Panetone: 04 receitas incríveis para faturar grana extra

O panetone é aquele doce que encanta paladar e olhar! Neste post, você confere receitas práticas e deliciosas para aumentar o seu faturamento vendendo panetone!

Pães e massas

Atualizado em 26/11/2021

Receita de panetone e chocotone para o Natal

Quem aí gosta muito de panetone, mas acha super triste o fato de conseguir comer essa iguaria somente no final do ano, levanta a mão!!!

Este pão de massa fofa e sabor adocicado também chamado de panetone é uma verdadeira delícia. E quando você entra no supermercado e consegue ver uma série deles espalhados pelas prateleiras, é possível lembrar que o fim do ano está a caminho, que o Natal está chegando e que o momento de provar todas as comidas deliciosas e reunir as pessoas mais especiais está próximo!

No entanto a época mais mágica do ano é também uma excelente oportunidade de ganhar um dinheirinho extra e assim terminar o ano com o bolso mais cheio e a mesa mais farta! E você pode fazer isso vendendo esta iguaria da culinária italiana, que é um doce muito versátil e que com um toque dos brasileiros, se tornou um pão recheado delicioso, que é de dar água na boca.

Por isso, neste post, você vai conhecer 04 receitas de panetone incríveis para faturar uma grana extra! E se você não tem o verdadeiro dom para vendas, aproveite para conhecer as receitas, reproduzir em casa e saborear um panetone em qualquer época do ano!

Vamos às receitas?

Panetone caseiro

Receita de panetone caseiro
Foto: Divulgação/TC Online

Ingredientes

Esponja

  • 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo

Massa

  • 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 4 gemas
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 75 g de manteiga em ponto pomada
  • ½ colher (chá) de sal
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • raspas de 1 laranja
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 1 colher (sopa) de vinho tinto
  • 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
  • ⅔ de xícara (chá) de uvas-passas
  • manteiga a gosto para assar

Modo de preparo

Esponja

  1. Numa tigela, misture o fermento na água para dissolver. Acrescente a farinha e misture bem com uma colher até incorporar todo o líquido. Cubra com filme (ou um pano) e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos, ou até a mistura crescer e ficar aerada.

Massa

  1. Separe 2 fôrmas descartáveis para panetone de 15 cm de diâmetro (para 500 g) e 8 palitos de churrasco.
  2. Reserve ¼ de xícara (chá) da farinha para adicionar na hora da sova e coloque o restante numa tigela. Misture com o açúcar e o sal, reserve.
  3. Assim que a esponja estiver pronta, comece o preparo da massa final. Numa tigela grande junte as gemas e o leite e bata com um garfo, apenas para misturar. Acrescente a esponja e misture com uma colher de pau – não precisa desmanchar completamente a esponja, apenas o suficiente para facilitar a mistura com os ingredientes secos.
  4. Acrescente os secos à mistura de gemas e mexa bem com a colher para incorporar todos os ingredientes e formar uma massa – no começo parece uma massa seca e pesada, mas logo perde esse aspecto, se preferir misture com as mãos. Adicione as raspas de limão e de laranja, o extrato de baunilha e o vinho. Misture novamente.
  5. Atenção: é importante que a manteiga esteja em ponto pomada, ou seja, macia mas sem derreter. Se estiver muito gelada leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos. Junte a manteiga à massa em três etapas, misturando bem com a colher de pau a cada adição para incorporar – dobre e aperte a massa sobre ela mesma. Nesse ponto, ela vai começar a ficar mais pegajosa e densa.
  6. Ainda na tigela, comece a sovar a massa – como ela é densa, elástica e um pouco grudenta, é melhor sovar com a colher de pau. Estique, vire e dobre a massa sobre ela mesma, não é preciso colocar força. Durante a sova, vá adicionando a farinha de trigo reservada aos poucos. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, ela vai ficando mais lisa, elástica e menos pegajosa. Se preferir, sove na batedeira com o gancho, em velocidade baixa – na metade do tempo, pare de bater, vire a massa e raspe a lateral da tigela para sovar por igual.
  7. Acrescente as frutas cristalizadas, as uvas- passas e misture para que fiquem bem distribuídas.
  8. Com a espátula (ou as mãos untadas com um pouco de óleo), ajeite a massa para ficar redonda – não precisa ficar uma bola perfeita, apenas o suficiente para crescer de maneira uniforme. Cubra com filme (ou um pano) e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas, ou até crescer e aumentar o volume em ⅔.
  9. Unte a bancada com um pouco de óleo e transfira a massa já crescida para a bancada. Com uma faca (ou espátula de padeiro) divida a massa em duas porções. Para bolear a massa: posicione as mãos na lateral da massa, girando e tensionando a massa contra a bancada para formar uma bola.
  10. Transfira as duas bolas de massa para as fôrmas de panetone, cubra com filme (ou pano) e deixe descansar por mais 1 hora e meia.
  11. Quando faltar 30 minutos para o tempo do panetone, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  12. Antes de levar ao forno, usando uma navalha (ou faca bem afiada), faça um corte em cruz, pequeno e superficial, no topo dos panetones. Disponha um pedacinho de manteiga no centro de cada corte, cerca de ½ colher (chá), e coloque os panetones numa assadeira.
  13. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem dourados. Se na metade do tempo os panetones já estiverem dourados, cubra cada um com um pedaço de papel alumínio para que terminem de assar sem queimar a superfície. Para verificar se estão assados, espete um palito no centro da massa, se sair limpo estão prontos.
  14. Assim que os panetones saírem do forno improvise um recurso usado pelos padeiros profissionais: a ideia é deixar o panetone esfriando de cabeça para baixo. Para isso, espete dois palitos de cada lado como se fossem dois cabos de panela alinhados. Vire os panetones de cabeça para baixo e apoie as extremidades os palitos em duas pilhas de livro (ou duas panelas altas). Deixe descansar de cabeça para baixo, até esfriar – isso serve para que a massa não perca volume à medida que esfria. Sirva a seguir com frutas frescas ou armazene os panetones em sacos plásticos para não ressecar por até 5 dias.

Fonte: Panelinha

Chocotone caseiro

Receita de chocotone caseiro
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

Esponja

  • ½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de água (150 ml)
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo (6 g)
  • 1 ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo (cerca de 200 g)

Massa

  • 2 ⅓ xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 300 g)
  • 3 colheres (sopa) de água (cerca de 50 ml)
  • 3 ½ colheres (sopa) de leite em pó (25 g)
  • 4 gemas
  • ⅓ de xícara (chá) + 1 colher (sopa) de manteiga em ponto pomada (80 g)
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar (cerca de 80 g)
  • ½ colher (chá) de sal (6 g)
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • raspas de 1 laranja grande (tipo bahia)
  • 1 xícara (chá) de gotas de chocolate ou chocolate cortado em cubinhos (cerca de 150 g)
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • óleo de milho a gosto para untar a bancada e as mãos
  • manteiga a gosto para assar

Modelar assar

  • óleo de milho a gosto para untar a bancada e as mãos
  • manteiga a gosto para assar
  • óleo de milho a gosto para untar a bancada e as mãos
  • manteiga a gosto para assar

Modo de preparo

Esponja

  1. Numa tigela grande, misture a água com o fermento – a tigela tem que ser grande mesmo, pois vai ser usada para fazer a massa final. Acrescente a farinha e mexa com uma colher de bambu, raspando bem a parede da tigela, até não haver farinha solta – não precisa sovar). Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até a mistura crescer e ficar bem aerada.

Massa

  1. Assim que a esponja estiver pronta, comece o preparo da massa. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma outra tigela e reserve as claras para uma outra receita. Bata as gemas levemente com um garfo e misture a água.
  2. Acrescente a mistura de gemas e água na tigela onde está a esponja. Adicione a farinha, mas não toda – reserve cerca de ¼ de xícara (chá) para usar na hora da sova. Junte o leite em pó, o sal e mexa bem com a colher de bambu para que os líquidos sejam absorvidos – no início, a massa parece seca e dura, mas logo perderá esse aspecto (se preferir misture os ingredientes com as mãos).
  3. Em outra tigela pequena, misture o açúcar e o extrato de baunilha. Junte a manteiga e misture bem para formar uma pasta.
  4. Acrescente a pasta de manteiga com açúcar à massa em três etapas, sempre misturando bem com a colher de bambu a cada adição, para incorporar bem (se preferir, já comece a usar as mãos). À medida que for apertando e esticando a massa começa a ficar pegajosa.
  5. Transfira a massa para a tigela da batedeira. Usando o batedor de gancho, bata a massa na velocidade 2 (ou aquela imediatamente acima da mais lenta). Deixe bater por cerca de 15 minutos – durante a sova acrescente a farinha reservada aos poucos e, a cada 5 minutos, desligue a batedeira e “vire a massa” com a espátula, para que seja sovada por igual. Pare de bater quando massa estiver bem lisa e mais firme – a massa vai descolar da parede da tigela quando estiver no ponto.
  6. Enquanto a massa é sovada, aproveite para separar os demais ingredientes: numa tigela misture as raspas limão siciliano e de 1 laranja-baía com as gotas de chocolate.
  7. Assim que a massa descolar da parede da tigela, desligue a batedeira. Acrescente as gotas de chocolate com as raspas de cítricos e misture bem com a colher de bambu (ou com as mãos), até que os ingredientes estejam bem distribuídos.
  8. Com a colher de bambu, ajeite a massa para modelar numa bola (se preferir, use as mãos, untadas com um pouco de óleo). Cubra com filme e reserve num local sem calor nem vento e por 2 a 3 horas até crescer, mas sem chegar a dobrar de tamanho.

Modelar e assar

  1. Separe 2 fôrmas descartáveis para panetone de 15 cm de diâmetro (para 500 g) e quatro palitos de churrasco.
  2. Passe uma fina camada de óleo sobre a bancada e despeje a massa já crescida, delicadamente. Com uma faca grande (ou espátula de padeiro), divida a massa em duas porções iguais. Unte as mãos com um pouco de óleo e modele cada porção em uma bola: posicione as mãos na lateral da massa, girando e tensionando a massa contra a bancada ao mesmo tempo para bolear.
  3. Transfira cada bola de massa para uma fôrma de papel própria para panetone (se preferir, utilize duas assadeiras, tipo ramequin, untadas com manteiga). Cubra com filme (ou pano de prato) e deixe descansar por 90 minutos –  elas devem crescer, mas sem chegar até o topo da fôrma.
  4. Quando faltar 30 minutos para o tempo de crescimento dos chocotones, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  5. Dez minutos antes de colocar para assar, descubra os chocotones, para que a massa forme uma fina película – isso facilitará o corte. Completado o tempo de crescimento da massa, use uma lâmina de padeiro (ou faca bem afiada) para fazer um corte em cruz, pequeno e superficial, no topo das duas massas. Coloque um pedacinho de manteiga, cerca de ½ colher (chá), no centro de cada corte.
  6. Coloque as duas fôrmas de chocotone numa assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até que a crosta fique dourada. Na metade do tempo, se você perceber que os chocotones já estão dourando muito antes da hora, retire a assadeira do forno e cubra cada um com um pedaço de papel alumínio. Volte ao forno para terminar de assar.
  7. Assim que os chocotones saírem do forno improvise um recurso usado pelos padeiros profissionais: espete 4 palitos de churrasco a cerca de 1 cm da base de cada chocotone, dois de cada lado; vire os chocotones de cabeça para baixo e apoie as extremidades dos palitos em duas pilhas de livro (ou duas panelas altas). Deixe os chocotones descansarem de cabeça para baixo, até esfriar – isso serve para que a massa não perca volume à medida que esfria. Sirva a seguir.   

