Ah o churrasco! Ele é um dos pratos queridinhos dos brasileiros, pois une a paixão pela carne e permite que tenhamos momentos incríveis em família.
Além disso, o churrasco é sinônimo de versatilidade, não é mesmo? Pois em cada preparo, você pode variar o preparo do prato ao incluir vários cortes de carne, legumes e outros itens, como pão de alho e queijo coalho. Nesta hora, quem manda é a criatividade!
Nesta receita, o seu churrasco vai ficar ainda mais gostoso com um belo pedaço de costelinha de porco. Nesta versão, ela foi preparada na churrasqueira, mas é claro que você também pode preparar esse corte de diversas formas.
Se optar pela carne assada, você pode prepará-la no forno convencional ou ainda no eletrodoméstico mais amado do momento: a Air Fryer. Em ambos os casos, você terá que pegar uma peça menor do que o recomendado nesta receita, pois é preciso garantir que o corte escolhido por você irá caber tanto no forno, quanto na Air Fryer.
Agora, se você não quer saborear um prato assado, saiba que é possível fritar a costelinha de porco ou ainda preparar numa panela no formato frigideira ou ainda na panela de pressão.
Ou seja, não tem desculpa para preparar essa deliciosa costelinha de porco, que é suculenta e saborosa ao mesmo tempo.
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
- Peça de 1,8kg (aproximadamente) de costela suína
- 1 colher de sopa rasa de sal
- Pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa rasa de páprica picante
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 taça de vinho branco seco
Modo de preparo
Preparando a marinada
Prepare a marinada da carne com pelo menos 24 horas de antecedência (se quiser deixar por 2 dias também não há problema). Nesta receita estou utilizando uma peça de 1,750g de costela de porco bem espessa, com uma boa camada de carne. Lave bem a peça de carne embaixo de uma torneira (somente com água) para tirar o excesso de sebo. Numa vasilha grande espalhe o sal em torno de toda a carne (na parte de cima e dos lados). Esfregue bem as mãos para espalhar o sal, massageando a carne. Acrescente pimenta do reino, páprica picante e o alho em pó, continuando a massagear a carne para fixar os temperos. Por fim, deixe a carne com os ossos virados para cima e despeje uma taça de vinho. Cubra com plastico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 24 horas.
Por que marinar a carne?
Você pode até estar pensando que o processo de marinar é trabalhoso, mas na verdade, ele fará total diferença na preparação da sua receita. O processo de marinar é responsável por concentrar e realçar o sabor do seu prato.
Preparando a brasa
Faça uma brasa forte para selar a carne. Você poderá fazer esta carne no espeto ou ainda na grelha. É importante que você possa subir a carne depois de selar, então utilize uma churrasqueira que permita você subir o espeto ou a grelha.
Com o braseiro bem forte, coloque a costela (no espeto ou grelha) na parte debaixo da churrasqueira por aproximadamente 6min de cada lado, começando com a parte dos ossos virada para baixo. Cada lado deverá ser selado e ficar com o aspecto de carne pronta (mas ainda estará crua no meio).
Finalizando a carne
Para finalizar, você deverá manter a brasa média e levantar a carne depois de selar para terminar o cozimento interno. Suba a carne com a parte do osso para baixo e deixe aproximadamente de 20 a 30min cada lado (esse tempo pode variar de acordo com a espessura da sua costela). Depois de selar os 2 lados, está pronto! Para servir, fatie a carne em pedaços seguindo a direção de cada osso.
Para acompanhar a carne
Para acompanhar a carne, você pode apostar em mil preparações, como arroz branco, farofa e até mesmo uma deliciosa mandioca/aipim cozida. Além disso, a carne de porco combina muito bem com ingredientes agridoces, então você pode apostar em molhos, como mel com mostarda, barbecue ou ainda frutas, como abacaxi.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado