Hoje vou ensinar como fazer uma receita de Bagels! E o que seria isso? Bagel é um pão formato de rosquinha. Por dentro ele é bem elástico e bem denso e por fora ele é bem crocante.
Ele surgiu nas comunidades polonesas judaicas e depois foi se espalhando pelo mundo, hoje em dia é mais comum encontrar bagels em lugares como Nova York, que tem uma população Judaica bem grande, Montreal, no Canadá e em Londres, na Inglaterra. Por sorte aqui em São Paulo também encontro em vários lugares.
Aí você se pergunta, por que essa receita de bagel, tão específica? Só tem uma resposta: porque ele traz alegria, é uma alegria inexplicável! Você só vai conseguir entender o que eu estou falando quando você comer também.
A boa notícia é que hoje eu vou ensinar a fazer e você vai poder sentir o mesmo que eu senti! Vamos a receita:
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
Massa
- 245 ml de água morna
- 1 colher de sopa de xarope de malte, melado ou mel
- 3,5 gramas de fermento biológico seco
- 440 gramas de farinha de trigo
- 8,5 gramas de sal
Para o cozimento
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 1/4 de xícara de xarope de malte, melado ou mel
Para a finalização
- Gergelim (opcional)
Modo de preparo
Conferindo o fermento
Misture o fermento, o xarope ou melado e um pouco de água morna, aguarde 5 minutos. Se essa mistura formar uma camada com um pouco de bolhas, está boa para continuar. Caso não, descarte e faça com um novo fermento.
Massa
Misture todos os ingredientes da massa e incorpore, em seguida sove a massa por aproximadamente 20 minutos, recomendamos não usar batedeira, pois essa massa é mais densa que uma massa tradicional de pão. Após a sova, coloque a massa em uma vasilha, protegida por plástico ou um pano úmido, aguarde até que a massa dobre de tamanho.
Pré-modelagem
Com a massa fermentada, separe ela em 6 pedaços e faça 6 bolinhas, aguarde 5 minutos para que a massa relaxe um pouco.
Modelando os bagels
Agora você já pode modelar os bagels! É possível modelar fazendo um furo no meio e aumentando esse furo com as mãos. A modelagem clássica envolve fazer uma cobrinha com a massa e fechar um círculo com as mãos. Lembre-se que essa massa ainda irá crescer, não faça um furo muito pequeno, porque ele se fechará nas próximas etapas.
Fermentação
Na receita clássica, é recomendado que você proteja sua massa com plástico e deixe fermentando na geladeira por 1 dia. Caso queira fazer no mesmo dia, basta deixar a massa fora da geladeira por cerca de 3 horas.
Cozimento
A próxima etapa já será o forno, então já ligue ele para pré-aquecer a 230 graus celsius. O bagel precisa ser cozido em água antes de ir ao forno, para isso, ferva uma panela com o xarope de malte ou melado, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem. Agora cozinhe seus bagels por 1 minuto, virando eles a cada 30 segundos, com eles cozidos, pode devolver para a travessa, é normal que nessa etapa eles murchem um pouco, não se preocupe, eles irão recuperar o tamanho no forno!
Coberturas
Após cozinhar os bagels, é o momento de colocar as coberturas que você preferir! Por aqui eu coloco gergelim, mas você pode colocar queijo ralado, outras sementes ou até mesmo deixar sem coberturas!
Forno
Coloque seus bagels no forno pré-aquecido a 230 graus celsius por 25 minutos, rotacionando a forma no meio do processo, para que fiquem dourados por igual. Tirando do forno, aguarde 30 minutos para rechear e comer. Os bagels ficam deliciosos com cream cheese, salmão ou peito de frango! Ao comer eles frescos, eles ficam deliciosos, no dia seguinte, recomendo tostar eles na frigideira, assim recuperam sua textura!
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado