Ícone do site Cooky Receitas

Dia dos Pais: 7 receitas para um almoço delicioso

Dia dos Pais: 07 receitas para o almoço do Dia dos Pais

Podemos ser fãs de quadrinhos, assistir todos os filmes da Marvel, ir fantasiado para a Comic-Con, mas o nosso grande super herói sempre vai ser o nosso pai, que não tem nenhum poder fantástico, como voar ou correr super rápido, mas ainda sim luta bravamente no dia a dia, para trazer o melhor para dentro de casa e nos proteger de todo o mal!

O Dia dos Pais está chegando e  não tem ocasião melhor para juntar todo mundo ao redor da mesa e para isso, uma boa comida não pode faltar, então que tal já ir selecionando algumas receitas para essa data especial?

Olha as receitas que separamos e escolha aquele que você tem certeza que vai fazer seu papai ficar com água na boca só de olhar e ansioso para se deliciar no Dia dos Pais.

Vamos às receitas?

Picanha ao molho de cerveja e azeitonas

Foto: Divulgação/Claudia

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Na panela de pressão, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho
  2. Coloque a picanha com a gordura virada para baixo
  3. Deixe dourar bem e vire do outro lado
  4. Acrescente o molho de tomate, a cerveja, o creme de cebola e a azeitona
  5. Tampe a panela e deixe cozinhar no fogo brando (160 ºC) durante 30 minutos depois do início da pressão
  6. Desligue o fogo, deixe sair a pressão naturalmente
  7. Coloque a carne em uma travessa e sirva com o molho

Fonte: Claudia

Costelinha de porco

Foto: Divulgação/GShow

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque a costelinha de porco para marinar na mistura líquida enquanto prepara a seca.
  2. Prepare a mistura seca quebrando todos os grãos em um pilão e depois misturando com os demais ingredientes. Penso que colocar tudo em um processador também funciona.
  3. Passe a mistura seca por toda a costela e a enrole bem em papel alúmino.
  4. Coloque em uma forma e leve para o forno em temperatura bem baixa. Por aqui deixei 4 horas a 130º.
  5. Agora é tirar o papel alúminio e pincelar com o líquido da forma e um pouco de mel. Coloque em temperatura bem alta ou ligue o grill se tiver essa opção e deixe até dourar.

Fonte: Sabor sonoroso

Mil folhas de batata

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com azeite um refratário quadrado de 17 cm. 
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente e seque com um pano de prato. 
  3. Com um fatiador de legumes, corte as batatas em fatias finas e longas, no sentido do comprimento – as fatias devem ser finas mesmo, com cerca de 0,3 cm, do contrário podem ficar encruadas ao assar.
  4. Transfira as batatas para uma tigela grande, junte os ramos de tomilho debulhados, tempere com o sal, pimenta a gosto e regue com o azeite. Misture bem com as mãos para soltar as fatias e envolver toda a superfície com azeite.
  5. Para a montagem: disponha as fatias de batatas no refratário untado, perpendicularmente ao fundo, uma sobreposta a outra até preencher todo o refratário – para ficar mais fácil, vá segurando as batatas com uma das mãos e encaixando as outras, assim elas permanecem de pé e não escorregam para o fundo do refratário. Não se preocupe em deixar as batatas retinhas, quanto mais rústico ficar, mais interessante será o resultado.
  6. Cubra o refratário com um pedaço de papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos – nesse tempo as batatas vão cozinhar no próprio vapor.
  7. Com cuidado para não se queimar, retire o papel-alumínio e volte o refratário ao forno para assar por mais 40 minutos, até as batatas ficarem bem douradas nas pontas e macias no centro. Retire do forno e sirva a seguir. 

Fonte: Panelinha

Medalhão com molho de ervas picante

Ingredientes para os medalhões

Ingredientes para o molho

Modo de preparo dos medalhões

  1. Retire os medalhões da geladeira e deixe em temperatura ambiente por alguns minutinhos – eles não podem estar gelados na hora de ir para frigideira. 
  2. Leve uma frigideira grande (nós usamos uma de 30 cm) ao fogo médio. Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com ½ colher de sopa de azeite e gire para cobrir todo o fundo. Disponha quatro medalhões, sem sobrepor, e deixe dourar cada lado por 2 minutos. Transfira para uma travessa, cubra com papel-alumínio e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite. Se a frigideira for menor, doure de dois em dois. Sirva a seguir com a batata e uma colherada do molho de ervas picante.

Modo de preparo do molho

  1. Numa tigela coloque o azeite e misture a salsinha, a pimenta calabresa seca e o vinagre. Tempere com sal e reserve enquanto prepara os medalhões.

Fonte: Panelinha

Lasanha de bacalhau com molho branco

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes para o molho

Montagem

Modo de preparo do molho

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, adicione o bacalhau, a folha de louro e deixe cozinhar por 15 minutos – o bacalhau vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare o molho bechamel.
  2. Numa panela grande, coloque 6 colheres (sopa) da manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a farinha e mexa por 2 minutos – essa mistura, chamada roux, vai engrossar o molho. Desligue o fogo e acrescente 1 litro do leite de uma só vez. Misture bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo alto, junte o restante do leite e mexa com o batedor de arame até ferver.
  3. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar. Atenção: o molho não deve ficar muito grosso, ele termina de espessar no forno. Desligue o fogo e tempere com noz-moscada e sal a gosto. Transfira o molho para uma tigela, raspando bem o fundo da panela (se tiver muito molho grudado, passe uma água para limpar, vamos usar a mesma panela para refogar o bacalhau).
  4. Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e deixe escorrer bem a água – caso os pedaços estejam muito grandes, desfie. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e fatie fino a cebolinha.
  5. Leve a mesma panela (não precisa lavar) ao fogo médio para derreter 1 colher (sopa) de manteiga. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o alho e mexa  por 1 minuto para perfumar. Acrescente o bacalhau, tempere com pimenta-do-reino e misture bem. Deixe cozinhar por 2 minutos.
  6. Desligue o fogo e misture a cebolinha picada e as raspas de limão. Regue com 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel e misture bem. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

Montagem

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe um refratário de 25 cm x 35 cm.
  2. Para montar a lasanha: Preencha o fundo do refratário com cerca de 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel. Faça uma camada de massa sobre o molho, cubra com metade do recheio de bacalhau, polvilhe com parte do queijo parmesão ralado e regue com um pouco mais do molho.
  3. Continue alternando camadas de massa, com recheio, molho e parmesão ralado. Cubra a última camada de massa com o restante do molho bechamel – é importante que a massa fique completamente coberta por molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Risoto de linguiça com ervilha fresca e hortelã

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

Modo de preparo

1. Descasque as cebolas. Numa tábua, pique fino a branca; a roxa, corte em fatias finas. Reserve. Lave e seque o alho-poró; em seguida, fatie fino apenas o talo branco e reserve as folhas. Corte a linguiça em fatias de 0,5 cm de espessura.

2. Leve ao fogo médio uma panela com 1,5 L de água. Quando ferver, tampe a panela e abaixe o fogo.

3. Enquanto isso, leve uma caçarola grande ao fogo alto. Quando aquecer, regue com ½ colher de sopa de azeite coloque a linguiça para dourar, mexendo de vez em quando. (Não se preocupe com os queimadinhos que ficam no fundo da panela, eles são essenciais para dar sabor ao risoto. É por causa deles que você pode usar água em vez de caldo.) Transfira para uma tigela e reserve ⅓ de xícara de chá da linguiça para decoração.

4. Abaixe o fogo para médio e coloque o azeite restante. Junte a cebola branca, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até dourar. Adicione o alho-poró e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre.

5. Junte o arroz, tempere com sal novamente e refogue por 3 minutos. Regue com o vinho e mexa até secar.

6. Junte a linguiça, as folhas do alho-poró, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture.

7. Aumente o fogo e adicione a água fervente (1,5 L) de uma vez. Misture bem e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos ou até secar.

8. Enquanto isso, leve mais 1 L de água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo.

9. Retire as folhas do alho-poró do risoto. Adicione a ervilha congelada e misture bem. Junte a água restante aos poucos, de concha em concha, mexendo vigorosamente a cada adição, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio. Na última adição, não deixe secar completamente: o risoto deve ficar bem úmido, pois ele continua cozinhando (e secando) no próprio calor. Prove e, se necessário, ajuste o sal e a pimenta-do-reino.

10. Desligue o fogo e finalize misturando as raspas de limão, metade das folhas de hortelã e o queijo parmesão ralado. Sirva imediatamente decorando cada porção com o restante das folhas de hortelã, a cebola roxa fatiada e a linguiça reservada.

Fonte: Panelinha

Sobremesa

Para fechar com chave de ouro um almoço tão especial, que tal um pudim?

Pudim de abóbora com especiarias

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes para a calda

Pudim

Modo de preparo

Calda

  1. Separe uma forma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
  2. Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara de chá da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.
  3. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e gire a forma para caramelizar a lateral. Reserve.

Pudim

  1. Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). 
  2. Numa panela média, coloque a abóbora, regue com ½ xícara de chá de água, tampe e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 13 minutos, ou até a abóbora ficar macia — assim ela cozinha sem ficar aguada.
  3. Transfira a abóbora cozida para uma tigela e amasse com um garfo (ou amassador de batatas) para formar um purê rústico — no total, você vai precisar de 1 xícara de chá de purê para a receita. Deixe amornar enquanto separa o restante dos ingredientes: o purê não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos. 
  4. No liquidificador, bata o purê de abóbora com o leite por 1 minuto até ficar bem liso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite condensado, as especiarias e bata novamente para incorporar os ingredientes.
  5. Despeje a massa do pudim na forma, passando por uma peneira, também sobre o cone central. Coloque a forma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da forma do pudim (para assar em banho-maria).
  6. Deixe assar por cerca de 1 hora e 10 minutos — o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo de forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, levemente dourado, mas com o interior ainda cremoso — ele terminará de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.
  7. Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 6 horas antes de servir (se preferir, prepare a sobremesa no dia anterior). Antes de desenformar, passe rapidamente a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir. 

Fonte: Panelinha

Conclusão

E ai? Você acha que seu pai vai gostar de alguma dessas receitas? Se sim, comenta aqui embaixo qual! Com estas receitas, o Dia dos Pais vai ser inesquecível! E se você ainda não encontrou a receita ideal, clique aqui e confira mais receitas para surpreender seu pai no almoço deste domingo.

E caso, você não possa gastar muito dinheiro em um almoço para comemorar esta data, aproveite estas 05 receitas fáceis e gostosas de até 30 reais. Assim, você não precisa deixar esta data passar em branco!

Aproveita e compartilha esses pratos com algum amigo(a) porque com certeza todos estão buscando fazer algo delicioso para o almoço do Dia dos Pais!

Até a próxima!

Sair da versão mobile