Ícone do site Cooky Receitas

Receita de moqueca: 10 opções para seu almoço ou jantar

Para entender esse prato temos que ir um pouco além das receitas que trouxemos aqui. 

Iniciando com o fato que ao certo não se pode afirmar de onde a receita de moqueca surgiu, os baianos defendem veemente que o prato é tradicional da região, enquanto os capixabas afirmam que a moqueca surgiu no Espírito Santo. Independente da sua origem em um ponto todos concordam: é um prato incrivelmente delicioso e rende elogios de qualquer um que os prove. 

Mas as características inerentes que cada região traz para a moqueca são essenciais para definir qual deles vai se adequar mais ao seu paladar.

A moqueca baiana tem maior influência da cultura africana, e seu toque especial está ligado a sua composição com leite de coco e azeite de dendê.

Já a moqueca dos capixabas têm seus traços indígenas mais enfatizados, com tomate, óleo de urucum e peixes, tornando o prato mais leve nessa região.

Moqueca de lagosta

Foto: Divulgação/ Tudo Gostoso

Vamos começar lembrando que criar na cozinha não tem limite, e por este motivo as receitas que trouxemos serão essencialmente especiais.

Ao começar por esta moqueca de lagosta, além de ser uma receita um pouco diferente é uma escolha perfeita para surpreender seus convidados em um jantar. A lagosta diferente de alguns outros crustáceos de sua família possui um corpo um pouco maior, um sabor característico que transita entre o salgado e o adocicado, também é fonte de vitaminas do complexo B e de ômega 3.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Compre as lagostas sem tripas e sem cabeças.
  2. Lave-as com uma escovinha. Coloque-as em água com limão por uma hora.
  3. Escorra-as e prepare um tempero usando a metade do alho, cebola, cebolinha verde, coentro e uma colher de sobremesa de sal. Se gostar, amasse uma pimenta dedo de moça (opcional).
  4. Coloque as lagostas nesse tempero e deixe marinar por cerca de 2 horas.
  5. Em uma panela, de preferência de barro, coloque o azeite e deixe refogar o restante do alho amassado e da cebola picada, deixe dourar.
  6. Junte uma colher de sobremesa de colorau. Acrescente os tomates picados.
  7. A seguir, junte as lagostas previamente temperadas. Jogue o coentro e a cebolinha verde por cima e deixe ferver.
  8. Com o auxílio de uma colher, coloque o caldo nos cortes das lagostas para que a carne delas fique mais saborosa. Prove o sal.
  9. Quando servir, jogue um pouco de coentro por cima para decorar.
  10. Servir com arroz branco e salada de palmito ou de verduras.

Fonte: Claudia

Moqueca de camarão

Foto: Divulgação/ Receitinhas

Já a receita de moqueca de camarão é para aqueles que amam tudo com frutos do mar. O camarão além de ser um crustáceo muito famoso na culinária mundial tem um grande peso em diversos pratos brasileiros, que inclusive são adaptados para serem feitos com ele. São encontrados em rios, lagos e tanques de criações (de água doce e marinhos).  Seu sabor adocicado é único e inconfundível e deve ser levado em consideração na hora de fazer sua moqueca. Além disso, ele também é fonte de ômega 3, cálcio e ferro.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. O primeiro passo para preparar sua moqueca de camarão é limpar os camarões e colocá-los em uma tigela junto com o suco de limão, um pouco de sal e pimenta. Reserve.
  2. Em seguida pique ou corte em rodelas a cebola, os alhos, os tomates e os pimentões, jogando fora as sementes.
  3. Leve as cebolas e os alhos para refogar no azeite de oliva em uma panela grande (de preferência de barro) ou frigideira.
  4. Quando a cebola estiver mole acrescente os tomates, os pimentões e o leite de coco, mexendo até ferver.
  5. Depois adicione os camarões e o azeite de dendê, deixando cozinhar em fogo médio até os camarões ficarem rosados.
  6. Quando os camarões estiverem quase prontos, retifique o sal da sua moqueca de camarão e adicione os coentros e a salsinha.
  7. Mexa, deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos, desligue o fogo e sirva quente acompanhada de arroz branco ou farofa. Bom apetite!

Fonte: Tudo Receitas

Moqueca Capixaba com pirão

Foto: Divulgação/ Sabor Na Mesa

Agora vamos falar sobre a tradicional (ou uma das, rs), a receita de moqueca capixaba já traz em seu nome um grande valor cultural e em seu sabor o indescritível prazer de um prato tradicional. Pode ser servida tanto no almoço como no jantar, como é mais leve você pode escolher em qual das refeições vai se adequar mais. E nesta receita você pode optar por incluir o pirão e criar um prato ainda mais completo.

Ingredientes da tintura:

Modo de preparo da tintura:

  1. Numa panela grande, coloque o óleo e as sementes de urucum. Leve ao fogo baixo e deixe ferver, mexendo sempre para misturar. 
  2. Quando o óleo começar a ficar avermelhado e as sementes ligeiramente pretas, retire do fogo. 
  3. Deixe esfriar e coe. 
  4. Coloque em vidro com tampa e guarde em um local seco e arejado.

Ingredientes da moqueca:

Modo de preparo da moqueca:

  1. Coloque as postas de peixe num recipiente e tempere com sal e o suco de limão. Enquanto prepara os outros ingredientes, deixe o peixe marinando na geladeira. Os ingredientes do pirão e os do peixe podem ser preparados juntos. 
  2. Com uma faca afiada, corte os tomates ao meio e retire as sementes. Pique as metades em pedaços pequenos. Descasque as cebolas e corte cada uma delas ao meio. Em seguida, apoie cada metade numa tábua e corte em cubos. Lave as folhas de coentro, e cebolinha sob água corrente e seque bem. Pique as ervas. 
  3. Leve uma panela grande ao fogo baixo e acrescente o azeite e o óleo de urucum e deixe aquecer. Em seguida, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Com uma escumadeira, retire metade da cebola e reserve. 
  4. Adicione metade do tomate picado e mexa bem com uma colher de pau. Em seguida, coloque as postas de peixe sobre a cebola e o tomate. Cubra as postas com a cebola reservada e o tomate restante. 
  5. Acrescente o coentro, o sal e o caldo de peixe. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 10 a 15 minutos, sem mexer. Verifique os temperos e se o peixe está cozido.

Ingredientes do pirão:

Modo de preparo do pirão:

  1. Numa panela média, leve a tintura de urucum ao fogo baixo. Quando aquecer, adicione a cebola e refogue por 2 minutos. 
  2. Acrescente o tomate e refogue por mais 1 minuto. 
  3. Junte o caldo de peixe e os temperos restantes e deixe o caldo ferver. 
  4. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo com uma colher de pau sem parar. 
  5. Ajuste os temperos e sirva bem quente.

Fonte: Panelinha

Moqueca de frango

Foto: Divulgação/ Eu Gourmet

Essa forma de fazer é um pouco diferente, mas não fica atrás de nenhuma outra, pelo contrário, a receita de moqueca de frango é ainda mais abrangente, pois consegue unir uma proteína muito utilizada em diversos pratos com todo o sabor do tempero da moqueca baiana, ou seja: literalmente unindo o útil ao agradável! E garantimos que independente deste prato ser feito no almoço ou jantar da sua família, todos irão se apaixonar.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, aqueça o óleo e doure bem os pedaços de frango. Junte o óleo de dendê, a cebola, os pimentões, o tomate e refogue bem.
  2. Tempere com o sal e a pimenta e acrescente o caldo de legumes. Deixe cozinhar até o frango e os legumes ficarem macios.
  3. Junte o leite de coco, a salsa e desligue o fogo. 
  4. Sirva acompanhada de arroz branco.

Fonte: Claudia

Moqueca de pintado

Foto: Divulgação/ Guia da Cozinha

E como cada peixe tem seu sabor característico, o sabor final das receitas variam. Como é o caso desta moqueca de pintado. Esse peixe faz parte da cultura indígena, e se você procura por uma moqueca com sabores mais leves é uma excelente opção. É considerado um peixe nobre por sua carne branca e pequena quantidade de espinhos. Então, o pintado é uma opção interessante a se pensar na hora de preparar uma moqueca para toda a família (em especial, para as crianças).

