Dia de feira é sempre uma felicidade, você escolhe verduras e legumes fresquinhos já pensando no que vai preparar na hora do almoço ainda procura frutas bonitas e deliciosas para compor a dieta que você está planejando começar, enche sua sacola ou carrinho de feira com tudo que há de mais bonito nas bancas.
Mas quando você está quase indo embora, você vê a barraquinha do pastel! E aí não tem jeito, pastel de feira é uma coisa que poucos resistem, com caldo de cana ainda, praticamente impossível.
Pastel é muito bom e poucas pessoas irão dizer ao contrário, em dia de feira é quase certo que o almoço saudável vai ter que ficar para outro dia, mas porque não aproveitar o pastel em outros dias também?
Em uma noite de happy hour com os amigos…Em noite de filmes…Em um domingo com a criançada ou como petisco em um dia quente tomando uma cervejinha gelada? Opção é que não falta! E o pastel faz tanto sucesso no Brasil, pela sua praticidade e versatilidade, que tem até um dia só dele! No dia 04 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Pastel! Incrível, não é mesmo?!
Por isso, neste post, você confere algumas receitas de recheios para pastéis que você pode preparar em diversas ocasiões e ainda comemorar a data. Depois de conferir essas receitas, é só colocar a mão na massa e experimentar!
Recheios Doces
Pastel de abacaxi
Ingredientes
Massa
- 1/2 kg de farinha de trigo
- 2 colheres de óleo
- 2 colheres de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- água morna o suficiente
Recheio
- casca de 1 abacaxi;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 1 colher (sopa) rasa de maisena;
- óleo para fritar.
Modo de preparo
Massa
- Colocar a farinha em uma tigela ou mármore e abrir uma cova;
- Acrescentar o óleo, açúcar, sal e a água aos poucos, misturando bem com as mãos até formar uma massa firme que não grude;
- Deixar descansar por 1/2 hora;
- Depois, abrir a massa com o rolo ou cilindro, colocar o recheio, fechar o pastel e fritar em óleo quente;
Recheio
- Colocar a água e a casca de abacaxi para cozinhar;
- Depois de bem cozido, bater no liquidificador;
- Colocar em uma panela, juntar o açúcar e levar ao fogo;
- Quando estiver fervendo, acrescentar a maisena dissolvida em um pouco de água e deixar cozinhar até engrossar e ficar transparente;
- Deixar esfriar;
- Depois de fritar os pastéis, polvilhar com açúcar;
Fonte: Feiras Orgânicas
Pastel de leite ninho com recheio de Nutella
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- Leite em pó até dar ponto
- Nutella para rechear
Modo de preparo
- Misture os ingredientes, vá adicionando leite ninho e misturando até a massa desgrudar das mãos e ficar homogênea.
- Abra a massa com um rolo, corte círculos, recheie com nutella e feche o pastel, apertando as bordas com a ajuda de um garfo.
- Polvilhe com leite ninho e sirva.
Fonte: Amando Cozinhar
Pastel de banana
Ingredientes
Recheio
- 4 bananas-nanicas maduras mas firmes
- ½ xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de água
- caldo de ½ limão
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
Montagem
- 1 receita de massa de pastel caseira
- 500 ml de óleo para fritar
- farinha de trigo a gosto para polvilhar
- açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto para servir
Modo de preparo
Recheio
- Descasque e corte a banana ao meio no sentido do comprimento. Corte cada metade em meias-luas de 1 cm e transfira para uma panela média. Junte o caldo de limão, o açúcar, a água, a canela e misture.
- Leve a panela ao fogo médio. Quando começar a ferver, conte 5 minutos, mexendo de vez em quando – cuidado para não desmanchar demais as bananas, o recheio deve ficar com pedaços. Enquanto isso, numa tigela pequena, dilua o amido de milho em 2 colheres (sopa) de água.
- Assim que as bananas estiverem macias mas ainda com caldo, abaixe o fogo e junte o amido dissolvido. Mexa por mas 2 minutos, até o recheio engrossar e soltar do fundo da panela. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de rechear os pastéis. Se quiser agilizar o processo, deixe o recheio amornar antes de levar à geladeira por 1 hora (sem cobrir, para evitar a formação de vapor).
Montagem
- Divida a massa de pastel em 2 pedaços para ficar mais fácil de abrir. Com o rolo de massa, abra cada metade formando um retângulo de cerca de 40 cm X 20 cm – se necessário polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo para não grudar. Se preferir, utilize um cilindro de abrir macarrão, nesse caso divida a massa em 4 pedaços e abra em faixas de 10 cm de largura.
- Com uma carretilha (ou faca) corte cada metade de massa em 8 quadrados de 10 cm X 10 cm – para manter o formato dos pastéis bem certinhos, acerte as bordas do retângulo antes de cortar os quadrados, veja no fim da receita como reaproveitar as aparas da massa.
- Para montar os pastéis: coloque cerca de 1 colher (sopa) do recheio no centro do quadrado. Com a ponta do dedo, umedeça as bordas da massa com água e dobre a massa para fechar o pastel na diagonal, formando um triângulo. Aperte bem para grudar uma borda na outra e pressione com a ponta de um garfo para selar – cuidado para não furar a massa.
- Coloque o óleo numa panela de borda alta (ou se preferir, utilize uma wok) e leve ao fogo alto. Para saber o ponto certo do óleo: coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender está no ponto. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha.
- Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com cuidado mergulhe 3 pastéis por vez. Deixe fritar até ficarem dourados – nesse momento faça como os pasteleiros, mexa delicadamente os pastéis com a escumadeira regando com óleo quente a massa que ficar na superfície.
- Com a escumadeira, transfira os pastéis fritos para a travessa forrada com papel toalha e repita com o restante. Sirva os pastéis quentes polvilhados com açúcar e canela a gosto.
Fonte: Panelinha
Pastel Romeu e Julieta
Ingredientes
- ⅓ de xícara de farinha de trigo + ⅔ de farinha de trigo para colocar aos poucos
- 1 xícara de queijo muçarela
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
- 2 ovos
- 100g de goiabada cascão em cubos
- Gema para pincelar
Modo de preparo
- Disponha a farinha de trigo em uma tigela.
- Junte os queijos. Acrescente os ovos e misturar.
- Adicione o restante de farinha aos poucos até virar uma massa que não grude nas mãos.
- Formate as bolinhas e abra com a ponta dos dedos em uma superfície enfarinhada.
- Recheie com goiabada cascão. Feche os pastéis.
- Pincele a gema e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos ou até ficarem dourados.
Fonte: Tastemade
Recheios Salgados
Pastel de escarola refogada com uva-passa
Ingredientes
Recheio
- 1 maço de escarola
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- ⅓ de xícara (chá) de uvas-passas pretas
- raspas e caldo de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de pimenta síria
- 12 folhas de hortelã (ou 1 colher (chá) picadinha)
- sal a gosto
Montagem
- 1 pacote de massa de pastel de forno (cerca de 300 g)
- 1 gema para pincelar
Modo de preparo
Recheio
- Lave, seque e faça raspas da casca do limão. Numa tigela, coloque as uvas-passas e regue com o caldo do limão. Reserve.
- Enquanto isso, lave as folhas de escarola sob água corrente, transfira para uma centrífuga de saladas e seque bem. Empilhe uma folha sobre a outra na tábua, enrole como um charutinho e corte em fatias médias (para formar tiras de cerca de 2 cm). Transfira para uma tigela e repita com o restante.
- Lave, seque e pique fininho as folhas de hortelã. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
- Leve uma panela (ou frigideira grande) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Refogue por 2 minutos, até murchar, acrescente o alho e mexa por 1 minuto.
- Junte a escarola, as uvas passas (com o caldo de limão), tempere com sal e a pimenta síria. Refogue por cerca de 2 minutos até começar a murchar. Desligue o fogo e misture as raspas de limão e a hortelã picada, reserve.
Montagem
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa de pastel da geladeira e unte uma assadeira grande com azeite.
- Coloque o recheio de escarola numa peneira e pressione delicadamente sobre uma tigela para retirar o excesso de líquido – isso evita que a massa de pastel umedeça e rache na hora de assar.
- Coloque 1 colher (sopa) do recheio no centro de um disco de massa. Molhe o dedo indicador na água e passe na borda da massa – isso impede que os pastéis abram na hora de assar. Dobre a massa ao meio e una as bordas pressionando bem. Com um garfo, aperte as bordas do pastel para selar, com cuidado para não furar a massa. Transfira para a assadeira e repita com o restante da massa.
- Numa tigela, misture a gema com 1 colher (chá) de água e pincele os pastéis. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até dourar. Retire do forno e sirva a seguir.
Fonte: Panelinha
Pastel de carne com ovo
Ingredientes
Recheio
- 200 g de patinho moído
- 1 tomate
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 3 talos de cebolinha
- 3 ramos de salsinha
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ¼ de colher (chá) de cominho em pó
- ¼ de colher (chá) de páprica doce
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Montagem
- 1 receita de massa de pastel caseira
- 12 ovos de codorna
- 500 ml de óleo para fritar
- água para pincelar a massa
- sal a gosto
Modo de preparo
Recheio
- Lave, seque e corte o tomate ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a cebolinha e a salsinha.
- Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a carne e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe dourar por 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula para desmanchar os pedaços – assim a carne fica bem soltinha, ideal para rechear os pastéis.
- Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos até murchar. Junte o alho, o cominho, a páprica e mexa por 1 minuto para perfumar. Adicione o tomate e mexa bem por 2 minutos até começar a desmanchar.
- Volte a carne para a panela e misture bem. Junte a salsinha, a cebolinha, prove e tempere com sal e pimenta. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de montar os pastéis.
Montagem
- Divida a massa de pastel em 2 pedaços para ficar mais fácil de abrir. Com o rolo de massa, abra cada metade formando um retângulo de cerca de 40 cm X 20 cm – se necessário polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo para não grudar. Se preferir, utilize um cilindro de abrir macarrão, nesse caso divida a massa em 4 pedaços e abra em faixas de 10 cm de largura.
- Com uma carretilha (ou faca) corte cada metade de massa em 6 retângulos de cerca de 10 cm X 14 cm. Reserve.
- Para montar os pastéis: Numa tigela pequena quebre um ovo de codorna, com cuidado para não estourar a gema. Coloque cerca de 1 colher (sopa) de recheio de carne no centro de cada retângulo da massa. Abra um buraco no centro do recheio e disponha o ovo delicadamente, tempere com uma pitada de sal – a carne vai funcionar como uma barreira evitando que o ovo escorra. Com a ponta do dedo umedeça as bordas da massa e aperte bem para grudar uma na outra. Pressione as bordas com a ponta de um garfo para selar – cuidado para não furar a massa.
- Coloque o óleo numa panela de borda alta (ou se preferir, utilize uma wok) e leve ao fogo alto. Para saber o ponto certo do óleo: coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender está no ponto. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha.
- Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com cuidado mergulhe 3 pastéis por vez. Deixe fritar até ficarem dourados – nesse momento faça como os pasteleiros, mexa delicadamente os pastéis com a escumadeira regando com óleo quente a massa que ficar na superfície.
- Com a escumadeira, transfira os pastéis fritos para a travessa forrada com papel toalha e repita com o restante.
Fonte: Panelinha
Pastel de Rabada
Ingredientes
- Azeite de oliva para refogar
- 1 rabada limpa e cortada
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 2 cebolas em cubos
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho picados
- ½ xícara de vinho tinto seco
- 600 ml de água
- 1 lata de tomates pelados
- 1 maço de agrião
- Massa de pastel
- Vinagrete para acompanhar
Modo de preparo
- Refogar no azeite de oliva as rabadas. Temperar com sal e pimenta.
- Adicionar a cebola, a folha de louro e o alho.
- Refogar tudo até começar a grudar no fundo da panela.
- Juntar o vinho tinto e deglacear.
- Adicionar o caldo de carne e os tomates pelados. Cozinhar por 1 hora ou até que a carne comece a soltar do osso. Se necessário adicionar mais água.
- Acrescentar as batatas e deixar cozinhar por 30 minutos.
- Por fim, juntar o agrião. Deixar ferver por 5 minutos e servir.
- Abrir a massa de pastel e cortar com o auxílio de um cortador redondo
- Dispor a rabada em cima de metade das massas, cobrir com as outras metades e fechar com o auxílio de um garfo.
Fonte: Tastemade
Pastel de Bacalhau
Ingredientes
- Azeite para refogar
- 1 cebola roxa cortada em tiras
- 2 dentes de alho picados
- 700g bacalhau dessalgado e desfiado
- ½ xícara de azeitona preta em fatias
- 3 ovos cozidos picados
- Salsinha a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino
Modo de preparo
- Em uma frigideira quente, dispor o azeite de oliva e refogar a cebola e depois o alho.
- Juntar o bacalhau e refogar bem.
- Desligar o fogo e juntar as azeitonas, os ovos picados e a salsinha.
- Corrigir o sal se necessário, adicionar a pimenta e reservar para esfriar.
- Rechear as massas de pastel e fechar pincelando água e amassando com um garfo.
- Fritar em óleo quente por imersão até que fiquem dourados.
- Escorrer em papel absorvente e servir.
Fonte: Tastemade
Conclusão
Pastel é fácil de fazer, tanto a massa, que inclusive você pode comprar pronta, quanto o recheio, que são bem simples de preparar, mas super saborosos! Com tantas receitas deliciosas, você pode comemorar a data em grande estilo, variar no preparo do seu almoço ou jantar ou ainda faturar uma grana extra vendendo pastéis, que podem ser doces ou salgados!
E por se tratar de um lanche super versátil, que tal aproveitar para conferir mais 10 recheios de pastel que fogem do tradicional! Agora, é só escolher os sabores que você mais gostou e saborear!
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e até a próxima!