Dica de culinária: como engrossar molhos de forma fácil e rápida

O molho pode transformar o seu prato, agregando sabor e consistência para a sua receita. Por isso, neste post, você vai aprender 05 dicas de como engrossar molhos

Dicas de culinária

Atualizado em 05/08/2021

Dica de como engrossar molhos de forma rápida e fácil

O molho é aquele complemento que às vezes é mais importante que o ingrediente principal. Um mesmo prato, com molho e sem molho são receitas totalmente diferentes, pois ele traz um novo sabor e tem funções muito específicas em cada prato, traz suculência, suaviza sabores ou agrega textura. Por ser tão importante na construção de um prato que muitos restaurantes tem Saucier, uma pessoa responsável por fazer os molhos.

Mas quem nunca foi em um restaurante ou hamburgueria e ficou apaixonado por um molho e pensou “Vou fazer em casa!”, mas na hora do preparo o resultado foi um molho bem ralo e sem muito sabor?

Para preparar um molho com bastante consistência e encorpado você pode usar algumas técnicas, sendo a mais clássica delas a “redução” que nada mais é que deixar o molho no fogo por mais tempo. Mas não se esqueça de deixar no fogo baixo para não queimar!

Mas tem algumas outras técnicas que vão te ajudar a fazer um molho apaixonante.

Como engrossar molhos com 05 dicas

Roux

O Roux, que na verdade se pronuncia “Ru”, é um molho clássico francês que é usado no famoso molho bechamel, mas também pode ser usado para engrossar outros tipos de molhos.

Para fazer o Roux é bem simples, basta dois ingredientes:

  • Manteiga
  • Farinha de trigo

E aqui a proporção é de 1 para 1, a mesma quantidade que você usar de manteiga, você também vai usar de farinha.

Para você entender direitinho como fazer, tem até vídeo:

Liaison

O Liaison é uma mistura de gema de ovo e creme de leite que dá espessura e uma textura aveludada para molhos, mas também para cremes e sopas.

Para fazer o Liaison basta como seguir a proporção de :

  • 20% de gema 
  • 80% de creme de leite

Ah, uma coisa importante! Diferente do Roux que você prepara antes do molho o liaison é preparado para ser acrescentado ao final do molho.

Gemas de ovos

Usar gemas de ovos para engrossar molhos é bem fácil, principalmente quando falamos de molhos como carbonara ou holandês, que já são feitos à base de ovos.

Para engrossar, coloque as gemas de ovos em um recipiente, misture com um fouet e acrescente o molho aos poucos e misture até chegar no ponto.

Pães

O pão é uma ótima saída para engrossar molhos, principalmente o pão de forma e pode ser usado em diferentes tipos de cremes e molhos. O ideal é molhar o pão no leite e depois misturar à receita.

Slurry

O amido é um ingrediente muito utilizado para engrossar molhos. Se tiver preparando algum grelhado ou salteado use o slurry ao invés do roux, vai combinar mais.

Para fazer o slurry use a proporção de 1 de amido, que pode ser araruta, amido de milho ou farinha de arroz para 2 de água fria, tome cuidado com a quantidade, porque uma pequena colher já dá resultado.

Ah! Essa mistura é adicionada só ao final do preparo do molho.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 05 dicas de como engrossar molhos de formas de forma rápida e fácil. Com estas dicas, você deixará seus pratos ainda mais gostosos e cheios de sabor. Afinal, os molhos podem dar uma nova cara para pratos quentes e saladas, por exemplo.

E aí, como você costuma preparar os molhos em sua casa? Já utilizou algumas destas técnicas de como engrossar molhos? Conta para a gente nos comentários! Vamos amar saber mais sobre suas experiências na cozinha!

Se você quer saber mais sobre os universo dos molhos dá uma olhadinha nestas 6 receitas de molhos saborosos para acompanhar o hambúrguer, você vai adorar.

Até a próxima dica de culinária!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta