Ícone do site Cooky Receitas

Cooky pelo mundo: 7 receitas italianas para reproduzir em casa

Receitas italianas para fazer em casa

Dentre as várias tradições culinárias que fazem parte do cardápio do brasileiro, a italiana é sem dúvida uma das favoritas. Pizza, lasanha, risoto e massas com diferentes molhos são opções de receitas italianas que nunca enjoam, muito pelo contrário dão água na boca só de olhar.

A culinária italiana é muito rica, isso porque cada região tem suas próprias tradições, indo de molhos e massas específicas para cada localidade, que vão desde os níveis regionais aos provincianos, o que trás uma riqueza enorme.  

A Itália preza pela simplicidade e valoriza o uso de ingredientes sazonais, é uma culinária que sabe tirar muito sabor de poucos ingredientes.

Todos esses elogios fazem até a barriga roncar e você provavelmente deve ter pensado em muitos restaurantes que fazem pratos italianos de forma impecável, mas o que provavelmente você quer mesmo é aprender a fazer essas delícias em casa e esse post foi feito exatamente para isso!

Continue lendo e você vai sair daqui sabendo como preparar receitas italianas clássicas para levar a Itália para a cozinha da sua casa.

Lasanha à Bolonhesa

Ingredientes para o molho à bolonhesa

Ingredientes para o molho branco

Ingredientes para montagem

Modo de preparo do molho à bolonhesa

  1. Numa panela média, coloque o óleo, a manteiga e leve ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, adicione a cebola e refogue, mexendo sempre, até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão picados, e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar.
  2. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.
  3. Junte o leite, tempere com noz-moscada ralada na hora a gosto, e mexa até que evapore completamente. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar.
  4. Baixe o fogo, junte os tomates pelados (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. A medida que for secando, adicione um pouquinho de água fervente.

Modo de preparo do molho branco

  1. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por 2 minutos com uma colher de bambu ou espátula de silicone.
  2. Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente metade do leite. Mexa vigorosamente e, de preferência, com um batedor de arame para desmanchar os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo médio, junte o restante do leite e continue mexendo até ferver.
  3. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando até o molho engrossar levemente (ele deve ficar ainda líquido pois irá hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno).

Montagem

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Quebre as folhas de massa de lasanha uma a uma, ao meio, formando 2 quadrados (dessa forma fica mais fácil cortar e servir a lasanha sem que ela despedace).
  3. Numa travessa refratária de 32 cm x 24 cm, coloque um pouco de molho branco no fundo e, em seguida, uma camada de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa cobrindo todo o fundo da travessa.
  4. Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com mais uma camada de massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco.
  5. Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos ou até gratinar. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha.

Spaghetti à Carbonara

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.
  2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas; você pode reservar as claras na geladeira por dois dias ou, melhor ainda, congelar para usar depois). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, doure o bacon por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.
  4. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. 
  5. Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.

Fonte: Panelinha

Spaghetti Cacio Pepe

Foto: Divulgação/Serious Eats

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ralar o queijo em ralo fino. Adicionar o azeite e a pimenta do reino. Reservar em uma tigela grande. 
  2. Cozinhar a massa em abundante água fervente e salgada, pelo tempo indicado na embalagem.
  3. Juntar 2 conchas da água do cozimento da massa a tigela com o queijo ralado e misturar bem, até virar um creme. Juntar a massa cozida e misturar bem, se necessário, adicionar mais uma concha de água. Servir imediatamente. 

Fonte: Barilla

Spaghetti alla amatriciana

Foto: Divulgação/Gastronomia Carioca

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela de ferro, ponha o azeite, o pepperoncino e o guanciale picado (use só a parte macia). Refogue. Adicione o vinho. 
  2. Tire a pele e as sementes dos tomates, corte-os em quartos e junte-os aos ingredientes na panela de ferro. Tempere com sal e pimenta. 
  3. Cozinhe a massa, escorra quando estiver al dente e ponha em uma tigela. 
  4. Salpique sobre a massa o pecorino ralado, espere alguns segundos e adicione o molho. Ponha mais queijo e sirva.

Fonte: Paladar Estadão

Risoto de Funghi

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes para o caldo de legumes

Ingredientes para o risoto

Modo de preparo do caldo de legumes

  1. Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão.
  2. Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm.
  3. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Utilize o caldo a seguir em sopas e risotos ou deixe amornar antes de armazenar.

Modo de preparo do risoto

  1. Numa tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara de chá de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos enquanto separa os outros ingredientes.
  2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
  3. Sobre a jarra medidora, escorra o funghi hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do funghi até completar 1,5 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios.
  4. Coloque 2 colheres de sopa de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até murchar. Acrescente o funghi e o alho e mexa por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver os grãos com a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.
  5. Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto –  o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
  6. Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir com a salsinha picada.

Fonte: Panelinha

Supplì

Foto: Divulgação/Giallo Zaferrano

Ingredientes

Montagem do bolinho

Modo de preparo

  1. Frite a cebola picadinha no azeite.
  2. Junte a carne moída, sal, pimenta e temperos e deixe cozinhar bem.
  3. Acrescente os tomates pelados e deixe pegar gosto por 15 minutos.
  4. Depois disso coloque o arroz e mexendo lentamente e acrescente aos poucos água quente quando for preciso.
  5. Depois de pronto deve ficar seco e compacto.
  6. Apague o fogo e junte a manteiga e o parmesão e deixe esfriar.
  7. Junte o ovo batido no “risoto” frio.
  8. Agora dê a forma aos bolinhos com as mãos molhadas, pondo um pedacinho de queijo muzzarella dentro e fechando bem.
  9. Passe os bolinhos nos ovos batidos e na farinha de rosca misturada com uma ou duas colheres de farinha de trigo.
  10. Depois de prontos, frite em com bastante óleo (os suplís devem ficar mergulhados).
  11. Escorra e sirva quentinhos.

Fonte: Cozinhando em Roma

Aperol Spritz

Foto: Divulgação/CyberCook

E para completar esse cardápio italiano não podemos deixar faltar o drink que é a sensação de Roma: Aperol Spritz.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em um copo largo com gelo, misture os ingredientes delicadamente.
  2. Decore com uma fatia de laranja.
  3. Sirva em seguida.

Fonte: Receitas Globo

Conclusão

Com essas sete receitas você vai ser levado diretamente para a Itália, sem precisar sair de casa. Essas são as receitas italianas mais clássicas, que inclusive você precisa provar caso viaje para lá!

E como é sempre bom viajar acompanhada, convida os amigos para provar todas essas receitas com você! E se você ama cozinhar pratos de outros países, aproveite para conferir nossas receitas para você se sentir na França e nos Estados Unidos.

E não esqueça de compartilhar nas redes sociais para mais pessoas se deliciarem com esses pratos.

Até a próxima!

Sair da versão mobile