Essa salada de beterraba é perfeita para ter na geladeira e compor um almoço refrescante e saudável, é uma receita que não tem grandes obrigações além das próprias beterrabas, é ótima para testar substituições, por exemplo, no lugar do aceto balsâmico você pode utilizar outros vinagres, como zerez, ou até mesmo um pouco de suco de limão, o importante é trazer um pouco de acidez.
Em uma única salada você encontra maciez, doçura, acidez, crocância e picância, para mim isso é definição de uma salada completa!
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
Ingredientes
- Beterrabas (usei 7 pequenas)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de aceto balsâmico ou vinagre de sua preferência
- Sal e pimenta a gosto
- Amêndoas ou outras oleaginosas tostadas na frigideira
- Salsinha a gosto
- Micro verdes (opcional)
- Ricota despedaçada
Modo de preparo
Assar beterrabas
Lave bem as beterrabas e as coloque enroladas em alumínio, recomendo colocar até 4 beterrabas por trouxinha de alumínio. Coloque as beterrabas para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 1 hora, depois desligue o fogo e deixe descansando por algumas horas, isso deixará a beterraba bem assada e adocicada.
Marinando as beterrabas
Com as beterrabas frias, você vai precisar descascar elas, recomendo usar uma luva para não manchar as mãos, após remover as cascas, pode cortar em cubinhos e misturar com o sal, pimenta, azeite de oliva e aceto balsâmico. Deixe marinando na geladeira por pelo menos 30 minutos, mas fica ainda mais maravilhoso se você deixar de um dia para o outro.
Finalização
Você pode montar em um prato as beterrabas que vai consumir na hora, deixando guardado o restante, fica muito bem na geladeira por até 3 dias. Em um bowl ou prato de servir, vá intercalando a beterraba com a salsinha, ricota, micro verdes e amêndoas. Finalizando é só aproveitar!
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado