O Hallowen é uma comemoração que surgiu na Irlanda, a partir de um festival celta chamado Samhain, nesse festival os irlandeses comemoravam o começo do ano novo celta e as colheitas. Hoje o Halloween é uma festa tradicional dos países anglo-saxônicos, em especial Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Canadá, mas acabou sendo absorvida por outros países, como o Brasil.
Claro que no Brasil não há uma cultura tão forte de comemoração do Halloween, onde decoramos as casas, cortamos abóboras e distribuímos doces para as crianças fantasiadas, ainda mais que no mesmo dia do Halloween temos o Dia do Saci, que vem como um forma de resgate de elementos folclóricos do Brasil.
Mas mesmo você comemorando o Halloween ou o dia do Saci, o importante é que o dia 31 de outubro é um dia de festa e toda festa tem doce!
Para te ajudar a preparar as melhores guloseimas separamos, neste post, você confere receitas que vão adoçar esse dia e servir de petisco para acompanhar um filminho de terror, o que acha? Ah, e não esqueça de manter a luz acesa (rs)!
Docinho de leite ninho em formato de abóbora
Ingredientes
- 400g de leite em pó Ninho
- 400g de açúcar refinado para colocar na massa
- 100g de açúcar refinado para finalizar os docinhos
- 100ml de leite de coco
- Cravo-da-Índia para decorar
- Corante alimentício na cor laranja
Modo de preparo
- Em uma vasilha, coloque o leite em pó e o açúcar refinado, acrescente um pouquinho de leite de coco e misture com as mãos. Nesse momento você pode acrescentar o corante e misturar bem (caso necessário, acrescente mais um pouco de corante até atingir a tonalidade desejada).
- Quando conseguir enrolar o seu docinho, e ele se manter firme, indica que a massa está no ponto.
- Agora faça uma bolinha de massa e, com auxílio de um palito de dente, faça marquinhas ao redor dela que se assemelhem às marquinhas que existem nas abóboras. Veja na imagem abaixo como deve ficar.
- Repita o processo com os outros docinhos até terminar a massa.
- Passe os docinhos no açúcar refinado e espete em cada um deles um cravinho-da-índia.
Fonte: Como fazer Trufas
Brigadeiro de colher em formato de túmulo
Ingredientes
- 2 latas de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 pacote de biscoito de chocolate (para decorar)
- 8 biscoitos tipo maizena (para fazer a lápide)
- 30g de cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo (para escrever na lápide)
- 1 saquinho de celofane
- 15 mini colherezinhas para os copinhos
- 15 copinhos para brigadeiro de colher
Modo de preparo
- Em uma panela, adicione as duas latas de leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó. Misture bem.
- Leve ao fogo médio e misture sempre para não queimar.
- Quando o brigadeiro começar a engrossar, pegue um pouco com uma colher e experimente para se certificar de que ele está com uma consistência cremosa. Observe também se ele não está escorrendo. Se ele estiver cremoso, e se não estiver escorrendo, quer dizer que está no ponto.
- Quando o brigadeiro atingir o ponto, despeje o brigadeiro em um recipiente e deixe esfriar. Em seguida, com o auxílio de um saco de confeitar ou colher, distribua pequenas porções de brigadeiro entre os copinhos.
- Triture os biscoitos de chocolate.
- Coloque uma pequena porção de biscoito de chocolate triturado dentro do copinho, sobre o brigadeiro. O biscoito triturado representa a terra.
- Coloque pequenos pedaços de chocolate dentro de um saquinho de celofane, em seguida leve ao micro-ondas por 30 segundos para derreter. Depois faça um pequeno furinho em um dos cantos do saquinho e escreva RIP nos biscoitos maizena que representarão a lápide.
- Por fim, parta o biscoito maizena ao meio e coloque dentro do copinho de brigadeiro — confira na imagem abaixo como deve ficar depois de pronto.
Fonte: Como fazer Trufas
Biscoito de dedo de zumbi
Ingredientes
- 200g de farinha
- 50g de açúcar
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 100g de manteiga fria
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- Corante verde, roxo ou azul — da cor que você achar que a pele de um zumbi deve ser;
- Cerca de 30 amêndoas inteiras para decorar.
Modo de preparo
- Para fazer a massa do biscoito é simples: Misture os ingredientes secos em uma tigela, faça um buraco no meio e jogue lá o ovo e algumas gotas do corante.
- Depois, acrescente a manteiga em pedacinhos e misture com as mãos até formar uma farofa. Se precisar, acrescente mais corante e misture.
- Nesse ponto, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a até que vire uma bola homogênea. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Com a massa gelada, vai ficar bem mais fácil moldar os dedos de zumbi.
- Faça rolinhos e tente deixar as pontas e o meio mais gordinhos, como se fossem os nódulos dos dedos. No meio, faça alguns traços com uma faca afiada para lembrar as dobras da pele.
- Por último, coloque a amêndoa em uma extremidade, com a ponta para fora, como se fosse uma unha podre — credo! Agora é só assar os “dedos” em fogo baixo por 15-20 minutos!
Fonte: Guia da semana
Brigadeiro de abóbora
Ingredientes
- 300g de abóbora cozida;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- ½ colher de chá de canela;
- ½ colher de chá de cravo em pó;
- Açúcar de confeiteiro para enrolar o doce;
- Cravos inteiros para decorar.
Modo de preparo
- Não tem como falar em receitas de Halloween sem mencionar a simbólica abóbora! A primeira coisa a fazer é cozinhar o legume picado até que fique macio.
- Depois, faça um purê usando o liquidificador ou um espremedor de batatas.
- Em seguida, vamos fazer um brigadeiro com o leite condensado, a manteiga, o cravo e a canela em pó e a massa de abóbora, mexendo em uma panela em fogo baixo até o ponto de enrolar (quando o doce começar a desgrudar da panela).
- Quando o brigadeiro esfriar, enrole-o em bolinhas e passe pelo açúcar.
- Coloque um cravo no meio, como se fosse um beijinho e, com a ajuda de uma colher ou faca sem serra, faça marcas ao redor do doce, para lembrar uma abóbora. Prontinho!
Fonte: Guia da semana
Morango Fantasmagórico
Ingredientes
- 30 morangos grandes;
- 300g de chocolate branco;
- 50g de chocolate meio amargo.
Modo de preparo
- Lave e seque os morangos, sem cortar os cabinhos ou as folhas.
- Derreta o chocolate branco em banho maria.
- Cubra um prato com papel manteiga, mergulhe os morangos no chocolate e coloque-os sobre o prato. Não tem problema se pingar mais chocolate do que você queria, ok? Deixe secando em temperatura ambiente ou coloque na geladeira para acelerar o processo.
- Quando secar, derreta o chocolate meio amargo e coloque-o em um saco de confeitar. Faça dois olhos e uma boca arredondada nos morangos, como se fossem fantasmas ou a máscara do Pânico! Retire do papel com cuidado e sirva!
Fonte: Guia da semana
Maçã envenenada
Ingredientes
- 6 maçãs grandes (ou 10 pequenas);
- Palitos de picolé;
- 2 xícaras de açúcar cristal;
- ¾ xícara de água;
- ½ xícara de glucose;
- Corante preto, roxo ou verde.
Modo de preparo
- Para fazer uma maçã mais sinistra que a da Branca de Neve, lave as frutas e seque-as muito bem, deixando-as fora da geladeira. Em seguida, retire os cabinhos e espete um palito de picolé no topo de cada uma.
- Em uma panela, misture o corante, a água, o açúcar e a glucose e mexa em fogo baixo até derreter.
- Quando isso acontecer, aumente o fogo e deixe esquentar e ferver.
- O doce precisa cozinhar até ficar em ponto de caramelo, ou seja, até que fique duro e quebradiço quando você jogar um pouquinho em água fria ou quando atingir 150°C (caso você tenha um termômetro).
- Nessa hora, pegue as maçãs e, com cuidado, mergulhe-as no caramelo até cobrir todas as laterais. Deixe esfriar sobre papel manteiga ou silicone e sirva com cara de bruxa!
Fonte: Guia da semana
Conclusão
O que você achou desses docinhos assustadores? Será que as crianças vão ter coragem de comer?
A gente espera que sim, porque afinal o sabor não é nada assustador!
Que tal convidar os amigos para ajudar na produção desses doces? Ou até dividir com o pessoal para cada um preparar uma receita e completar a festa de Halloween?
Só não deixe de compartilhar e de contar aqui nos comentários qual desses doces são assustadoramente deliciosos!
Até mais!