Os famosos queijos azuis são bem polêmicos, afinal muita gente acha bem estranho consumir um queijo que foi fabricado com a inserção de fungos, mas diferente daquele queijo que fica esquecido na geladeira e acaba criando fungos indesejados os queijos azuis como Gorgonzola e Roquefort possui uma criação de fungos de forma controlada e totalmente planejada.
Os fungos que são colocados no gorgonzola são os “Penicilium Roqueforti”, ele que é o responsável por trazer uma sabor e textura diferenciados que são a marca registrada deste queijo, mas você já deve ter se perguntado “Como surgiu a ideia de colocar um fungo no queijo?”
Gorgonzola: Como surgiu?
Como toda receita ou ingrediente inusitado, o gorgonzola possui sua própria lenda. Dizem que em um certo dia, um queijeiro acabou esquecendo de fazer o stracchino, um outro tipo de queijo bem consumido, e acabou misturando o leite ordenhado na noite anterior com o leite que tinha acabado de ser ordenhado e ainda estava quente. Desta mistura acabou surgindo fungos azulados que deram origem ao gorgonzola com sua textura semimacia e casca quebradiça.
O gorgonzola é um dos queijos mais consumidos na Itália, mas aqui no Brasil ele fica bem atrás de outros queijos como a mussarela e o parmesão, já que ele é um pouco mais caro. Por isso, o gorgonzola acaba sendo um convidado especial apenas em festas e momentos importantes. Então é bom saber como aproveitar bem esse queijo.
Para ajudar você nessa missão, nós separamos algumas receitas com gorgonzola para você arrasar na cozinha.
Vamos lá!
Risoto de gorgonzola e pera na pressão
Ingredientes
Risoto
- 1 xícara (chá) de arroz para risoto
- 1 cebola
- 1 cenoura pequena
- ⅓ de xícara (chá) de salsão (talos e folhas)
- 1 minipera
- caldo de ½ limão
- 1 pera seca (30 g)
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 500 ml de água
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Farofinha de pão com nozes
- 1 xícara (chá) de pão italiano amanhecido em pedaços (2 fatias grossas)
- ¼ de xícara (chá) de nozes
- 1 pera seca (30 g)
- ½ colher (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Risoto
- Faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Pique o talo de salsão em cubinhos. Corte a pera seca em cubos de 1 cm.
- Leve a panela de pressão sem a tampa ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos.
- Acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a pera seca picada, a cebola cravejada e a folha de salsão. Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe a panela e aumente o fogo.
- Enquanto isso, lave e seque a minipera. Corte a fruta em cubos de 1 cm, descartando as sementes. Transfira para uma tigela pequena, regue com o caldo de limão para não escurecer e reserve (se quiser usar outra pêra, considere ½ xícara (chá) cortada em cubos).
- Assim que começar a sair vapor pela válvula da panela de pressão, diminua o fogo para médio e conte 3 minutos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver.
- Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
- Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Com uma pinça, pesque e descarte a cebola cravejada e a folha de salsão. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso al dente — se necessário, vá regando com a água fervente para manter o risoto bem úmido. Se preferir, adicione a manteiga e deixe o risoto tampado com o fogo desligado enquanto separa os pratos e arruma a mesa, ele atinge o ponto sozinho com o calor residual da panela.
- Acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o queijo gorgonzola e misture bem. Junte a minipera cortada com o caldo de limão e misture delicadamente para não desmanchar. Transfira o risoto para uma tigela e sirva a seguir com a farofinha de pão.
Farofinha de pão com nozes
- Corte a pera seca em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente as nozes.
- No liquidificador, coloque as fatias de pão rasgadas em pedaços médios. Junte 1 pitada de sal e bata no modo pulsar até formar uma farofa rústica – a ideia é ter pedaços irregulares de pão, o que deixa a farofa mais crocante. Se necessário misture com uma colher entre uma batida e outra.
- Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, junte o pão batido, as nozes picadas, a pera seca e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.
Fonte: Panelinha
Espaguete ao molho de gorgonzola, manteiga e pinoli
Ingredientes
- 500 g de espaguete
- 100 g de manteiga
- 200 g de queijo gorgonzola
- 50 g de pinoli
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
1. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.
2. Sobre uma tábua, corte o gorgonzola em cubinhos. Reserve.
3. Numa frigideira, coloque os pinoli e leve ao fogo médio para tostar. Sacuda a frigideira para que eles não queimem. Quando estiverem tostados, desligue o fogo e reserve.
4. Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Em seguida, adicione o gorgonzola picado e os pinoli tostados. Tempere com pimenta-do-reino e mexa bem. Desligue o fogo.
5. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para uma travessa ou para pratos individuais. Com uma colher, distribua o molho de gorgonzola sobre o macarrão. Sirva quente.
Fonte: Panelinha
Pão de gorgonzola sem sova
Ingredientes
- 500g de farinha de trigo
- 1 ½ colher de sopa de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 ½ colher de chá de sal
- 3 xícaras de água morna
- 150g de queijo gorgonzola
Modo de preparo
- Em uma tigela, juntar a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal e misturar.
- Juntar a água morna aos poucos e misturar com uma colher de pau até os ingredientes ficarem incorporados. Deixar a massa descansar por 6 horas.
- Dar pequenos murros na massa, com as mãos enfarinhadas, para tirar o ar.
- Dispor a massa em uma forma untada e enfarinhada e formatar com a mão da maneira que a massa fique levemente esticada.
- Fazer cortes na parte de cima da massa e deixar crescer novamente por 30 minutos.
- Dispor o queijo gorgonzola e polvilhar farinha por cima.
- Levar para o forno preaquecido a 230 graus por 45 minutos.
Fonte: Tastemade
Pimentão recheado com gorgonzola
Ingredientes
- 2 pimentões amarelos ou verdes
- 100g de queijo gorgonzola
- 100g de queijo muçarela
- 1 potinho de requeijão
- 2 fatias de pão de forma
Modo de preparo
- Abrir a ponta dos pimentões e retirar as sementes.
- Desmanchar o queijo gorgonzola.
- Ralar o queijo muçarela.
- Misturar, em uma tigela, o gorgonzola, o muçarela e o requeijão.
- Rechear os pimentões com a mistura de queijos e tampar a ponta com uma fatia de pão de forma.
- Levar ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos.
Fonte: Tastemade
Torta de pera e gorgonzola
Ingredientes
- ¼ de xícara de manteiga derretida
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de redução de aceto balsâmico
- ½ xícara de nozes
- ramos de tomilho a gosto
- 100g de queijo gorgonzola
- 3 peras cortadas em tiras
- 200g massa folhada
Modo de preparo
- Em uma frigideira ou forma que vá ao forno, dispor a manteiga derretida, o açúcar, o mel, a redução de aceto balsâmico, as nozes picadas, os ramos de tomilho, o queijo gorgonzola, e as fatias de pera.
- Dispor a massa folhada por cima e levar ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos.
Fonte: Tastemade
Polenta com gorgonzola
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de fubá pré-cozido
- 1 litro de água
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 fatias de gorgonzola
- pimenta-do-reino em grãos moída na hora
Modo de preparo
- Numa panela , leve a água e o sal ao fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo. Adicione o fubá aos poucos, em fio constante, mexendo com um batedor de arame.
- Quando a polenta encorpar, coloque a manteiga e continue mexendo sem parar, até derreter. No total são 15 minutos. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora, a gosto, e misture bem.
- Num prato, coloque a polenta mole. Por cima, disponha uma fatia de gorgonzola. Com o calor da polenta, o queijo dá uma derretida. Mas, se quiser acelerar o processo, você pode colocar o prato alguns instantes sob o gratinador do forno. Mas cuidado para não se queimar ao retirar e servir o prato!
Fonte: Panelinha
Conclusão
E ai? O que você achou das receitas?
O gorgonzola também pode ser provado puro, inclusive os italianos adoram provar um pedaço de gorgonzola com mel, para realçar ainda mais o sabor do queijo, além de harmonizar super bem com frutas como pera, maçã ou grãos, como nozes, castanhas e amêndoas.
Ah! Queijo e vinho é um casamento perfeito e gorgonzola vai muito bem com o vinho tinto. E se essas receitas não são suficientes para você matar a vontade de queijo, aproveite para aprender a preparar um delicioso patê de gorgonzola ou conferir 10 receitas para quem é apaixonado por queijo.
Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos(as) através das redes sociais e comentar qual receita você resolveu fazer.
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.