Fonte: Panelinha

Panetone Trufado

Receita de chocotone trufado
Foto: Divulgação/Tudo Receitas

Ingredientes

  • 1 panetone de 250 g
  • 200 g de chocolate ao leite derretido
  • 100 g de chocolate meio amargo picado
  • 100 g de chocolate ao leite picado
  • 1/2 lata de creme de leite com soro
  • 1 colher (sopa) de rum
  • 500 g de chocolate ao leite fracionado para banhar

Modo de preparo

  1. Corte uma tampa do topo do panetone na espessura de 1 cm.
  2. Com uma faca de serra, retire o miolo do panetone (reserve), formando um “vaso” com 2 cm de borda.
  3. Passe o chocolate ao leite derretido por dentro e por fora do panetone, cobrindo-o inteiramente. Deixe secar.
  4. Derreta os chocolates ao leite e meio amargo e acrescente o creme de leite e o rum até formar um creme espesso. Leve para gelar até firmar (umas 2 horas).
  5. Modele bolinhas (trufas), banhe-as no chocolate fracionado e deixe secar.
  6. Preencha o panetone com as bolinhas e o miolo esfarelado e decore com bolinhas envolvidas em granulado ou splits.

Fonte: Ana Maria Braga

Panetone Vulcão

Receita de panetone vulcão
Foto: Divulgação/iBahia

Ingredientes

  • 1 unidade de panetone
  • 500 g de chocolate meio amargo
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de creme de leite
  • 3 colheres (sopa) de rum
  • 150 g de chocolate ao leite fracionado

Modo de preparo

  1. Leve uma panela pequena com o creme de leite para amornar. Quando começar a aparecer as primeiras bolhas de fervura, desligue, junte 450 g de chocolate meio amargo picado, tampe e deixe por cerca de 4 minutos para o chocolate derreter. Passado o tempo, junte o rum e misture bem com uma espátula até a ganache ficar homogênea.
  2. Coloque o panetone de ponta cabeça e com uma faca de pão retire uma tampa da parte debaixo do panetone. Reserve. Com uma colher, retire o miolo do panetone.
  3. No micro-ondas, derreta o restante do chocolate meio amargo. Reserve. Preencha o interior do panetone com a ganache prepararada, tampe com a tampa de panetone cortada e passe o chocolate derretido para selar a tampa e prevenir que a ganache de dentro escorra.
  4. Passe um filme plástico ao redor do panetone recheado, mantendo ele de ponta cabeça (com a tampa cortada para cima), e leve ao freezer por 25 minutos.
  5. Derreta o chocolate para cobertura. Reserve.
  6. Retire o panetone recheado do freezer, transfira para um prato e coloque-o na posição normal. Retire o filme plástico e cubra o panetone com o chocolate para cobertura derretido, decore com as nozes picadas e sirva a seguir.

Fonte: CyberCook

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 04 receitas incríveis de panetone para fazer no conforto do seu lar e depois revender. Desta forma, você consegue faturar uma grana extra ou vai poder se deliciar com um belíssimo panetone em qualquer época do ano. E aí? Gostou das opções?

Seus clientes vão amar ter essas opções de panetone para comprar, agora é com você! Coloca a mão na massa e começa a se preparar, porque encomendas não vão faltar.

Mas se você chegou até aqui porque tem mãos de fada e pretende ganhar um bom dinheiro vendendo doces, que tal aproveitas estes posts: 06 receitas incríveis de donuts para comer ou vender e 05 receitas de ovos de Páscoa para vender e consumir!

Agora se este post te ajudou, que tal compartilhar com seus amigos em suas redes sociais? Assim, eles também poderão aproveitar estas e outras receitas para faturar uma grana extra seja durante as festas de fim de ano ou em outras datas comemorativas!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta