Falar de gastronomia nem sempre é fácil, já que é um mundo que engloba diferentes sabores, referências, combinações, texturas, aromas e harmonizações. Um ingrediente do dia a dia pode ser preparado de diferentes formas e isso faz com que os resultados sejam os mais diversos, mas entre a complexidade e as diferentes opções o resultado costuma ser sempre uma explosão de sabores.
Cada lugar do planeta tem sua própria tradição culinária, aqui no Brasil mesmo podemos achar diferentes pratos tradicionais, todos ligados ao clima e a cultura agrícola mais popular da região, que pode até acabar sendo conhecida no mundo a fora, mas tradição gastronômica conhecida mesmo é a culinária francesa.
A culinária francesa acabou virando referência para os chefs do mundo todo, muitos tem o grande sonho de viajar para a França e conhecer as técnicas que foram mundialmente difundidas diretamente da fonte. Mas não é só os grandes chefs que sonham em provar os pratos tradicionais franceses, nós meros mortais, cozinheiros amadores, também gostaríamos das iguarias mundialmente conhecidas.
O grande charme da gastronomia é que podemos conhecer a cultura do mundo todo, sem sair do nosso país, às vezes nem sempre é fácil, mas podemos nos aventurar e tentar preparar os pratos mais tradicionais e se sentir um pouquinho na França.
Se você quer viajar, sem sair da própria cozinha, preparamos uma lista de receitas francesas com os pratos mais tradicionais e que vão te fazer sentir na França. Vamos lá!
Ratatouille
Ingredientes
- 1 abobrinha grande em rodelas finas
- 1 berinjela em rodelas finas
- 1 pimentão amarelo em rodelas finas
- 1 pimentão vermelho em rodelas finas
- Meia cebola em rodelas finas
- 6 colheres de sopa de azeite
- Meia cebola picada em cubinhos
- 2 dentes de alho picados
- 5 tomates sem sementes picados em cubinhos
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 2 colheres de sopa de tomilho
- 1 ramo de alecrim
- Manjericão picado a gosto
Modo de preparo
- Higienize os vegetais e em seguida, pique a abobrinha, a berinjela, os pimentões e metade da cebola em rodelas, e pique o restante da cebola e os tomates em cubinhos. Pique também o alho e as ervas.
- Em um recipiente, coloque a abobrinha e a berinjela picadas e salpique sal por cima. Deixe por uns 10 minutos.
- Escorra toda a água e seque bem cada rodela com um papel-toalha. Reserve.
- Em uma frigideira, aqueça 2 colheres de azeite e grelhe a abobrinha e a berinjela dos dois lados, colocando poucas rodelas por vez, com cuidado para não amolecerem demais. Reserve.
- Na mesma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola e o alho.
- Adicione os tomates picados e metade das ervas (tomilho, alecrim, manjericão). Tempere com sal e a pimenta-do-reino moída a gosto.
- Cozinhe em fogo baixo até que o tomate comece a se desmanchar. Reserve.
Montagem
- Em um recipiente refratário, cubra o fundo com o refogado dos tomates e arrume as fatias de legumes, intercalando fatias de abobrinha, pimentões, cebola e berinjela de modo que fique bem colorido.
- Salpique sal e pimenta-do-reino moída por cima e despeje mais 3 colheres de azeite. Salpique também o restante das ervas (tomilho, alecrim, manjericão).
- Cubra o ratatouille com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos.
- Sirva o ratatouille com arroz e carne de sua preferência.
Fonte: Cada Receita
Cassoulet com Farofinha de Pão
Ingredientes para a farofinha do pão
- 1 pão francês amanhecido
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 ramo de alecrim
- 2 ramos de tomilho
- Sal a gosto
Ingrediente para o cassoulet
- 1 lata de feijão branco (cozido) cerca de 1 ½ xícara de chá
- 1 filé de peito de frango (cerca de 250 g)
- 2 linguiças toscana finas (cerca de 90 g)
- ½ talo de salsão sem as folhas
- ½ cenoura
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- ¼ de xícara de chá de vinho branco
- ½ xícara de chá de água
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 folha de louro
- 2 ramos de tomilho
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo da farofinha de pão
- Lave, seque e debulhe os ramos de alecrim e de tomilho. Descasque o dente de alho. Numa tábua, corte o pão francês em fatias grossas.
- No processador, junte o dente de alho, as fatias de pão, o azeite e as folhas de alecrim e de tomilho. Tempere com uma pitada de sal e bata até formar uma farofa grossa. Se preferir, bata os ingredientes no liquidificador, mas lembre-se de lavar bem o copo antes de usar novamente, ou você corre o risco de tomar suco com gosto de alho!
- Transfira a farofa para uma frigideira, de preferência antiaderente, e leve ao fogo médio. Mexa com uma espátula, até dourar, por cerca de 5 minutos (ou coloque numa assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média) por cerca de 8 minutos). Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o cassoulet.
Modo de preparo do cassoulet
- Corte o filé de frango em cubos médios de cerca de 3 cm. Fatie as linguiças, na diagonal, em pedaços de 4 cm. Transfira para uma tigela e reserve em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque o salsão, a cenoura e as ervas. Descasque a cenoura. Pique o salsão e a cenoura em cubinhos. Passe o feijão por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
- Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, coloque ½ colher (sopa) de azeite e junte as fatias de linguiça. Deixe cozinhar, virando com uma pinça, até que todos os lados dourem por igual. Transfira para um prato.
- Na mesma panela junte os cubos de frango. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar em fogo médio. Com a pinça, vire os cubos para dourar por igual. Transfira para o mesmo prato das linguiças.
- Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o louro. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos até a cebola dourar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto.
- Acrescente o extrato de tomate, debulhe as folhas de tomilho e misture bem. Regue com o vinho branco, junte a água e mexa, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho – é isso que vai dar sabor ao preparo.
- Volte os cubos de frango e os pedaços de linguiça para a panela. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, com a tampa entreaberta.
- Em seguida, junte o feijão escorrido. Misture delicadamente e deixe cozinhar, sem a tampa, por mais 5 minutos, para engrossar levemente o caldo. Desligue o fogo e divida o cassoulet em 2 pratos. Sirva a seguir salpicado com a farofinha de pão.
Fonte: Panelinha
Sopa de Cebola Gratinada
Ingredientes
- 500 g de músculo traseiro em cubos grandes
- 2 litros de água
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 talo de salsão com as folhas
- 1 folha de louro
- 3 cravos-da-índia
- 2 ramas de canela em rama
- 5 grãos de pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Lave a cenoura e o salsão; descasque a cenoura e corte cada uma em 3 partes; descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda o louro com os cravos-da-índia.
- Junte todos os ingredientes na panela de pressão, cubra com a água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto o caldo cozinha, aproveite para dourar as cebolas da sopa.
- Desligue o fogo e espere todo o vapor sair antes de abrir a panela. Coe o caldo e reserve. Por ser um caldo de cozimento rápido, você pode utilizar a carne e a cenoura em outras preparações.
Fonte: Panelinha
Boeuf Bourguignon
Ingredientes
- 500g de coxão duro
- 150g de bacon picado
- 300g de mini cebolas
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 ¼ xícara de vinho tinto
- 250g de cenoura bolinhas
- 200g de cogumelo paris cortados em quatro
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de tomilho
- 1 folha de louro
- 2 xícaras de água
- Salsinha picada
Modo de preparo
- Em uma panela bem quente, fritar o bacon até dourar.
- Retirar o bacon com uma escumadeira e selar os cubos de carne, aos poucos, por um minuto de cada lado, sempre em fogo alto. Temperar a carne com sal e pimenta. Reservar.
- Refogar a cebola por cerca de 5 minutos, até dourar, juntar a farinha de trigo e deixar cozinhar por mais um minuto.
- Acrescentar o vinho, a carne e o bacon, a cenoura, o cogumelo, o alho e o extrato de tomate.
- Adicionar o alecrim, o tomilho e o louro. Temperar com sal e pimenta do reino, adicionar a água, tampar a panela e levar ao forno preaquecido a 180 graus até que a carne esteja macia.
- Finalizar com a salsinha picada.
Fonte: Tastemade
Steak Tartere com Batata Frita
Ingredientes para o Steak Tartere
- 800 g de filé mignon moído
- 2 xícaras de chá de maionese
- 1 dente de alho picado fino
- 3 colheres de sopa de alcaparras picadas
- 1 cebola roxa picada fino
- 4 pepinos em conserva picados
- 1 colher de sopa de cebolinha francesa picada
- 2 colheres de sopa de mostarda dijon
- 1 ½ colher de sopa de azeite
- ½ colher de chá de molho de pimenta
- 1 colher de chá de molho inglês
Molho
- 3 colheres de sopa de azeite
- ½ xícara de chá de salsinha picada
- ½ colher de chá de cebolinha picada
- 1 colher de chá de pimenta rosa em grãos
Batata Frita
- 800 g de batata
- Óleo para fritar
Modo de preparo do Steak Tartere
- Numa tigela grande, junte todos os ingredientes e misture bem. Tempere com 1 colher de chá de sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Reserve na geladeira.
Modo de preparo do molho
- Numa tigela misture bem todos os ingredientes. Reserve.
Modo de preparo da batata frita
- Descasque as batatas e corte em palitos grossos.
- Leve uma panela média com bastante óleo ao fogo médio por 10 minutos. Acrescente as batatas e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire-as do óleo e deixe esfriar.
- Quando for servir o steak tartare, esquente a panela com o óleo em fogo alto por 10 minutos. Frite as batatas pré-cozidas até que fiquem douradas. Com uma escumadeira, retire-as do óleo e deixe secar num prato com papel-toalha. Tempere com sal e coloque as batatas em pé dentro de um potinho.
Fonte: Panelinha
Croque Monsieur
Ingredientes para o molho bechamel
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- 1/2 xícara de queijo gruyère ralado
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- sal, pimenta e noz moscada a gosto
Ingredientes para o croque monsieur
- 4 fatias de pão
- Mostarda dijon com mel
- 4 fatias de presunto royale
- Queijo gruyère
- Queijo parmesão
Modo de preparo do molho béchamel
- Em uma panela, cozinhe a manteiga e a farinha por dois minutos até que a mistura esteja parecendo uma pasta.
- Acrescente o leite, aos poucos e sem parar de mexer para não empelotar, e cozinhe por mais dois minutos.
- Coloque os queijos e misture até que o creme esteja homogêneo. Depois, tempere com sal, pimenta e noz moscada.
- Tire do fogo e reserve o molho béchamel num potinho frio para que ele não continue cozinhando. Cubra com plástico filme em contato com o molho.
Montagem
- Toste as fatias de pão com manteiga até que fiquem douradinhas.
- Passe um pouco de mostarda em cada uma, acrescente duas fatias de presunto gordo, um pouco de molho béchamel e queijo gruyère.
- Na “tampa” do seu sanduíche, a outra fatia do pão, passe mais um pouco de mostarda. Feche o croque monsieur e passe mais molho por cima.
- Cubra com queijo guryère ralado (ou parmesão, você escolhe) e leve para gratinar a 200ºC.
Fonte: Dani Noce
Tarte Tatin
Ingredientes para a massa
- 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 a 3 colheres de sopa de água gelada
Ingredientes para o recheio
- 6 maçãs verdes
- ½ limão
- 120 g de manteiga
- 1 ¼ xícara de chá de açúcar
- canela em pó a gosto
Modo de preparo da massa
- Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm. Se não for usar imediantamente, volte à geladeira. É importante que eles estejam gelados para que o resultado seja uma massa crocante.
- Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, o sal e misture bem.
- Junte os cubos de manteiga e misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga.
- Adicione uma colherada de água gelada por vez, conforme a necessidade, e misture apenas até conseguir formar uma bola. (Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha).
- Faça uma bola e embrulhe a massa com filme. Leve à geladeira por 2 a 24 horas, o que for melhor para você.
Modo de preparo de recheio
- Com uma faquinha afiada, descasque as maçãs e retire as sementes. Corte a maçã (na vertical) em 4 partes e regue com o suco de ½ limão.
- Numa panela, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura escurecer um pouco. Em seguida, baixe o fogo e coloque as maçãs.
- Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Numa fôrma redonda antiaderente, distribua as maçãs sem deixar folgas, formando uma escama. Regue com o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe um pouco de canela em pó.
- Retire a massa da geladeira. Com um rolo de macarrão, abra a massa numa superfície enfarinhada, até ficar um pouco maior que a fôrma. Coloque a fôrma sobre a massa para medir e aproveite para cortar os excessos de massa com uma faquinha, deixando um margem de pelo menos 1 cm.
- Com cuidado, dobre a massa na metade duas vezes (formando ¼ de disco). Coloque a massa sobre as maçãs, num canto da fôrma, e desdobre cobrindo toda a superfície.
- Com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada).
- Leve a torta ao forno preaquecido e deixe assar por 50 minutos ou até que a massa fique dourada.
- Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco.
- Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê alguns soquinhos na fôrma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você corre o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva a seguir.
Fonte: Panelinha
Conclusão
O que você achou?
Só de ler essas receitas francesas já deu água na boca, certo?
Agora você já sabe como fazer 6 receitas francesas, só falta levantar as mangas e colocar a mão na massa e se sentir um verdadeiro chef francês. E se você gosta de viajar pelo paladar, aproveite para conferir receitas mineiras ou pratos originárias da culinária do Nordeste.
Antes de começar a tirar as panelas do armário, deixe aqui seu comentário dizendo qual a primeira receita que você vai preparar e não esquece de compartilhar esse post com os amigos!
Até a próxima!