Dentre as várias guloseimas que você pode achar na Festa Junina, sem dúvida as principais são as feitas com milho e a lista não é pequena, temos: Cuscuz de milho, curau, pamonha, pipoca, broa de milho, bolo de milho e muitas outras receitas. Esse grão acaba sendo a grande atração do mês de junho porque está muito relacionado ao seu tempo de colheita.
A Festa Junina veio de uma tradição portuguesa, onde eles comemoravam a colheita do trigo. Ao chegarem no Brasil, os portugueses quiseram manter a tradição, mas como aqui não tinha plantação de trigo, eles passaram a comemorar a colheita de um grão cultivado aqui no território, o milho.
Sem dúvida esse grão dourado precisa ser homenageado, além de uma delicia, o milho oferece uma série de benefícios para saúde, como:
- Previne doenças oculares;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda a emagrecer e a controlar o açúcar do sangue;
- Reduz os níveis de colesterol;
- Melhora o trânsito intestinal;
- É fonte de muita energia.
Como essa lista de benefícios você pode ficar bem tranquilo(a), aproveitando bem as quermesses de Festa Junina e provando todas as delícias que o milho oferece.
Mas é muito chato ficar tão dependente assim de uma época do ano, o milho é bom demais para provar só em junho e julho. Aqui nesse post você vai encontrar uma série de receitas deliciosas com milho. Desta forma, você pode preparar seu arraiá em casa, mas também provar o cardápio de festa junina o ano todo!
Vamos lá!
Bolo de Pamonha
Ingredientes
- 300 g de milho-verde congelado (ou 2 xícaras (chá) de milho verde cru debulhado)
- 1 xícara (chá) de leite
- ⅔ de xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 2 ovos
- ¼ de xícara (chá) de fubá
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Manteiga e fubá para polvilhar
- Canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário pequeno (que comporte 1,3 litros). Polvilhe com fubá e chacoalhe bem para enfarinhar. Bata sobre a pia para tirar o excesso.
- No liquidificador, bata o milho, o leite, o açúcar e a manteiga, até triturar bem os grãos. Acrescente os ovos e bata apenas para misturar.
- Junte o fubá e o fermento e bata novamente – a consistência é bem líquida, mesmo. Transfira a massa para o refratário preparado e leve ao forno para assar por 45 minutos ou até a superfície começar a dourar. Retire do forno e, se quiser, deixe esfriar. Quente, ele também fica delicioso! Polvilhe com canela em pó.
Fonte: Panelinha
Curau
Ingredientes
- 4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) grãos debulhados)
- 2 xícaras (chá) de leite
- ¾ de xícara (chá) de açúcar
- Canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo
- Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho).
- No liquidificador, bata o milho com o leite até triturar bem. Sobre uma panela, passe o leite batido por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido – descarte o bagaço.
- Misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até formar um creme grosso – o curau engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor.
- Com uma concha, distribua o creme em seis tigelas individuais e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó.
Fonte: Panelinha
Pamonha Caseira
Ingredientes
- 5 espigas de milho com palha
- ¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem.
- Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver.
- Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.
- Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme.
- Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.
- Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.
Fonte: Panelinha
Bolo de Milho
Ingredientes
- 3 ovos inteiros;
- 1 lata de milho verde escorrida;
- 100 ml de leite desnatado;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 3 colheres de sopa de adoçante culinário em pó ou açúcar de coco;
- 6 colheres de sopa de aveia em flocos;
- 1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo
- Bater as claras em neve e reservar.
- No liquidificador, bater as gemas, a manteiga, o leite e o milho em lata.
- Numa outra taça colocar a massa líquida, o açúcar, aveia em flocos e misturar bem.
- Depois de bem misturado adicione o fermento em pó e por último as claras, de forma delicada.
- Colocar em uma forma untada para pudim, levando ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Fonte: Tua Saúde
Sopa de Frango com Milho
Ingredientes
- 1/ frango sem pele cortado em pedaços;
- 2 litro de água;
- 2 espigas de milho cortadas em rodelas;
- 1 xícara de abóbora em cubos;
- 1 xícara de cenoura em cubos;
- 1 xícara de batata em cubos;
- 2 raminhos de coentro picados;
- 1/4 de pimentão roxo;
- 1 raminho de cebolinha;
- 1/2 cebola grande cortada pela metade;
- 2 colheres de chá de azeite de oliva;
- 1/2 cebola picada em quadradinhos e 2 dentes de alho machucado;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
- Colocar em uma panela grande o azeite para refogar a cebola em quadradinhos e os dentes de alho machucados.
- Em seguida, acrescentar água, frango, cebolinha, a cebola cortada pela metade, o pimentão, as rodelas de milho, sal e pimenta a gosto.
- Deixar ferver até que o milho e o frango estejam macios e depois acrescentar todos os vegetais e retirar o pimentão e a cebolinha.
- Quando todos os ingredientes estiverem macios, acrescentar o coentro picado. É importante remover gradualmente a espuma que se forma no caldo. Está pronto para servir!
Fonte: Tua Saúde
Creme de Milho
Ingredientes
- 1 lata de milho-verde em conserva, escorrido
- 3 colheres (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de creme vegetal
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- meia xícara (chá) de água
- meia colher (chá) de sal
- 1 caixinha de Creme de Leite
- 1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo
- Em um liquidificador, bata metade da lata de milho com a água.
- Em uma panela, aqueça o creme vegetal e doure a farinha de trigo, mexendo sempre. Quando adquirir a consistência de massa, coloque a água e misture vigorosamente.
- Misture o milho batido, o sal e o milho restante.
- Aqueça e junte o Creme de Leite e a salsa. Desligue e sirva.
Fonte: Guia da Semana
Palitos de Polenta no Forno
Ingredientes para a polenta
- 2 xícaras (chá) de sêmola de milho (fubá para polenta)
- 1,750 litro de água
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (chá) de sal
- Azeite a gosto
- Queijo parmesão ralado fino a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo da polenta
- Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas acrescente o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.
- Feche a panela e mantenha em fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Enquanto isso, unte com azeite uma assadeira grande de 30 cm x 40 cm (caso a assadeira seja antiaderente nem precisa untar).
- Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa – quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo, não se assuste, é assim mesmo e é só misturar.
- Volte a panela ao fogo baixo e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado Prove e ajuste o sal.
- Espalhe a polenta ainda quente (e mole) na assadeira e nivele com uma espátula. A ideia é que a polenta quando espalhada fique com, no máximo, 1,5 cm de altura. Cubra com filme e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora até firmar (se preferir, prepare na noite anterior).
Aprenda como assar
- Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
- Retire a polenta da geladeira e, sobre a tábua, vire a assadeira de uma só vez para desenformar. Com uma faca grande, corte a polenta em palitos de 10 cm de comprimento.
- Unte duas assadeiras grandes com azeite e distribua os palitos de polenta, um ao lado do outro, sem sobrepor – quanto mais espaçados na assadeira, mais crocantes ficam. Regue os palitos com um fio de azeite, tempere com pimenta a gosto e polvilhe com queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até a polenta ficar crocante por fora mas ainda macia por dentro. Na metade do tempo vire os palitos com uma pinça para dourar por igual.
Fonte: Panelinha
Broa de Milho
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de margarina ou manteiga
- 2 colheres de sopa de erva – doce (opcional)
- 2 xícaras de chá de farinha de milho fina
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Uma pitada de sal
Modo de preparo
- Bata na batedeira a margarina ou manteiga com o açúcar por cerca de 1 minuto, em velocidade média.
- Acrescente os ovos, um a um, a pitada de sal e a erva – doce, bata isso por mais 1 minuto em velocidade média.
- Acrescente alternadamente a farinha de milho e a farinha de trigo, primeiro uma xícara de farinha de milho, depois a de trigo e assim sucessivamente, e por último o fermento em pó.
- Faça bolinhas e coloque – as em uma forma retangular untada e enfarinhada.
- Leve ao forno pré – aquecido e asse por 30 minutos ou até dourar.
Fonte: Guia da Culinária
Conclusão
Deu água na boca só de ver essas receitas?
Esperamos que sim!
Agora, imagina só você se deliciando com todas essas receitas sendo acompanhadas por um quentão? Hummm que delícia!
Aqui no Cooky, você também encontra 10 receitas para inovar no preparo do vinho quente e também dicas de decoração para sua Festa Junina, porque uma boa Festa Junina precisa de palha, balão e bandeirinha!
Se você gostou das receitas, não deixe de compartilhar nas redes sociais e com os seus amigos, tenho certeza que eles vão adorar as dicas e podem até te convidar para provar! Ah e não esquece de deixar nos comentários qual dessas receitas você vai preparar!
Até a próxima!