Chegou a hora de cantar “Parabéns” ou o relógio bateu 17h? Então, provavelmente, seu paladar está implorando por um generoso pedaço de bolo para acompanhar um café delicioso! Acertamos?
O horário do café é sagrado, pois é acompanhado de muitos sentimentos bons, como a comemoração de mais um ano de vida, um momento de distração no meio do expediente, um passeio romântico ou, simplesmente, a hora de fazer com que o coração se sinta abraçado e saborosamente servido.
Para chegar a fama que tem, a família de bolos teve que correr muito e fazer história! Começando lá na Grécia Antiga, em que eram preparados em formato redondo e bem adoçados com mel para comemorar os aniversários dos deuses ou pessoas importantes para a comunidade.
Outro influente na popularização da forma que comemos bolo hoje em dia, especialmente em datas comemorativas, está relacionado ao cristianismo, sendo influenciado pelo pão bento. Na Eucaristia, o pão é dividido entre os fiéis. Com o tempo, nos adaptamos às nossas culturas e, agora, compartilhamos o bolo com as pessoas mais especiais e importantes para nós.
Com o passar dos anos, as técnicas de confeitaria evoluíram e novas receitas foram sendo criadas. Junto, a forma em que decoramos também foi mudando e dando uma nova cara aos bolos, deixando-os ainda mais atrativos com seus glacês, brilhos e decorações personalizadas, o que, sem dúvidas, fez com que esse doce ficasse ainda mais atrativo e saboroso.
Mas, se você preferir, nada precisa ser altamente elaborado, porque, cá entre nós, tem dias que apenas queremos um bolo gostoso e simples.
Pensando nisso, trouxemos a receita ideal que precisa ir direto para o seu livro de receitas, pois ensinamos uma massa macia, úmida e muito versátil, ou seja, você pode usá-la no preparo de muitos outros doces.
Agora, ATENÇÃO! Esse conteúdo pode ser recheado de sabores incomparáveis que podem causar sérios sintomas de água na boca!
Dica: é possível deixar essa receita ainda mais prática? Nós dizemos que sim e ainda mostramos como! Preparamos um post exclusivo com dicas de como tirar as casquinhas do amendoim de maneira ainda mais fácil.
Você é daquelas pessoas apaixonadas por doces e adora variar a forma de servir? Então, aproveite o clima de festa junina/julina e se prepare para essa dica: o recheio desse bolo pode resultar em um brigadeiro muito saboroso e diferente dos tradicionais! Confira com detalhes como preparar um docinho de paçoca bem cremoso.
A gente sabe que preparar esse bolo nos abre portas para testar novas receitas com o ingrediente protagonista deste post. Para te ajudar a levantar todas as possibilidades, separamos as melhores opções!
Gostou dessa receita e das infinitas possibilidades de preparo e de servir? Nós sabemos que também vai gostar! Envie o link deste post no grupo dos seus amigos e da sua família, quem sabe eles não fazem e você ganha um pedaço!?
E não esqueça: se você testar uma das receitas, tire uma foto e poste no story do seu Instagram marcando a gente (@cookyreceitas). Queremos ver o resultado!
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
Ingredientes para o bolo
- 4 ovos;
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 1 ½ xícara de chá de açúcar;
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
- 1 xícara de chá de água fervente;
Ingredientes para a cobertura e recheio
- 4 xícaras de chá de amendoim torrado e moído - serão usadas 2 para a cobertura e 2 para o recheio;
- 2 caixinhas de leite condensado;
- 4 colheres de sopa de manteiga - serão usadas 2 para a cobertura e 2 para o recheio;
- 1 caixinha (200 g) de creme de leite;
- 1 xícara de chá de leite para umedecer a massa + 3 colheres de sopa para a cobertura.
Modo de preparo
Pão de ló
Separe as claras das gemas. Com as claras, utilize a batedeira para bater em neve, reserve. Coloque as gemas e a água fervente na batedeira até a espuma subir na borda. Sem parar de bater, junte o açúcar aos poucos até misturar bem. Na sequência acrescente a farinha de trigo.
Pare de bater a massa, acrescente delicadamente o fermento e na sequência as claras em neve reservadas. Unte uma forma, de preferência de aro removível, e acrescente a massa.
Asse em forno pré-aquecido a temperatura de 180º por aproximadamente 40 minutos. Utilize um palito para testar a massa, se ao espetar sair limpo, o bolo está pronto. Deixei esfriar, desenforme e corte ao meio.
Recheio de Amendoim
Na panela adicione 01 leite condensando, 02 colheres de manteiga, 02 xícaras de amendoim, 01 creme de leite de caixinha. Misture até engrossar. Deixei um ponto antes de brigadeiro, ainda mais mole, que ficará melhor para o recheio
Cobertura do Bolo
Coloque na panela 01 leite condensado, 02 colheres de manteiga e 03 colheres de sopa de leite. Deixe engrossar. Reserve.
Montagem do Bolo
Divida a massa em 02 pedaços. Em uma travessa de sua preferência coloque um pedaço do bolo, umedeça o bolo com leite.
Acrescente o recheio de amendoim. Coloque a outra massa por cima, umedeça novamente com o leite.
Com o bolo montado, coloque a cobertura feita e decore com o amendoim moído. Você perceberá que a cobertura funcionará como uma cola, os amendoins ficarão grudados. Seu bolo de amendoim está pronto!
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado