Você costuma colocar o feijão de molho antes de iniciar o processo de cozimento? Na dica de culinária de hoje, você vai entender por que é importante deixar o feijão de molho antes de levar para a panela de pressão.
Esta prática milenar conhecida como remolho traz benefícios à saúde. Ao deixar o feijão de molho, os grãos eliminarão substâncias que causam problemas digestivos, como os gases, por exemplo. Entre as substâncias eliminadas está o fitato e os taninos.
Além de eliminar as toxinas, o remolho do feijão permite que os grãos fiquem hidratados, o que acelera o processo de cozimento e diminui o tempo de preparo.
A partir de agora, você vai conferir dicas para deixar o feijão de molho de forma correta.
Deve-se lavar o feijão antes de iniciar o remolho?
A resposta é sim! Antes de iniciar o remolho, é importante que você lave o feijão em água corrente. Depois é só levar o feijão para uma bacia e iniciar o processo. Vale salientar, que a água deve ser sempre o dobro da quantidade de feijão determinada por você.
Quanto tempo deve-se deixar o feijão de molho?
O ideal é que o feijão fique de molho por um período de 08 a 12 horas. Neste período, você pode trocar água de 01 a 02 vezes para que as toxinas sejam eliminadas mais facilmente.
Depois de finalizar o remolho, é só escorrer a água e iniciar o processo de cozimento. O método mais prático para cozinhar o feijão é utilizar a panela de pressão.
Após o cozimento, é só temperar do jeitinho que você preferir. E caso você goste de um feijão com um caldo mais encorpado, nós temos um outro post que vai te ensinar várias maneiras de engrossar o caldo do feijão, clique aqui e confira!
Mas agora, nós queremos saber: como você prepara o feijão na sua casa? Deixe sua resposta nos comentários!
E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Até a próxima!
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.