Feijoada: 3 receitas inesquecíveis para fazer em casa

A feijoada é um prato que conquistou o paladar dos brasileiros. Por isso, neste post, você vai conferir 03 receitas para preparar uma deliciosa feijoada em casa

Sopas e caldos

Atualizado em 06/10/2021

Feijoada: 3 receitas inesquecíveis para fazer em casa

A quem diga que a feijoada é um prato tipicamente brasileiro e acaba sendo difícil contradizer essa informação, já que quando se vai em um restaurante na quarta-feira ou no sábado o prato de destaque no cardápio provavelmente vai ser feijoada. Mas muito antes de virar uma tradição brasileira essa panelada de feijão com carnes já estava sendo feita em muitos outros lugares do mundo, em portugal com o nome Transmontana, na França como Cassoulet e em Cabo Verde como o nome da Cachupa, cada uma com suas características próprias, mas com a mesma ideia principal. Aqui no Brasil, a primeira feijoada realmente brasileira preparada com feijão preto foi servida em 1833 em Recife no restaurante Theatre, ganhando o nome de feijoada à brasileira.

Por isso, a ideia de que a feijoada foi um prato criado a partir de carnes que eram descartadas é um pouco controversa, ainda mais porque na época rabo, orelha e pé de porco, que dão sabor à feijoada, eram considerados iguarias.

Mas mesmo não sendo um prato com uma criação totalmente brasileira, o importante é que a gente ama e você deve ter vindo até aqui para descobrir como preparar essa receita, então vamos lá!

Só uma dica antes! 

A feijoada é uma receita de véspera, o que significa que você deve planejar o preparo, pois vai precisar de vários ingredientes e ela não possui um preparo tão rápido, uma dica é separar um dia só para dessalgar as carnes.

Feijoada

A primeira receita é uma feijoada bem clássica!

Feijoada

Ingredientes

  • 1,1 kg de costela de porco salgada (1 peça com 12 ripas)
  • 800 g de carne-seca
  • 600 g de lombo de porco salgado

Feijoada

  • 1 kg de feijão-preto
  • 500 g de paio (4 unidades)
  • 3 cebolas
  • 5 dentes de alho
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 3 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de cominho em pó

Modo de preparo

  1. Comece o preparo da feijoada no dia anterior para dessalgar as carnes. Descarte o excesso de gordura das peças. Corte o lombo e a carne-seca em cubos médios de cerca de 3 cm. Apoie a peça de costelinha na tábua e corte a carne entre os ossinhos para separar as ripas. 
  2. Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com bastante água e leve à geladeira. Deixe de molho por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas, de preferência. 

Feijoada

  1. Coloque o feijão numa peneira e lave bem sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela grande e cubra com 2,5 litros de água – se algum boiar, descarte. Cubra com um prato e deixe de molho por 30 minutos – se o feijão ficar muito tempo de molho pode perder a cor e desmanchar durante o longo cozimento da feijoada. Enquanto isso, faça o pré-cozimento das carnes.
  2. Escorra a água das carnes dessalgadas e transfira para um caldeirão grande (ou panela) com capacidade para 11 litros. Cubra as carnes com água e leve ao fogo alto – cerca de 4 litros bastam, a quantidade pode variar de acordo com o tamanho da panela, o importante é que as carnes devem ficar completamente imersas. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo alto, contados após a fervura – o pré-cozimento elimina o excesso de gordura e sal das carnes.  
  3. Enquanto isso, descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Com uma faca pequena, retire a pele dos paios. Escorra a água do feijão. 
  4. Passados os 10 minutos, com uma escumadeira, transfira as carnes pré-cozidas para uma tigela grande e descarte a água do cozimento, com cuidado para não se queimar.
  5. Volte o caldeirão ao fogo alto. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 8 minutos até começar a dourar. Junte o alho, o cominho, as folhas de louro e mexa por 1 minuto para perfumar. 
  6. Acrescente o feijão demolhado ao refogado e misture bem. Adicione 6 litros de água e mantenha a panela em fogo alto. Assim que começar a ferver, junte a carne-seca e a costelinha pré-cozidas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo de vez em quando. 
  7. Após as primeiras 2 horas de cozimento, junte o lombo pré-cozido e os paios inteiros. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 3 horas, mexendo de vez em quando delicadamente para não desmanchar os grãos de feijão. 
  8. Faltando 30 minutos para o fim do cozimento, com uma pinça, transfira os paios para a tábua e corte cada um em fatias de 1 cm, na diagonal. Volte as fatias para a panela e deixe cozinhar até completar as 5 horas de cozimento total, ou até que as carnes estejam bem macias e o caldo da feijoada comece a engrossar. Sirva com arroz, couve refogada, gomos de laranja e farinha de mandioca torrada. 

Fonte: Panelinha

Feijoada Mineira

A segunda receita é do Canal Receita de Pai, onde você aprender o passo a passo para preparar uma feijoada mineira.

Feijoada do Jacquin

Uma feijoada à brasileira ou à francesa? Quem ensina a preparar esta delícia o chef Erick Jacquin.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 03 receitas deliciosas de feijoada para fazer em casa. E você como costuma preparar a sua feijoada? Este prato também é sinônimo de festa em família? Conta para a gente nos comentários.

E se você é do time que ama um bom feijão, aproveite para conferir este post: Feijão: 12 receitas de dar água na boca.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar esta iguaria da culinária brasileira.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta