Macarrão: 12 receitas fáceis de molhos surpreendentes

Que tal variar no preparo do macarrão? Neste post, você confere 12 receitas fáceis de molhos surpreendentes para deixar o seu macarrão ainda mais bonito e gostoso

Pães e massas

Atualizado em 25/10/2022

Receitas de molhos surpreendentes para macarrão

Que tal variar no preparo do macarrão? Neste post, você confere 12 receitas fáceis de molhos surpreendentes para deixar o seu macarrão ainda mais bonito e gostoso.

No dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Macarrão, esse prato que é tão presente na mesa dos brasileiros. Além de ser fácil de preparar, o macarrão é um prato super versátil, pois combina com uma infinidade de temperos, molhos e carnes deixando este prato ainda mais saboroso e singular.

Por isso, no post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a história deste prato, e claro, você terá acesso a 12 receitas de molhos surpreendentes para deixar o seu macarrão mais bonito e gostoso.

Origem do macarrão

A origem do macarrão é incerta, mas o que se sabe é que o macarrão teria chegado chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, um vendedor que visitou a China ainda no século XIII, ou seja, é possível afirmar que o macarrão tem uma longa história que vem lá da antiguidade.

A partir do século 13, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do alimento em todo o mundo. Além disso, estima-se que os italianos inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos para a massa alimentícia.

Receitas

Depois de conhecer um pouquinho sobre a história deste prato tão charmoso, é hora de partir para as receitas de molhos que irão incrementar o seu prato! Confira cada uma das receitas, escolha a sua e aproveite um belo prato de macarrão, que pode ser acompanhado de um bom vinho, refrigerante ou suco!

Molho de tomate

Vamos começar pelo mais conhecido e tradicional de todos, o molho de tomate!

Neste vídeo, a chef de cozinha e ex-jurada do programa MasterChef Brasil ensina como preparar um delicioso molho de tomate rústico que é feito com ingredientes que remetem à Itália. Este molho pode ser usado para inúmeros pratos, como massas, nhoque, lasanha e muito mais.

Molho de limão e queijo parmesão

O segundo molho é uma surpreendente combinação de limão com queijo parmesão. Neste vídeo, a chef Rita Lobo ensina como acertar no preparo de um prato que une sabores intensos e o melhor, pode acompanhar qualquer tipo de macarrão, indo bem tanto naquele almoço descontraído, como naquele jantar romântico.

Alho e óleo

O Alho e óleo é muito simples de fazer, mas dá um sabor que combina com inúmeros pratos, inclusive no recheio da pizza. Neste vídeo, você aprenderá como preparar um delicioso macarrão ao alho e óleo que é de dar água na boca de qualquer um. 

Para acompanhar, nada melhor do que uma bela taça de vinho, não é mesmo?

Molho alfredo

A quarta receita deste post é o tradicional molho alfredo. Essa receita é muito famosa na Itália e leva apenas dois ingredientes: queijo e manteiga. Neste vídeo, você aprenderá como acertar no preparo deste molho cheio de sabor e cremosidade. 

Para acompanhar este molho, utilize espaguete ou fettuccine.

Molho bolonhesa

A quinta receita deste post também é um molho tradicional, o molho bolonhesa. 

O molho bolonhesa leva muita carne moída e molho de tomate, pode ser usado no macarrão, mas também pode servir de acompanhamento para um belo purê de batata ou para rechear uma lasanha.

Molho à putanesca

Este molho é muito famoso na Itália e também fez sucesso nos cinemas. Este molho foi servido pelos órfãos Baudelaire ao Conde Olaf, no filme Desventuras em Série. Neste vídeo, a chef de cozinha Rita Lobo ensina como preparar um macarrão à putanesca, que leva anchovas no preparo.

Molho caprese de ricota

A sétima receita deste post é o molho caprese de ricota. Este molho que deixará seu macarrão super cremoso leva um ingrediente diferenciado no preparo: mel. Neste vídeo, você confere o passo a passo para acertar no ponto da massa e ter um macarrão bem recheado e saboroso. 

Molho branco

O molho branco também conhecido como bechamel é a oitava receita deste post. Neste vídeo, a Tatá Pereira ensina como preparar um molho branco de forma fácil e prática. Além da massa, este molho pode ser utilizado no preparo de pratos, como nhoque e lasanha.

Molho carbonara

A penúltima receita deste post é o molho carbonara. Neste vídeo, um dos campeões do MasterChef Brasil, Léo Young ensina como preparar um delicioso macarrão a carbonara que leva bacon e queijo no preparo. Para acompanhar esta massa, aposte em um belo vinho.

Molho de queijo gorgonzola

Esta receita é para quem ama queijo de sabor intenso. Neste vídeo, o chef de cozinha Luciano Nunes ensina como preparar um excelente molho feito à base de queijo gorgonzola. Além de ser um acompanhamento ideal para massas, este molho também pode ser servido para acompanhar carnes.

Molho pesto

Se você quer aprender a fazer aquele molho pesto, bem tradicional feito no pilão,  muito delicioso, você não pode perder essa receita que a chefe Paola Carosella vai ensinar. Além do próprio molho pesto, ela ensina a fazer um macarrão com molho pesto acompanhado de ricota e brócolis.

Molho de estrogonofe de linguiça

Agora que falamos dos molhos mais tradicionais, que tal inovar? Nesse vídeo o Mohamad Hindi, ensina a fazer um macarrão ao molho de estrogonofe de linguiça, que tem cara de férias e almoço descontraído, mas muito saboroso.

Com esses 12 tipos de molhos, você vai poder comemorar o Dia Nacional do Macarrão em grande estilo.  Além dessas 12 opções de molhos, você pode encontrar muitas outras receitas de massas aqui no site do Cooky, para preparar um almoço ou jantar especial para as pessoas que você ama.

Aproveite para conferir essas receitas:

Mas agora, eu quero saber de você: qual é o seu molho para macarrão favorito? 

Deixe sua opinião nos comentários. Vamos amar saber qual é a sua opinião!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam se deliciar com um belo prato de massa!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

3 comentários

  1. Avatar
    Itagibe R. Chaves Filho

    Desejo realizar pequenas modificações nas receitas consagradas, dando uma outra personalidade as mesmas.
    Por exemplo: fazendo um molho a bolonhesa tradicional, insiro uma erva nova, oferecendo um novo sabor.
    Gosto de gastronomia, mas não trabalho na área; sou medico, quando possível vou até a cozinha com amigos para se divertir!

Deixe uma resposta