Uma pipoca vai bem como lanchinho e principalmente na hora de assistir um filme. Essa versão da pipoca caramelizada, apesar de mais trabalhosa para o preparo, garantirá um sabor incrível.
Algumas receitas causam a queima do caramelo, deixando um aspecto amargo no sabor da pipoca. Nessa versão que você vai aprender aqui o sabor é doce e nem um pouco amargo. Além dela ficar super crocante.
Essa pipoca, em uma embalagem bem fechada, pode ser armazenada por até 15 dias. Uma ótima oportunidade para geração até de renda extra com a venda de pipoca gourmet, por exemplo.
Essa versão funciona muito bem para ser utilizada para preparo com chocolate, por exemplo.
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
Pipoca doce caramelizada
- 100g de milho
- 36g de óleo
- 100g de açúcar cristal
- 40ml de água
- 10ml de essência de baunilha incolor
Modo de preparo
Pipoca doce caramelizada
Pré-aqueça o forno em 120 graus, precisaremos dele já pronto assim que a pipoca for finalizada. Utilize uma panela pipoqueira, é importante utilizar esse modelo por ele conter aquela pazinha para misturar o milho.
O primeiro processo é esquentar a panela sem nada dentro. Com ela já quente adicione apenas o milho de pipoca e deixe cozinhar até elas começarem a ficar com pontinhos pretos. Na sequência adicione o óleo, misture levemente para aquecer o óleo. Com o óleo já quente, adicione o açúcar e novamente misture.
Deixe esquentar e adicione a água e por último a essência de baunilha. Com todos os ingredientes na panela, ainda mantenha ela aberta. Assim que os primeiros grãos de milho começarem a estourar, tampe a panela e comece a girar bem devagar a pá da pipoqueira.
Aumente o ritmo gradativamente conforme os estouros da pipocas. Terá um momento em que as pipocas começarão a estourar tudo de uma vez, logo depois pararão rapidamente, esse é o momento certo para desligar o fogo e tirar a pipoca da panela.
Tirando do forno, as pipocas ficarão em blocos e pode acontecer de ficar algum milho que não estourou grudado nelas. Será necessário revisar esses bloquinhos e eliminar esses milhos que não estouraram e está pronto!
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado