O Natal é sinônimo de pratos gostosos. Mas você pode fazer isso equilibrando pratos, sabores e texturas. Com essa salada, você vai ver que é possível desfrutar de um prato saboroso, nutritivo e muito colorido.
Inclusive a combinação de ingredientes aliado a uma bela travessa é a certeza de que ela pode ser mais que um prato e sim se transformar em um item de decoração para a sua mesa da sua Ceia de Natal ou almoço, seja no Natal ou até mesmo no Ano Novo.
E para quem acha que salada é sempre sem graça, nós temos a certeza que depois desse prato, você vai mudar de ideia. Isso porque entre os ingredientes estão o famoso e salgadinho queijo minas, a crocância das nozes e castanhas, o adocicado do damasco e toda a refrescância das folhas.
Para acompanhar essa delícia, nada melhor do que um molho ácido na medida certa! Tudo isso junto, é uma verdadeira explosão de sabores.
Além de tudo isso, essa salada tem mais uma vantagem, você pode usar toda a sua criatividade para variar no uso de ingredientes e até mesmo incluir frutas, modificar as folhas ou ainda substituir o tipo de queijo. Vamos conferir?
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
Para a salada:
- 1 maço ou cabeça de alface americana
- 1 maço de de rúcula
- 1 maço de alface roxa
- 1 bandeja de tomate cereja
- 70 gramas ou a quantidade de sua preferência de damasco
- 100g de mix de castanhas e nozes ou outra oleaginosa de sua preferência
- 1 xícara de queijo minas frescal picado em cubos
Para o molho:
- Suco de 1 limão taiti
- Meia colher de chá de sal
- Meia xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
- Pimenta do reino moída a gosto
Modo de preparo
Do molho
Em um recipiente acrescente o suco de limão sem sementes, o sal, o azeite e a pimenta moída. Com o auxílio de uma colher misture todos os ingredientes. Se preferir, transfira o molho para uma molheira para servir na mesa.
Dica: se quiser deixar o molho ainda mais gostoso, acrescente 1 pote de iogurte natural.
Observação: caso não vá servir a salada imediatamente, a nossa sugestão é que você reserve o molho e deixe para temperar somente antes de servir para evitar que as folhas murchem. Se preferir, você também pode deixar o molho ao lado da salada para que cada tempero fique ao seu gosto.
Da salada:
Para começar, higienize todas as folhas. Em seguida pique o damasco em 4 partes iguais. Depois higienize o tomate e também pique o queijo minas. Assim que picar o queijo minas, é importante reservá-lo por alguns minutos para que ele solte o soro do leite. Assim, a montagem da sua salada ficará ainda mais bonita.
Com tudo higienizado, cortado e separado, é hora de iniciar a montagem. Comece dispondo as folhas em uma travessa. Procure intercalar as folhas para ter uma variação de cores. Depois vá colocando de forma orgânica o tomate, o queijo, o damasco e por fim o mix de castanhas e nozes.
Na dúvida de como montar? Assista ao vídeo.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado