A cultura de um povo é feita de vários pontos: idioma, sotaque, suas expressões artísticas, costumes e culinária. A internet nos deu a oportunidade de conhecer cada um desses aspectos sem precisar sair de casa, mas quando viajamos até o local temos a oportunidade de viver os costumes daquela cultura, já que estaremos fazendo parte do dia a dia daquelas pessoas.
Porém, nem sempre dá para viajar, seja por falta de tempo ou dinheiro.
Mas dentro daqueles aspectos (idioma, sotaque, suas expressões artísticas, costumes e culinária) o que costuma chegar com mais facilidade até nós é a culinária, isso porque é um costume muito presente na vida das pessoas. Afinal, se você visita um amigo mineiro, provavelmente você vai comer algo mais típico de minas.
Mas existe uma região que tem uma cultura extremamente forte, que se espalhou por todo o Brasil, por conta da garra da sua população, que está sempre em busca de novas oportunidades e de ser um povo super feliz, que esbanja musicalidade e uma culinária marcante, esses são os nordestinos.
Além das que interessa mesmo para nós é a culinária que encantou e encanta muita gente. Se você ainda não teve a chance de experimentar um dos pratos da Culinária do Nordeste, como baião de dois, uma moqueca ou um vatapá, agora chegou o momento, porque separamos uma lista de receitas com a cara do nordeste para você fazer em casa e se deliciar!
Baião de dois
Ingredientes
Baião de dois
- 2 colheres de sopa ou 25 gramas de banha de porco
- 1 xícara de chá ou 150 gramas de bacon cortado em palitos
- 2 xícaras de chá ou 300 gramas de linguiça calabresa cortada em um quarto de lua
- 2 colheres de sopa ou 40 gramas de alho picado
- 1 e um terço de xícara de chá ou 200 gramas de cebola picadinha
- Um terço de xícara de chá ou 50 gramas de pimentão verde picadinho
- 1 colher de chá ou 5 gramas de pimenta de cheiro picadinha
- 1 colher de sopa de talo de coentro picadinho
- 1 xícara de chá ou 100 gramas de carne-seca cozida e desfiada
- 250 gramas de feijão-verde (se não tiver feijão-fradinho)
- 1 folha de louro
- 1 litro e 200 mililitros ou 5 xícaras da água de cozimento da carne-seca
- Meia colher de sopa de manteiga de garrafa
- 1 e meia xícara de chá ou 250 gramas de carne-seca cozida e cortada em cubos médios
- Meia colher de sopa de manteiga de garrafa
- 1 e meia xícara de chá ou 200 gramas de queijo coalho cortado em cubos médios
- 2 xícaras de chá ou 300 gramas de tomate sem semente cortado em cubos pequenos
- 800 gramas de arroz cozido, cerca 350 gramas de arroz cru
- Folhas de coentro picado a gosto
Carne seca
- 2 litros de água
- 800 gramas de carne seca dessalgada e cortada em bifes
Modo de preparo
Baião de dois
- Numa panela grande em fogo médio, coloque 2 colheres de sopa de banha de porco, 1 xícara chá de bacon cortado em palitos, 2 xícaras de chá de linguiça calabresa cortada em um quarto de lua e refogue até dourar – cerca de 5 minutos.
- Adicione 2 colheres de sopa de alho picado, 1 e um terço de xícara de chá de cebola picadinha, um terço de xícara de chá de pimentão verde picadinho, 1 colher de chá de pimenta de cheiro picadinha, 1 colher de sopa de talo de coentro picadinho e refogue até começar a dourar por mais ou menos 5 minutos.
- Junte 1 xícara de chá de carne-seca cozida e desfiada, 250 gramas de feijão-verde, 1 folha de louro, 1 litro e 200 mililitros da água de cozimento da carne-seca, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por mais ou menos 25 minutos até que o feijão esteja cozido, mas ainda ‘al dente’.
- Derreta meia colher de sopa de manteiga de garrafa numa frigideira antiaderente em fogo médio e doure 1 e meia xícara de chá de carne-seca cozida e cortada em cubos médios. Reserve.
- Na mesma frigideira, derreta meia colher de sopa de manteiga de garrafa e doure 1 e meia xícara de chá de queijo coalho cortado em cubos médios. Reserve o queijo coalho junto com a carne-seca dourada.
- Quando o feijão estiver cozido, destampe a panela, junte 2 xícaras de chá de tomate sem semente cortado em cubos pequenos, 800 gramas de arroz cozido, a carne-seca, o queijo coalho dourado e mexa até a água secar. Apague o fogo, adicione folhas de coentro picado a gosto e sirva em seguida.
- Dica: para substituir o feijão-verde por feijão-fradinho, cozinhe por 45 minutos com 6 xícaras de chá de água do cozimento da carne-seca (um litro e meio).
Carne-seca
- Em uma panela de pressão em fogo médio, coloque 2 litros de água e 800 gramas de carne-seca dessalgada e cortada em bifes, tampe a panela e assim que chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos.
- Depois deste tempo desligue o fogo, retire a pressão e destampe a panela.
- Retire a carne-seca e desfie 1 xícara de chá. O restante da carne-seca, 1 e meia xícara de chá, corte em cubos médios. Reserve o caldo do cozimento, cerca de 1 litro e meio.
Fonte: Ana Maria Braga
Vatapá
Ingredientes
Caldo de cabeça de peixe
- 1 cabeça de peixe
- 1 xícara (chá) de água
- 2 cebolas grandes
- 3 dentes de alho
- 2 tomates grandes
- 1 maço de coentro
- caldo de 1 limão
- 2 pimentas-de-cheiro
- ¼ de colher (chá) de cominho em pó
- 1 pitada de sal
Vatapá
- 500 g de pão amanhecido (compre no dia anterior)
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 cebola grande
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de camarão seco sem casca
- ¾ de xícara (chá) de amendoim cru, sem pele
- 1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
- 1 ½ xícara (chá) de leite de coco (360 ml)
- ¾ de xícara (chá) de azeite de dendê
- sal a gosto
Modo de preparo
Caldo de cabeça de peixe
- Descasque e pique grosseiramente as cebolas e os dentes de alho. Lave, seque e corte os tomates em quatro partes. Lave e seque o maço de coentro, retire as folhas e descarte os talos. Meça 1 xícara (chá) de folhas, pressionando bem.
- No liquidificador, junte a cebola, o alho, o tomate, o coentro, o caldo do limão e tempere com sal e cominho. Regue com a água e bata apenas para triturar os ingredientes grosseiramente.
- Numa panela, coloque a cabeça do peixe, as pimentas-de-cheiro inteiras e regue com a marinada. Leve ao fogo médio e, quando começar a borbulhar, tampe a panela e baixe o fogo. Deixe cozinhar por 20 minutos.
- Desligue o fogo e passe o caldo pela peneira. Reserve. Coloque a cabeça do peixe numa tábua e, com um garfo, retire toda a carne.
- No liquidificador, bata a carne com o caldo. Transfira para uma tigela, cubra com filme e leve à geladeira
Vatapá
- Numa tábua, corte os pães em fatias. Transfira para uma tigela bem grande e regue com as 2 xícaras (chá) de água.
- Enquanto isso, descasque e pique fininho a cebola. Descasque e rale o gengibre. Reserve.
- No processador de alimentos ou liquidificador, triture metade do camarão seco e transfira para uma tigela.
- No mesmo processador de alimentos ou liquidificador (não precisa limpar depois de processar o camarão), bata o amendoim e a castanha-de-caju com 1 xícara (chá) de leite de coco. Transfira para outro recipiente.
- No processador de alimentos ou liquidificador (ainda não precisa lavar!), coloque o quanto couber de pão amolecido (sem lotar) e bata até formar uma papa lisa. Transfira para um recipiente e repita o procedimento com o restante do pão.
- Numa panela grande, leve o azeite de dendê ao fogo médio. Quando aquecer, refogue a cebola e o camarão seco triturado, mexendo sempre. Assim que a cebola murchar, cerca de 5 minutos, junte a papa de pão e misture bem.
- Junte à panela a pasta de castanhas, o camarão seco inteiro (reserve alguns para decorar), o gengibre ralado, o caldo de peixe e o leite de coco restante. Vá mexendo, até a mistura começar a soltar do fundo da panela. Caso passe do ponto, regue com um pouco de água fervente. Verifique o sabor e, se necessário, acerte o sal.
- Transfira para o recipiente onde o vatapá será levado à mesa, regue com 1 colher (sopa) de azeite de dendê e decore com algumas folhas de coentro e 3 ou 4 camarões. Sirva com arroz e farofa.
Fonte: Panelinha
Moqueca rápida de peixe
Ingredientes
- 4 tranches (postas) de robalo sem pele (cerca de 150g cada)
- 2 tomates
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão verde
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- ½ pimenta de cheiro (opcional)
- 6 galhos de coentro (folhas e talos)
- 200 ml de leite de coco (¾ de xícara (chá))
- ¼ de xícara (chá) de azeite de dendê
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal a gosto
- folhas de coentro a gosto para servir
Modo de preparo
- Lave e seque os pimentões, os tomates, as pimentas e o coentro.
- Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados de 3 cm. Corte os tomates em quartos, descarte as sementes e corte cada quarto ao meio na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm. Descasque e pique fino o dente de alho. Fatie a pimenta de cheiro em rodelas. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, raspe as sementes com a ponta da faca e pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos.
- No liquidificador, bata o leite de coco com o azeite de dendê e ½ colher (chá) de sal por 1 minuto até ficar bem emulsionado – assim o caldo da moqueca fica mais aveludado e a gordura do dendê e do coco não se separam do líquido.
- Tempere o peixe com sal a gosto.
- Leve uma panela média (ou frigideira de borda alta) ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Junte os pimentões e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o alho e as pimentas e mexa por 1 minuto para perfumar.
- Abaixe o fogo, junte o coentro e o leite de coco batido com dendê. Adicione os tomates e misture bem. Com uma pinça, coloque as tranches de peixe entre os legumes – assim o peixe fica parcialmente imerso pelo caldo para cozinhar.
- Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até o peixe ficar cozido, mas ainda úmido, e os legumes macios. Sirva a seguir com folhas de coentro e farofa de dendê.
Fonte: Panelinha
Sarapatel
Ingredientes
- Todos os miúdos do porco (coração, bofe, língua, garganta e pulmão)
- 2 tomates grandes
- 2 cebolas
- 5 dentes alho
- 1 pimentão verde
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- 1/2 colher (sobremesa) de pimenta do reino
- 1/2 xícara (chá) de vinagre
- Cheiro verde
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Coloque a fissura para ferver até que todos os miúdos fiquem bem duros. Isso leva aproximadamente 40 minutos. Tire da panela e escorra toda água. Deixe esfriar, depois pique todos os miúdos.
- Pique os tomates, as cebolas, o pimentão, o alho e o cheiro verde. Coloque os miúdos em uma panela. Adicione todos os temperos picados.
- Em seguida, coloque o vinagre, o colorau e a pimenta do reino. Misture tudo e leve ao fogo. Refogue por 5 minutos, depois coloque um litro de água.
- Deixe cozinhando por 25 minutos e estará pronto para servir. Sirva com arroz branco.
Fonte: Receitas Edu Guedes
Acarajé, uma iguaria da culinária do Nordeste
Ingredientes
- 1kg de feijão-fradinho
- 3 cebolas grandes picadas
- Sal a gosto
- Azeite de dendê para fritar
Vatapá
- 2 vidros de leite de coco (400ml)
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 100g de castanha de caju torrada
- 100g de amendoim torrado
- 2 colheres (sopa) de gengibre picado
- 2 pães amanhecidos picados
- 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 500g de camarão limpo
- 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
- 1 xícara (chá) de coentro picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Esfregue os grãos de feijão entre as mãos para retirar a pele.
- Bata o feijão no liquidificador junto com a cebola e sal até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione água para bater.
- Modele pequenas bolinhas com a massa, com a ajuda de 2 colheres grandes e frite, aos poucos, em azeite de dendê.
- Escorra em papel absorvente e reserve.
- Para o vatapá, no liquidificador, bata o leite de coco, o leite, a castanha de caju, o amendoim, o gengibre e o pão até triturar bem. Reserve.
- Aqueça uma panela com o azeite de dendê e frite o alho e a cebola por 2 minutos.
- Adicione o camarão, a pimenta e o coentro e refogue por mais 3 minutos.
- Junte o conteúdo batido do liquidificador, tempere com sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre até engrossar.
- Abra os acarajés ao meio, recheie com uma porção do vatapá e sirva.
Fonte: Terra
Bobó de camarão
Ingredientes
- 1kg de mandioca em pedaços
- 1 cebola cortada em 4 partes
- 2 dentes de alho picados
- 8 xícaras (chá) de água
- 1 cubo de caldo de peixe
- 1,5 kg de camarão médio sem casca
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola ralada
- 1/2 colher (sopa) de alho picado
- 3 tomates maduros sem pele e sem semente picados
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1/2 colher (sopa) de azeite de dendê
- 1 colher (sopa) de coentro picado
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, cozinhe a mandioca com a cebola cortada, o alho, a água e o caldo de peixe em fogo baixo por 30 minutos após iniciada a pressão. Tempere o camarão com sal e pimenta e reserve.
- Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite, em fogo médio e frite a cebola ralada até ficar macia e adicione o alho picado e o tomate. Refogue por 5 minutos ou até derreter. Coloque o camarão e refogue por mais 5 minutos.
- Adicione o extrato de tomate e a água e reserve fora do fogo. Bata a mandioca com a água no liquidificador e despeje na panela com o camarão. Volte ao fogo médio, misture o leite de coco e tempere com sal e pimenta. Aqueça até levantar fervura, desligue o fogo e misture o azeite de dendê. Polvilhe com coentro e salsa antes de servir.
Fonte: Terra
Conclusão
Percebeu como a culinária nordestina é rica?
E fique sabendo que ainda tem muitos outros pratos típicas que você pode conhecer, tanto do nordeste como de outras regiões, inclusive você pode dar uma olhadinha nessas 8 receitas tipicamente brasileiras para saborear em casa.
Não deixe para depois, aproveite para fazer essas receitas da culinária do Nordeste ainda hoje e não esqueça de compartilhar esse post com os amigos!
Até a próxima!