Quem tem filho sabe, a hora da refeição pode ser um verdadeiro campo de guerra porque nem sempre o seu paladar ou o cardápio selecionado está alinhado com o que a criança quer, já que as vezes a vontade dela é comer um bolo de chocolate no almoço ou qualquer outra guloseima no jantar. A tarefa de dar comida para uma criança, que pode até parecer simples, se complica quando temos que preparar uma lancheira, já que precisa ser algo que ela consiga comer de forma imediata, que seja fácil de comer para ela não se sujar e que tenha todas as proteínas e vitaminas necessárias para uma refeição completa.
Ah! E não pode deixar de ser gostoso porque se não for, ela não vai comer.
Se você sempre se complica na hora de montar a lancheira do seu filho ou está sem imaginação para criar novas combinações, não deixe de ler esse post até o fim!
Lancheira: dicas para ficar mais divertido
Como falamos antes, pode ser uma tarefa difícil fazer a criança gostar de um cardápio mais saudável, principalmente porque em locais como a escola, a oferta de guloseimas é muito grande, já que as cantinas podem oferecer alimentos fritos ou processados. Então, para garantir que o seu filho não vai cair na tentação de provar algo do tipo, faça a hora de comer o lanche que você preparou um momento divertido. Para ajudar você nessa missão separamos algumas dicas:
Leve seu filho para fazer compras: Compartilhar o momento das compras pode ser um passo legal para a criança participar da escolha do que irá compor a lancheira, dando opções dele escolher aquilo que mais chama a atenção.
Lancheiras divertidas: O momento da refeição é um conjunto no qual a lancheira faz parte, usar potes coloridos ou de personagens que o seu filho goste pode fazer ele ver o momento da refeição como algo legal e até esperado.
Lanches divertidos: As crianças também comem com os olhos, então tentar fazer receitas coloridas com formatos divertidos pode fazer o seu filho ficar mais interessado pela comida.
Com essas três dicas simples, você vai perceber que já vai ser um pouco mais fácil fazer o seu filho se interessar por lanches mais saudáveis. Mas agora, vamos para as receitas, porque são elas que terão que agradar o paladar desses seres humaninhos.
Sanduíche de frango com maçã
Ingrediente para o frango
- 1 peito de frango com osso e pele (cerca de 800 g)
- 2 maçãs fuji
- 3 dentes de alho
- 2 ½ colheres (chá) de páprica doce
- 1 ½ colher (chá) de cominho em pó
- 1 ½ colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 7 galhos de tomilho
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Ingredientes para o recheio
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 2 talos de salsão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ½ peito de frango assado e desfiado
- Todas as fatias de maçã assadas
- Todo o líquido da assadeira
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Ingredientes para montar
- 20 fatias de pão de fôrma
- 1 maço de minirrúcula lavado
Modo de preparo do frango
- Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
- Lave, seque e corte as maçãs ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em meias-luas grossas de cerca de 1 cm. Transfira para uma tigela grande e reserve.
- Descasque e bata os dentes de alho no pilão com 1 colher (chá) de sal até formar uma pastinha. Junte a páprica, o cominho, o vinagre e misture bem com 2 ½ colheres (sopa) de azeite – esse é o tempero para a marinada do frango.
- Na tigela com as maçãs, coloque o peito de frango e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Junte os ramos de tomilho, o tempero da marinada e esfregue bem por todo o frango, sob e sobre a pele, e nas maçãs. Deixe marinar por 15 minutos fora da geladeira enquanto o forno aquece.
- Transfira o frango marinado com as fatias de maçã e os ramos de tomilho para uma assadeira grande. Regue com mais ½ colher (sopa) de azeite e cubra a assadeira com papel-alumínio.
- Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até que o frango esteja assado, macio e ainda úmido – não deixe assar demais para evitar que fique seco, por estar coberto com papel-alumínio o frango não vai dourar. Retire do forno e deixe amornar o suficiente para conseguir desfiar com as mãos.
- Descarte a pele, desfie todo o peito de frango e descarte o osso. Reserve metade do peito de frango desfiado, as maçãs e o líquido da assadeira para o recheio. Armazene a outra metade de frango desfiado na geladeira para outra receita por até 3 dias.
Modo de preparo do recheio
- Descasque e corte a cebola em meias-luas grossas. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar bem dourada – assim que começar a dourar, regue aos poucos com o líquido da assadeira para a cebola não queimar e absorver o sabor do frango assado. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Lave, descarte as folhas e corte os talos de salsão em tiras finas de cerca de 5 cm de comprimento.
- Assim que as cebolas estiverem douradas, junte o salsão e refogue por mais 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e misture bem por mais 1 minuto. Misture o frango desfiado, ajuste o sal e pimenta-do-reino e transfira para uma tigela.
- No processador (ou mixer), bata as maçãs assadas até formar um purê. Junte ao frango refogado, misturando bem até formar um recheio cremoso e úmido.
Montagem
- Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, coloque quantas fatias de pão couberem uma ao lado da outra e deixe por apenas 1 minuto de cada lado para dourar – assim o pão cria uma casquinha e não absorve umidade do recheio.
- Para montar cada sanduíche: espalhe cerca de ⅓ de xícara (chá) do recheio numa fatia de pão, cubra com folhas de rúcula e feche o sanduíche com outra fatia de pão. Sirva a seguir.
Fonte: Panelinha
Pão de Cenoura
Ingredientes
- 250 g de cenoura cozida
- 2 ovos em temperatura ambiente
- 2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
- 2 colheres (de sopa) de açúcar
- 1 colher (de sobremesa) de sal
- 1 xícara (de chá) de leite morno
- 10 g de fermento seco (1 pacotinho)
- 1 kg de farinha de trigo aproximadamente
Modo de preparo
- No copo do liquidificador adicione a cenoura cozida, os ovos, a manteiga, o açúcar, o sal e o leite. Bata até a cenoura se liquidificar.
- Em uma vasilha grande adicione o fermento e junte o líquido do liquidificador, misture e deixe descansar por 15 minutos.
- Adicione aos poucos a farinha e vá misturando com auxílio de uma grande colher, quando começar a pesar a massa transfira para uma superfície enfarinhada e sove até obter uma massa lisinha e elástica (15 minutos aproximadamente de sova).
- Volte para a vasilha, tampe com um pano úmido e deixe crescer até dobrar de volume (1-2 horas).
- Volte a massa para a superfície enfarinhada, corte em 32 pedaços e vamos preparar as bolinhas dos nossos pãezinhos e colocar em uma assadeira enfarinhada para crescer novamente, levará umas 2 horas.
- Quando suas bolinhas dobrarem de tamanho, ligue o forno na temperatura mais alta do seu forno e deixe por 30 minutos aquecendo, forno quentinho, leve seus pãezinhos para assar, após os primeiros 15 minutos abaixe a temperatura para 200°C e deixe assar até ficarem douradinhos!
- Retire do forno e deixe esfriar em uma grade.
- Coma quentinho ou guarde em um pote hermético depois de frio.
Fonte: A casa encantada
Bolinho de beterraba com frango
Ingredientes
- 1 beterraba cozida
- 2 ovos
- 1/2 xícara de chá e 2 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de sal
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Frango desfiado e temperado a gosto
- Gergelim a gosto para decorar
Modo de preparo
- Em um liquidificador, adicione a beterraba cozida, os ovos, o azeite, o suco de limão, o sal e bata até ficar homogêneo.
- Transfira para um recipiente, acrescente a farinha, o fermento e misture bem até virar uma massa pesada.
- Passe a massa para forminhas, forrando todo o fundo delas.
- Adicione o recheio de frango e cubra com mais massa.
- Repita o processo até acabar com os ingredientes.
- Finalize salpicando gergelim por cima de cada bolinho.
- Asse em forno preaquecido a 180º graus por cerca de 20 minutos.
- Agora é só servir. Bom apetite.
Fonte: Receiteria
Barrinha de banana com aveia e canela
Ingredientes
- 3 bananas-nanicas bem maduras
- 6 colheres de sopa de farinha de aveia
- Canela em pó a gosto
- Noz-pecã a gosto (opcional)
- Chocolate meio amargo derretido a gosto (opcional)
Modo de preparo
- Em um recipiente, amasse bem as bananas até formar um purê.
- Adicione a farinha, a canela e misture.
- Transfira para uma forma de bolo inglês forrada com papel manteiga e salpique a noz-pecã por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos.
- Deixe esfriar completamente, desenforme, decore com chocolate derretido por cima e corte em barrinhas.
- Agora é só servir. Bom apetite.
Fonte: Receiteria
Muffin de mirtilos sem açúcar
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de tâmaras sem caroço
- 1 banana média bem madura
- 1 ovo
- 1/4 de xícara de chá de leite
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1/4 de xícara de chá de zaya
- 1/4 de xícara de chá de farinha de amêndoas
- 1 colher de sopa de farinha de aveia
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Mirtilos a gosto
Modo de preparo
- Em um liquidificador, adicione as tâmaras, a banana, o ovo, o leite, o óleo de coco e bata até misturar.
- Transfira para um recipiente, acrescente a zaya, a farinha de amêndoas, a farinha de aveia, o fermento e misture bem até formar uma massa.
- Coloque os mirtilos e misture para incorporar.
- Despeje em forminhas para cupcake forrados com papel e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos.
- Agora é só servir. Bom apetite.
Fonte: Receiteria
Salada de frutas com paçoca de colher
Ingredientes para a paçoca
- 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, sem pele e sem sal
- ⅔ de xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
- 1 e ½ colher (chá) de sal
Ingredientes para salada de frutas
- 1 mexerica ponkan
- 6 morangos
- 1 maçã
- 1 carambola
- ⅓ de xícara (chá) de uvas verdes sem caroço
- ⅓ de xícara (chá) de uvas thompson roxas sem caroço
- caldo de 1 limão
- ½ xícara (chá) de paçoca de colher caseira
Modo de preparo de paçoca
- No liquidificador bata a farinha, o açúcar e o sal no modo pulsar, apenas para misturar (se preferir, prepare a paçoca no processador de alimentos).
- Acrescente o amendoim em etapas e, a cada adição, misture toda a paçoca com uma colher. É importante bater o amendoim aos poucos e no modo pulsar, caso contrário ele pode soltar óleo e a paçoca não fica soltinha.
- Assim que atingir a textura desejada (mais rústica, com pedacinhos maiores de amendoim, ou bem fininha), transfira para um pote com fechamento hermético e mantenha fora da geladeira por até 1 semana. Sirva pura em cones de papel, com salada de frutas ou sorvetes.
Modo de preparo da salada de Frutas
- Descasque, separe os gomos e descarte os fiapos da mexerica. Corte cada gomo em 3 pedaços e descarte as sementes.
- Lave e seque os morangos, a maçã, a carambola e as uvas. Descarte o cabinho e corte os morangos ao meio, no sentido do comprimento. Corte a carambola em fatias, formando estrelas, e cada fatia em 4 partes. Corte as uvas ao meio. Corte a maçã ao meio, descarte o cabo e as sementes, corte cada metade em 4 tiras e as tiras em pedaços pequenos.
- Transfira os pedaços de maçã para uma tigela e regue com o caldo de limão para não escurecer. Misture o restante das frutas cortadas e sirva a seguir com a paçoca de colher.
Fonte: Panelinha
Conclusão
Além dessas 6 receitas você pode complementar a lancheira do seu filho com frutas que é algo super saudável e vai dar um reforço ao cardápio.
Agora queremos saber! Quais dessas receitas você mais gostou?
Aliás, qual dessas receitas seu filho mais gostou? Conta para a gente nos comentários. E se você quer mais opções de pratos deliciosos, confira nossa seção de Comida Saudável e escolha sua receita favorita para a lancheira do seu filho ou filha
Se você gostou das dicas, não esqueça de compartilhar com os amigos e nas redes sociais, com certeza tem muito pai e mãe buscando alternativas saudáveis e gostosas para complementar o cardápio das crianças.
Até a próxima!