O frango recheado é a verdadeira estrela da Ceia de Natal. Bonito e muito saboroso, ele chama a atenção de todos pelo seu tamanho e exuberância.
Nesta receita, a dupla de cozinheiras Cris e Dinara vai te mostrar como você pode deixar o frango temperado mais gostoso e com um toque pessoal mais que especial para quem quer agilidade e muito sabor.
Além disso, você vai aprender a preparar uma farofa de calabresa que é divina para rechear o frango e também decorá-lo. O resultado é um frango espetacular, pois é bem recheado, dourado e muito suculento.
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
Para o frango
- Frango temperado (aproximadamente 1,5 kg).
- Pimenta do reino a gosto
- 1 maço de tomilho e de alecrim fresco (pode substituir pela versão desidratada)
- 1 tablete (200g) de manteiga sem sal
- 3 dentes de alho
- Raspas e suco de uma laranja
- ¼ de xícara de azeite de oliva
Para a farofa
- 4 colheres de sopa de banha de porco
- 250g de calabresa
- 1 cebola grande
- 2 colheres de sopa de colorau
- Sal, se precisar.
- Aproximadamente 300g de farinha de mandioca crua
Modo de preparo
Temperando o frango
Para começar, retire o frango da embalagem e leve para uma forma. Com o auxílio de papel toalha ou de um pano bem limpo, seque bem o frango por dentro e por fora. Esse processo ajudará a pele do frango a ficar bem mais crocante e dourada. Depois, é hora de começar a temperar. Em um bowl, acrescente a manteiga já em ponto de pomada. Para que a manteiga alcance esse ponto, é preciso deixá-la fora da geladeira por um tempo antes de utilizá-la. Em seguida acrescente no bowl com a manteiga, as ervas frescas, a pimenta do reíno e o alho moído ou bem picadinho. Misture bem até formar uma pastinha. Com o frango seco, é hora de colocar a manteiga aromatizada dentro da pele do peito do frango. O processo parece complicado, mas nada que um pouquinho de paciência e atenção não resolvam. Para começar este processo, com muita calma e com o auxílio do dedo indicador vá levantando a pele do frango para que ela se separe da carne. No meio do peito do frango, você pode enfrentar um pouco de dificuldade, pois há uma película. Com a ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada, faça um pequeno corte nesta película. Assim que você conseguir soltar a pele, é hora de colocar a manteiga. Com as mãos, vá empurrando para que a manteiga vá derretendo e ocupando todos os espaços. Após finalizar esse processo, é hora de passar o que sobrou da manteiga ao redor do frango.
Recheando o frango
Depois, você pode partir para o recheio. Coloque o recheio na parte interna do frango com a ajuda de uma colher. Com o frango recheado, aproveite o excesso de pele do frango para cobrir a farofa e garantir que ela não saia de dentro do frango enquanto ele assa. Você pode fechar a pele com o auxílio de um palito espetando de um lado para o outro. Lembre-se de contar os palitos antes de levar para o forno. Após o cozimento, retire os palitos antes de servir.
Preparando o frango para assar
Por fim, é importante amarrar as pernas do frango com o auxílio de um barbante culinário, palito ou até mesmo o fio dental para que o frango fique ainda mais bonito. Já para as asinhas, você pode prendê-las junto ao frango com o palito ou apenas encaixando ela próximo ao peito do frango. Para finalizar o tempero, por cima do frango, salpique a pimenta do reino e jogue por cima o azeite de oliva. Espalhe com um pincel culinário se for necessário para garantir que todo o frango receba o banho com azeite de oliva. Coloque o suco de laranja por cima e finalize com as raspas. Depois, cubra o frango com o papel alumínio e leve para o forno por 1h30 a 200 graus. A cada 30 minutos, você pode retirar a forma com o frango do forno e utilizar o suco que o frango soltou para banhá-lo com a ajuda de uma colher. Isso fará com que ele fique ainda mais saboroso. Após esse período, você pode remover o papel alumínio para que a pele possa dourar. Mas lembre-se de cobrir com o papel alumínio as partes mais sensíveis como as pontas das asas e os pezinhos.
Como saber se o frango já está no ponto
Você pode descobrir se o frango já está cozido de duas formas. Fazendo um pequeno corte na lateral da coxa do frango. Se o líquido sair transparente, o ponto está perfeito. Caso o líquido saia rosado, é preciso assar mais um pouco. Em caso de dúvidas, é possível medir a temperatura do frango com o auxílio de um termômetro culinário ao espetá-lo no peito do frango. A temperatura de cocção da ave é em média de 74 graus.
Finalizando o frango
Se o frango já estiver cozido, mas não completamente dourado. Leve para o forno por mais alguns minutos com a função “grill/dourador” ativada. Mas é importante ficar de olho para não queimar. O tempo para atingir a cor ideal pode variar de acordo com a potência de cada forno. Com ele pronto, deixe descansar por 10 minutos antes de assar para facilitar a distribuição do ponto e do corte. Sirva em uma travessa com a decoração da sua preferência.
Preparando a farofa
Em uma panela, acrescente a banha. Deixe ela esquentar até amolecer. Adicione o bacon em cubos. Assim que o bacon estiver bem frito, acrescente a cebola picada em cubos. Deixe cozinhar até que a cebola fique transparente. Em seguida adicione o colorau, é ele que deixará a farofa bem amarelinha. Por fim, adicione a farinha de mandioca. Nesta etapa, já pode desligar o fogo para terminar de misturar. Após misturar bem, está pronto.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado