Se todo mundo tem sua metade da laranja ou toda panela tem sua tampa, no mundo da gastronomia tem um ingrediente que se tornou a alma gêmea de muitos pratos: a maionese.
Essa receita traz para você a maionese verde caseira que faltava para deixar o seu lanche perfeito. Ela surgiu na minha família, pois uma das grandes diversões de datas especiais era ir a lanchonete da minha cidade e pedir um x-salada. Sim, aquele X prensado bem famoso na região Sul do país. Esse X era acompanhado de uma maionese verde extremamente gostosa.
De tanto que gostávamos, minha mãe pensou: por que não tentar fazer em casa? Foram inúmeros ajustes até acertar o sabor e entender como deixar essa maionese saboroso como a maionese que marcou minha infância e juventude. Ela conseguiu e foi assim que eu aprendi a preparar essa iguaria. Depois disso, essa maionese passou a fazer parte da minha família quase como uma tradição.
O molho verde caseiro está presente no churrasco, é a melhor amiga do hambúrguer, batata-frita, empanado de frango e transforma um sanduíche sem graça em um lanche delicioso.
E claro que um creme tão gostoso não podia ficar só no acompanhamento, né? Ele pode se transformar em outros pratos, como a macarronese e o salpicão.
Mas antes de conferir o passo a passo da receita em texto ou vídeo, que tal aprender como surgiu a maionese?
Como surgiu a maionese?
Então larga tudo e vem viajar comigo na maionese! A nossa viagem começa no século XVII, por volta de 1756. Naquela época, França e Inglaterra batalhavam por terras no continente americano e asiático. O período ficou conhecido como a famosa Guerra dos Sete Anos.
Durante a guerra, os franceses levaram a melhor na disputa. Para celebrar o momento histórico, a comemoração foi marcada por um belo banquete. Foi em Mahón, na ilha de Minorca, na Espanha, que na ausência do creme de leite, o chefe de cozinha do Duque de Richeli criou um molho à base de azeite e ovos.
Inclusive, a maionese leva esse nome em homenagem a Mahón, a cidade em que foi criada. Há quem duvide da sua origem e garanta que a iguaria foi criada por espanhóis. Mas no entanto quem teve a brilhante ideia de trocar o azeite pelo óleo tornando o creme mais leve e saboroso foi mesmo um francês: chef Marie Marie- Antoine Carême.
Depois, o molho super cremoso que deixa qualquer um com água na boca foi amplamente difundido pelo alemão Richard Hellmann. Foi graças a ele que encontrar a maionese embalada em um pote e vendida nas prateleiras dos supermercados se tornou possível.
Agora sim, você está prontíssimo para preparar a maionese.
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
- 02 ovos inteiros;
- 1/2 colher de chá de sal;
- Suco de 1 limão taiti;
- Óleo de soja até dar o ponto (cerca de um copo americano);
- 1 xícara de chá salsa ou cheiro verde.
Modo de preparo
Preparando a maionese
No liquidificador, coloque 2 ovos com gema e clara, sal a gosto e o suco do limão taiti. Bata em velocidade média até obter uma mistura homogênea. Em seguida, retire a tampa pequena que fica dentro da tampa do liquidificador e vá despejando o fio de óleo até obter um creme na textura de maionese. (Ao chegar no ponto, é possível perceber que o ronco do liquidificador muda indicando que o creme está no ponto).
Preparando a maionese verde
No ponto anterior, você já pode utilizar a maionese, se preferir. O sabor será similar a maionese comprada em supermercados. Mas para deixar a maionese ainda mais gostosa, acrescente a salsinha higienizada e picada. Com o auxílio de uma espátula, misture ao creme para facilitar o processo. Depois, utilize a função pulsar do seu liquidificador por apenas alguns segundos para que a maionese fique na cor verde.
Dicas extras:
Para emulsionar, você pode trocar o suco de limão por vinagre branco. Já para dar sabor, a criatividade não tem limites: alho, cebolinha, manjericão, pimenta do reino e bacon são ingredientes que podem criar um novo molho ainda melhor!
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado