Risoto é um prato muito versátil, que aceita uma variedade de ingredientes, desde queijo até abobrinha ou até mesmo beterraba! Essa receita utilizou um restinho de purê de abóbora cabotiá que eu tinha, fica muito gostoso.
A receita pede caldo de legumes, utilizo esta receita de caldo de legumes caseiro.
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
- 200 gramas Abóbora cabotiá
- 300 ml Caldo de legumes
- 300 ml Água
- 1 colher de sobremesa Sal
- 25 gramas Queijo ralado fresco
- 30 gramas Manteiga
- 200 gramas Arroz para risoto (usei carnaroli)
- 100 ml Vinho branco
- 20 ml Azeite de oliva
Modo de preparo
Cozinhar ou assar a abóbora
Geralmente asso meia abóbora em forno na potência média, envolta em uma folha de alumínio, por cerca de 1 hora e meia e mantenho no forno desligado por mais 1 hora. Esse processo deixa a abóbora bem macia e adocicada, já fica como um purê rústico. Outra opção, mais rápida, é cozinhar em cubinhos na água, até ficar macia.
Preparar o caldo de abóbora
Bata no liquidificador a abóbora, o sal, o caldo de legumes e a água e reserve.
Base do risoto
Aqueça o azeite de oliva na panela e adicione o arroz, o envolvendo com óleo, logo em seguida, acrescente o vinho e deixe evaporar. A partir desse momento, vá despejando o caldo de abóbora aos poucos e misture de tempos em tempos, não precisa ser o tempo todo, mas com uma certa frequência, para que o amido do arroz não o faça grudar no fundo da panela. O fogo pode ficar bem alto. A medida que o caldo vai secando, pode adicionar mais, siga com esse processo até o arroz ficar no ponto certo (não deve prender no dente nem ficar muito empapado). Acerte o sal ao experimentar. Outro ponto importante é manter o risoto com líquido, para que ele não vire uma massa dura ao colocar no prato.
Finalização
Ao chegar no ponto desejado, coloque a manteiga e o queijo e mexa vigorosamente, para que a manteiga emulsifique com o risoto, a ideia é que o risoto ficará mais cremoso e levemente mais claro nesse momento. Sirva e consuma imediatamente, uma sugestão é decorar o prato com lascas de coco, que combinam muito bem com abóbora.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado