Depois que o micro-ondas foi inventado e virou um eletrodoméstico bem comum na casa dos brasileiros, ninguém consegue viver sem. Você consegue descongelar qualquer coisa, cozinhar, assar e esquentar, isso tudo em poucos minutos. Mas quem nunca colocou o que não devia no micro-ondas e acabou queimando?
E quando o micro-ondas queima é um caos, porque tudo que você fazia em poucos minutos, passa a ser feito em muitos minutos. Para ajudar você a cuidar do seu micro-ondas, neste post, você vai conferir quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas, e claro, quais não podem ser utilizados em seu eletrodoméstico!
E para começar, vem aí, um aviso super importante!
Isopor NÃO pode ser levado para o micro-ondas! O isopor, quando aquecido, libera uma substância que faz mal para a sua saúde.
Quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas?
- Cerâmica vitrificada;
- Papéis absorventes;
- Plástico apropriado para o uso em micro-ondas;
Aqui temos um aviso! Algumas pesquisas apontam que o plástico, quando aquecido, pode liberar BPA (bisfenol-A) que é cancerígeno, pois possui substâncias tóxicas. Então, por mais que não tenha problemas em levar vasilhas de plásticos que são apropriadas para o uso no micro-ondas, tente evitar o uso.
- Porcelana e louças (exceto aquelas que possuem detalhes metalizados);
- Vidros comuns;
Mais um aviso! Alguns vidros não aguentam altas temperaturas, então para não ter surpresa, dê preferências para vidros refratários.
- Vidros refratários;
Quais utensílios não podem ser levados para o micro-ondas?
- Plástico;
Como dito antes, o plástico apropriado pode ser levado ao micro-ondas, porém ele pode soltar uma substância tóxica, então mesmo podendo, não é recomendado, por isso também colocamos o plástico nas listas do que NÃO PODE ser levado ao micro-ondas;
- Alumínio;
Neste caso pode acontecer duas coisas: na melhor das hipóteses você pode queimar o micro-ondas, na pior pode colocar fogo na sua cozinha.
- Sacos de Papel
O sacos de papel podem pegar fogo dentro do micro-ondas, além de soltar uma substância tóxica;
- Ovo
Nada de querer apressar a preparação do ovo cozido! A pressão do micro-ondas é tão alta que pode fazer esse explodir e vai ser sujeira para todo lado.
- Embalagem de comida chinesa;
Grande parte das embalagens de comida chinesa possuem alumínio.
Outros alimentos e materiais que merecem um maior cuidado:
- Alimentos com pele, casca ou membrana: Tomate, batata, linguiça, salsicha, pimentão, etc. Esses alimentos devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao micro-ondas. Caso contrário, poderão explodir.
- Embalagens fechadas: Quando nos perguntamos o que pode ir no micro-ondas sempre pensamos em como as embalagens devem estar. O recomendado é deixar as embalagens ou potes com tampa entreabertos para evitar o risco de explosão.
- Alimentos com pouca umidade como pão, amendoim, etc.: Este tipo de alimento deve ficar pouco tempo no micro-ondas, apenas o suficiente para o aquecimento. Por não terem umidade, se ficarem por muito tempo dentro do aparelho, poderão incendiar-se.
- Mamadeiras: Nunca aqueça a mamadeira com o bico no micro-ondas, pois ele pode entupir e causar uma explosão.
Fonte: Consul
Conclusão
E aí, gostou das dicas?
Agora você já sabe quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas e também quais itens não podem ser utilizados, assim você cuida da sua saúde, evita acidentes na cozinha e não queima seu aparelho.
Agora me conta, você fez alguma coisa errada com o micro-ondas? Conhece alguém que comete algum destes erros? Se sim, já compartilhe este post com essa pessoa! Afinal, ninguém quer ver o micro-ondas em chamas, não é mesmo?!
E se você ama conhecer novas dicas que deixam o seu dia a dia na cozinha mais prático, aproveite para dar uma conferida em nossa seção de Dica de Culinária. Por lá, você vai encontrar conteúdos incríveis que vão tornar a sua rotina na cozinha ainda mais fácil!
Até a próxima!