Ícone do site Cooky Receitas

4 receitas para aproveitar as sobras do pão e criar novos pratos

Como reaproveitar as sobras do pão para criar novas receitas

Pão é uma coisa muito do dia a dia, tem o pão na chapa com manteiga, com requeijão, tem o misto quente e o pão com ovo, tem pão de tudo quanto é jeito. Seja no café da manhã ou no café da tarde, o pão é algo que está presente de forma recorrente no nosso dia.

Falando de pão, quem nunca foi na padaria e perdeu um pouco a noção e acabou comprando mais pão do que precisava? Ou até comprou tanto pão que acabou ficando meio duro e você logo transformou em torrada?

É difícil resistir aquele cheirinho de pão quentinho saindo do forno e por isso mesmo que sabemos que você deve ter alguns pães sobrando na sua casa e que você já está planejando fazer torrada, mas e se eu te contar que você pode usar esse pão para outras coisas?

Pois é! Receita é o que não falta e por isso, a partir de agora, você vai conferir 4 receitas para aproveitar as sobras do pão e criar novos pratos incríveis!

Vamos lá?

Pasta e fagioli com farofinha de pão

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes para a farofinha

Ingredientes para o macarrão

Modo de preparo da farofinha

  1. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de salsinha. Corte as fatias de bacon ao meio, no sentido do comprimento e fatie em pedaços de 0,5 cm. Com a lateral da lâmina da faca, amasse o dente de alho e descasque.
  2. Coloque as fatias de pão no liquidificador (ou processador). Junte o azeite, o alho, tempere com uma pitada de sal e bata até formar uma farofa grossa – pare de bater e mexa de vez em quando com uma espátula para misturar os ingredientes.
  3. Leve uma frigideira média com o bacon ao fogo médio. Mexa por cerca de 2 minutos até soltar a gordura e começar a dourar. Junte o pão batido e mexa por cerca de 5 minutos, até a farofa dourar. Junte a pimenta calabresa, a salsinha picada e misture bem. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.

Modo de preparo do macarrão

  1. Leve uma panela média com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
  2. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente — mexa de vez em quando para não grudar. Enquanto isso, prepare o molho de feijão.
  3. Leve uma frigideira (ou panela média) ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, a páprica, as sementes de erva-doce e mexa por 1 minuto para perfumar. 
  4. Acrescente o feijão cozido (com o caldo) ao refogado e mexa por apenas 1 minuto para aquecer. Desligue o fogo e reserve o feijão na frigideira.
  5. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Escorra a água, volte o macarrão para a panela e regue com um fio de azeite para evitar que a massa grude (neste caso específico, como o molho, bem cremoso, tem de ser servido assim que fica pronto, por isso a gente rega a massa com um fio de azeite para que não grude. Mas é uma exceção: a regra é que o molho espera a massa, que deve ser cozida e servida na hora; mas neste caso é o contrário, a massa espera o molho).
  6. Adicione ¾ de xícara (chá) da água do cozimento do macarrão ao feijão e misture bem para dissolver os sabores do refogado. Transfira para o liquidificador e bata até formar um molho liso e levemente cremoso. Prove e ajuste o sal – lembre-se que a água do cozimento do macarrão é salgada e o feijão estava temperado. 
  7. Divida metade do molho em dois pratos e misture delicadamente o restante ao macarrão cozido. Sirva a massa sobre a base de molho nos pratos e polvilhe com a farofinha de pão.

Fonte: Panelinha

Pudim de pão com laranja

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes do caramelo

Ingredientes do pudim

Modo de preparo do caramelo

  1. Separe uma forma redonda com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada tanto para fazer a calda quanto para assar o pudim em banho-maria.
  2. Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Junte as quatro colheres de sopa  água fervente aos poucos, de colher em colher, mexendo a cada adição. Em seguida misture o caldo de laranja. Atenção: a calda pode borbulhar.
  3. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Deixe amornar por alguns minutos e, com um pano de prato, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve.

Modo de preparo do pudim

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  2. Corte os pães em pedaços e transfira para uma tigela grande. Junte a canela e as raspas de laranja.
  3. Numa panela, misture o açúcar com o leite e leve ao fogo médio. Assim que ferver, regue sobre os pães e deixe descansar por 10 minutos.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela – se um estiver estragado você não perde a receita. Misture com um garfo apenas para quebrar as claras com as gemas, junte aos pães amolecidos e misture bem para incorporar.
  5. Transfira a massa para a forma caramelada e nivele com uma colher. Coloque a forma numa assadeira funda, encha a assadeira com a água fervente e leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até o pudim firmar.
  6. Retire do forno e deixe amornar antes de levar à geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).
  7. Para desenformar: aqueça o fundo da fôrma na chama do fogão; cubra a forma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Rabanada

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Corte os pães em fatias médias. Reserve.
  2. Numa tigela, coloque o leite e o leite condensado e misture com uma colher. Reserve.
  3. Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homogênea.
  4. Leve uma frigideira com óleo ao fogo para aquecer.
  5. Na tigela com o leite, coloque algumas fatias de pão e deixe de molho por 1 minuto. Transfira para uma peneira e escorra o excesso do leite.
  6. Passe as fatias pelos ovos batidos e coloque imediatamente na frigideira. Deixe cada lado dourar por 2 minutos. Retire as rabanadas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Se o óleo ficar muito sujo, passe-o por uma peneira forrada com papel-toalha.
  7. Num prato fundo, misture o açúcar e a canela. Polvilhe as fatias com a mistura. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Pizza de pão amanhecido

Foto: Divulgação/TV Cátia Fonseca

Ingredientes para a massa

Recheio

Modo de preparo

  1. Você pode utilizar pão francês nesse caso são 3 unidades, se for pão de forma (destes tradicionais são 6 unidades).
  2. Corte o pão amanhecido em pedaços pequenos.
  3. Transfira os pães picados para uma tigela e regue com a água.
  4. Mexa bem com um garfo para que o pão umedeça até que forme uma massa (isso leva em torno de uns 5 minutos).
  5. Acrescente o ovo e o queijo parmesão e mexa novamente.
  6. Transfira a massa para uma forma de 31 cm de diâmetro untada e enfarinhada.
  7. Com delicadeza espalhe a massa com o garfo. Espalhe bem.
  8. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos para pré-assar a pizza.
  9. Retire do forno e acrescente o molho de tomate, o queijo tipo cheddar, o queijo muçarela, o queijo parmesão, as rodelas de tomate e as azeitonas.
  10. Leve ao forno 200ºC por cerca de 12 minutos ou até que os queijos derretam.
  11. Na hora de servir acrescente o manjericão.

Fonte: Cooky Enjoy

Conclusão

Tá vendo! Pão amanhecido pode ser muito mais que torrada! As sobras do pão podem se transformar em pratos deliciosos e práticos de preparar, como a pizza com sobras do pão!

Mas se ainda sim, depois de todas essas receitas ainda sobrou pão francês, você pode congelar. Ah! mas tem um jeito certo para descongelar e neste post ensinamos como descongelar pão francês corretamente!

Coloca aqui nos comentários qual das receitas você mais gostou e não esquece de compartilhar esse post com os amigos, certeza que algum deles vai ter pão sobrando em casa.

Até a próxima!

Sair da versão mobile