Ingredientes
"Espaguete"
- 1 cenoura grande
- 1 abobrinha italiana grande
- 1 dente de alho picado
- Um fio de azeite
- Castanhas de caju torradas, salgadas e picadas para decorar (opcional)
- Ervas frescas para decorar (opcional – usei manjericão e tomilho, mas a salsinha também funciona bem)
Molho
- ½ xíc. de castanhas de caju cruas
- 1 xíc. de água filtrada fria
- Sal e pimenta branca a gosto (se não se importar com os pontinhos pretos, pode usar a pimenta do reino)
- 1 pitada de noz moscada ralada
- 1 col. sopa de amido de milho
- Um fio de azeite
- 1 dente de alho picado
Modo de preparo
"Espaguete"
Para o falso espaguete, faça os fios de legumes usando o cortador específico e reserve. Refogue mais um dente de alho picado em um fio de azeite e, quando estiver dourado, junte a cenoura, refogando por 1 minuto antes de acrescentar a abobrinha. Refogue mais um pouco até os legumes ficarem levemente cozidos, mantendo um pouco da crocância (al dente). Cubra com o molho e sirva imediatamente. Se quiser, polvilhe com castanhas torradas e salgadas picadas e/ou ervas frescas.
Molho
Antes de iniciar a receita, deixe as castanhas cruas de molho em uma quantidade de água suficiente para cobri-las de um dia par o outro ( ou de 7 a 10 horas)*. Passado esse tempo, escorra as castanhas e despreze essa água. Coloque as castanhas de molho em uma xícara de agua já no copo do liquidificador e deixe por uns 10 minutos. Acrescente o sal e bata bem ate obter um leite cremoso. Coloque o amido de milho e bata novamente. Passe a mistura por um coador e reserve. Refogue o alho picado em um fio de azeite até dourar e junte a mistura do molho, cozinhando em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. O molho está pronto!
*Deixar as castanhas de molho neutraliza os fitatos – antinutrientes que atrapalham a digestão e prejudicam a absorção das propriedades dos alimentos.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado