um grande passo de aprendizado. Com isso, me despeço de vocês.
Em breve retornaremos com mais dicas valiosas e principalmente receitas deliciosas para deixar seu dia mais gostoso!
Enquanto isso, confira 7 receitas doces para fazer junto com as crianças! Antes de ir, conte para a gente qual receita você mais gostou!
Até logo.