Ingredientes:

Modo de preparo

  1. Tempere as postas de pintado com sal, limão e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Deixe o peixe descansar por 30 minutos para pegar o gosto do tempero.
  3. Em uma panela de sua preferência coloque o azeite e frite o alho e a cebola até murchar em seguida adicione o colorau.
  4. Coloque o molho de tomate com meia xícara de água, pimenta bode e faça as camadas de pimentão verde, vermelho, amarelo.
  5. Espalhe o creme de leite, em seguida as postas de pintado, por cima o azeite de dendê, os tomates com pele e semente, o cheiro verde e o coentro.
  6. E por último cubra com leite de coco.
  7. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.
  8. Para ficar mais saboroso, com o auxílio de uma concha vá regando o peixe com o caldo dos cantos da panela.

Fonte: Receitas da Fia

Moqueca de frutos do mar

Embora os peixes sejam a grande estrela de muitos pratos, sabemos que no mar existem muitas outras opções que várias vezes acabam roubando a cena também! Como é o caso desta moqueca de frutos do mar, composta por nada mais nada menos que: lula, polvo, camarão, badejo e muito tempero! Mas lembrando sempre que a receita pode ser apenas a base, e você pode incluir outros ingredientes a depender apenas da sua imaginação.

Ingredientes da moqueca:

Modo de preparo da moqueca:

  1. Refogue o tomate e a cebola no azeite de dendê, adicione o leite de coco e deixe ferver um pouco.
  2. Acrescente o peixe, a lula, o polvo e os camarões e deixe cozinhar por 10 minutos.
  3. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino e sirva salpicada com a salsa e a pimenta-de-cheiro e acompanhada de arroz branco e do pirão.

Ingredientes do pirão:

Modo de preparo do pirão:

  1. Transfira metade do caldo da moqueca para uma panela (preferencialmente de barro) e adicione a farinha dissolvida (para não empelotar).
  2. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos ou até adquirir consistência cremosa e sirva.

Fonte: Ana Maria Braga

Moqueca de ovo

Foto: Divulgação/ Receitas Nestlé

Agora, se você prefere optar por uma receita sem carnes e adora um ovinho cozido, essa receita de moqueca de ovo é perfeita para você! Essa receita é deliciosa, nutritiva, única e se você ou alguém da sua família é vegetariano, vai adorar essa receita. A base desta moqueca é muito parecida com a da moqueca baiana, então se você prefere uma receita com sabores mais intensos, vai amar essa!

Ingredientes: 

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos ou até ficar transparente.
  2. Adicione o tomate, a água, a polpa de tomate, os temperos de sua preferência e o sal, e misture. Sobre a mistura de tomate e polpa, intercale camadas com o pimentão verde, 4 dos ovos cozidos em rodelas, o leite de coco e o suco de limão.
  3. Cozinhe por 12 minutos, com a panela semi tampada ou até obter um ensopado com caldo levemente encorpado.
  4. Adicione o restante dos ovos ainda inteiros, cozinhe por mais 2 minutos ou até aquecer bem.
  5. Retire do fogo e sirva em seguida.

Fonte: Sabores Ajinomoto

Moqueca de batata doce

Foto: Divulgação/ Conquiste Sua Vida

Se você é um adepto ao mundo fitness com certeza já ouviu falar que batata doce é um item essencial no carrinho de qualquer um! Mas diferente desse mundo fitness, essa receita de moqueca de batata doce não é focada somente nos benefícios desse tubérculo, e sim em todo o delicioso sabor que ela pode ter em conjunto com essa receitinha…

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Refogue a cebola e o alho em azeite até a cebola ficar transparente.
  2. Junte o tomate aos pedaços e deixe cozinhar até o líquido dos tomates evaporar.
  3. Coloque no tacho o gengibre e a malagueta, metade do pimentão vermelho, metade das batatas doces e metade do tomate às rodelas.
  4. Por cima coloque a outra metade do pimentão, das batatas e do tomate.
  5. Regue com o leite de coco e óleo de dendê, tempere com sal e deixe cozinhar 20 minutos ou até as batatas estarem cozidas.

Fonte: The Love Food

Moqueca de Banana-da-terra

Foto: Divulgação/ Conquiste sua Vida

Se você gosta de criar receitas diferenciadas, e tem um apreço por sabores adocicados, que tal experimentar essa receitinha de moqueca de banana-da-terra? Sim, acredite ou não, essa é mais uma das diversas variações deste prato! E se você quer optar por uma receita diferenciada e surpreender toda sua família, com certeza indicaremos essa aqui!

Ingredientes: 

Modo de preparo: 

  1. Lave e seque os pimentões, os tomates, as pimentas e o coentro (mantenha as raízes e talos).
  2. Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados. Corte os tomates em quartos, descarte as sementes e corte cada quarto ao meio na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos.
  3. Descasque e pique fino os dentes de alho. Pique fino as raízes e os talos do coentro e reserve as folhas inteiras para a finalização.
  4. Corte as pimentas dedo-de-moça e de cheiro ao meio, com uma colher, raspe e descarte as sementes. Pique fino as metades. Leve uma panela de barro média (ou uma panela média de outro material) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher de sopa de azeite, adicione as pimentas, o alho, as raízes e talos do coentro e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até ficar bem perfumado. Acrescente a água, a casca de limão e misture bem. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos para formar um caldo saboroso. 
  5. Desligue o fogo e descarte a casca do limão. Com uma concha, transfira o caldo para o liquidificador, adicione o azeite de dendê, o leite de coco, 2 colheres de chá de sal e bata por 2 minutos até ficar bem emulsionado – assim o caldo da moqueca fica mais aveludado e a gordura do dendê e do coco não se separam no cozimento. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa. No total você terá 2 ¾ xícaras de chá de líquido para cozinhar a moqueca, se necessário complete com um pouco de água.
  6. Volte a panela ao fogo médio, regue com 1 colher de sopa de azeite, adicione os pimentões, a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 4 minutos, ou até os legumes ficarem macios e a cebola transparente.
  7. Enquanto isso, com uma faca corte as pontas e descasque as bananas. Corte cada banana em rodelas, na diagonal. 
  8. Acrescente as bananas e os tomates ao refogado e misture delicadamente. Junte o caldo batido, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a banana ficar cozida mas ainda com textura para mordida. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Moqueca de palmito

Foto: Divulgação/ Paulo Greca

E por último, mas não menos importante: a moqueca de palmito. 

Que o palmito é um ingrediente super versátil todos sabemos, mas você já experimentou essa moqueca?

Oriundo da palmeira, o palmito (ou miolo) tem um sabor suave, textura macia e é comercializado em conservas. Se você prefere optar por uma receita vegana e leve essa moqueca se encaixa perfeitamente!

Ingredientes: 

Modo de preparo:

  1. Refogue o alho e a cebola até murchar. Adicione o tomate e um pouco de água para formar um molho. Quando começar a encorpar, acrescente o pimentão e deixe ferver até encorpar.
  2. Tempere com sal a gosto, acrescente metade do leite de coco e arrume os palmitos sobre o molho. Quando levantar fervura, regue com o azeite de dendê e salpique o coentro.
  3. Agregue o leite de coco restante, tampe e cozinhe por mais uns 5 minutos. Sirva em seguida, acompanhada, se desejar, de arroz branco e farinha de mandioca fina.

Fonte: Ana Maria Braga

Conclusão

Para completar essas receitas de moqueca, que tal apostar em uma farofa especial?!

A culinária brasileira é repleta de surpresas, sabores e muito amor. Trouxemos aqui apenas algumas sugestões para você preparar sua moqueca, mas como sempre destacamos: a criação fica ao seu critério! Então ouse, retire, troque ou acrescente novos ingredientes. Crie novas receitas e compartilhe conosco!

A moqueca é muito mais que apenas um prato, é um grito de resistência para todas as culturas envolvidas. Fazendo essas receitas ajudamos a manter viva a chama da culinária, e todos os seus tons!

Sair da versão mobile