Já pensou fazer um pão brioche caseiro para seu hambúrguer artesanal?
Parece difícil, mas na verdade é bem fácil e fica maravilhoso! Tente fazer na sua casa e deixe um comentário.
Essa receita rende 4 pães de hambúrguer tipo brioche.
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
- 200 g Farinha de trigo
- 3 colheres de sopa Levain (fermento natural)
- 1 colher de chá Fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa Manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa Açúcar
- 1 Ovo
- 1 Gema (para pincelar)
- 6 colheres de sopa Leite morno
- 1 pitada Sal
- (para untar a bancada) Óleo
- a gosto Gergelim
Modo de preparo
Numa bacia adicione o leite morno, açúcar, fermento biológico e o levain. Mexa bem para dissolver o fermento e o açúcar e deixe tampado por aproximadamente 10min. Observação: Caso você não tenha o levain, dobre a quantidade de fermento biológico.
Na bacia com o fermento ativado, junto todos os demais ingredientes da massa: farinha, ovo, sal e manteiga. Misture bem com uma colher e quando tiver tudo bem incorporado, unte a bancada com um fio de óleo e termine de incorporar os ingredientes com as mãos. Sove a massa por aproximadamente 10 min, faça uma bola e deixe descansar por 30min, cobrindo com um plástico.
Após o descanso da massa, ela já deverá ter crescido um pouco. Corte em 4 partes iguais, aproximadamente 100g cada. Faça bolinhas e deixe descansar na bancada untada com óleo dentro de aros, que vão dar a forma aos pães de hambúrguer. Caso não tenha aros em casa, você pode improvisar com papel alúminio e grampeador (como eu fiz!). Cubra com plástico e deixe descansar por aproximadamente 02 horas, até pelo menos dobrar de tamanho.
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma assadeira com óleo e farinha de trigo. Coloque os pães com muito cuidado (sem remover os aros) na assadeira. Bata a gema com uma colher de chá de água e pincele cada pão. Se desejar coloque gergelim nos pães após pincelar. Leve no forno por aproximadamente 20min, ou até que fique bem dourado. Dica: tire os aros somente após esfriar, caso contrário você poderá amassar os pães.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado